Retrospectiva ENEM: Biologia

retrospectiva biologia

A prova do ENEM nesse domingo (10/11) conta com matérias como matemática, física, química e biologia. É necessário que nessa última semana, o estudo seja em forma de revisão, e essa revisão deve ser feita baseada nas matérias que mais costumam cair. Sabendo disso, preparamos aqui uma retrospectiva de assuntos relacionados a Biologia que podem cair na prova de domingo, contendo links para as matérias bem explicadas e vídeo-aulas. Vamos lá:

retrospectiva biologia

  • Problemas Ambientais:

É um dos assuntos que o ENEM mais gosta de abordar em suas provas, focando principalmente nas causas, consequências e possíveis soluções. Por isso, é mais do que válido uma revisão! Vale lembrar que dentre esses problemas, o ENEM gosta muito de falar sobre lixo e seus impactos ambientais. Então dar uma atenção para essa pauta é necessário.

Matérias no blog sobre: Problemas ambientais ;Lixo e problemas ambientais;Wall-E e o lixo.

  • Relações Ecológicas:

É comumente abordado em questões e, por ser simples, são aquelas perguntas que devem ser acertadas. Nesse caso, sempre bom recordar, para isso, clique aqui.

  • Ciclos biogeoquímicos:

Muitos consideram um assunto chato, mas, infelizmente, o ENEM gosta e, se ele gosta… tem que revisar! As perguntas normalmente sobre esse assunto são bem pontuais, então não costumam ser difíceis. Para ler sobre, clique aqui.

  • Doenças:

Esse tema não é novidade para ninguém que é um dos queridinhos do ENEM; bem comum aparecer em quase todos os anos. Lembrando que normalmente suas questões abordam o agente etiológico da doença, o vetor e a profilaxia. Para saber mais sobre, clique aqui.

  • Imunização:

Cada ano que passa esse é um tema mais explorado e, esse ano, o assunto vacina foi muito pautado. Por isso, é bom dar uma lida antes da prova.

Matérias sobre no blog: Imunização; Soro X Vacina

  • Genética:

É bastante amplo e cada vez mais está sendo abordado pelo ENEM, podendo ser cobrados seus conceitos e matérias que envolvam tais conceitos.

Matérias sobre no blog: Genética ENEM; Conceitos de Genética; Alimentos Transgênicos; Núcleo celular.

Vídeo para revisão!

  • Evolução:

Já teve uma frequência mais alta no ENEM, mas continua sendo válido de ser estudado e revisado na semana, só por via das dúvidas.

Matérias sobre no blog: Teorias Evolucionistas; Darwin e a Evolução; Darwin X Lamarck.

Vídeo para revisão!

  • Atualidades:

Não é segredo que a prova do ENEM gosta muito de assuntos atuais e saber sobre os principais acontecimentos de 2019 e como eles se relacionam com as matérias de biologia é extremamente necessário. Para ficar por dentro dessas atualidades, clique aqui.

Para saber mais sobre os temas que mais caem no ENEM – como essa retrospectiva biologia – e no que você deve focar essa semana, confira nossa matéria aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp