Biologia ENEM: Tudo sobre o Núcleo Celular

O núcleo celular é uma estrutura que abriga o DNA presente nas células eucariontes. A presença dele nesse tipo de célula é um dos aspectos que as caracteriza, na medida em que células procariontes não possuem a membrana que envolve o núcleo nos eucariontes e o material genético fica disperso no citoplasma. Esse é um dos assuntos que mais caem no ENEM e é importante saber tudo sobre ele!

O envoltório que delimita o núcleo é chamado de carioteca, e é constituído por duas membranas – uma interna e outra externa. A membrana externa é uma continuação do retículo endoplasmático rugoso, e, portanto, apresenta ribossomos em sua superfície. Há pontos em que as duas membranas se encontram, dando origem a poros nucleares, por onde acontece comunicação entre o núcleo e o citoplasma.

O espaço interno do núcleo é preenchido pelo nucleoplasma, solução aquosa comparável ao citosol, onde o material genético e outras estruturas ficam imersas. Uma dessas estruturas é o nucléolo, que é um corpo denso formado por proteínas, DNA e RNA, responsável pela produção de ribossomos.

O material genético no núcleo fica na forma de cromatina, que é o DNA associado a proteínas. Há dois tipos de cromatina: eucromatina, que é pouco compacta e, assim, permite que seus genes tenham maior contato com enzimas responsáveis pela transcrição e, consequentemente, sejam transcritos com frequência e chamados ativos; e heterocromatina, forma muito compacta, cujos genes não são transcritos em RNA e, portanto, são chamados inativos. Durante a divisão celular, a cromatina se condensa e assume a forma de cromossomos.

O núcleo é uma região de grande importância, pois, já que o DNA contém as “receitas” para a síntese de proteínas necessárias para a sobrevivência da célula, estar protegido no interior do núcleo o protege da interação com moléculas espalhadas pela célula e, assim, evita que ocorram muitas mutações no material genético.

Acompanhe mais posts sobre Biologia aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp