Problemas Ambientais: O que saber para o Enem?

Problemas ambientais é um assunto pertinente e sempre presente no Enem e nos diversos vestibulares do país. Por ser um tema de grande amplitude, pode ser abordado de diversas formas no seu exame, por isso, é essencial saber o que é e como ocorrem os principais problemas que afetam o meio ambiente e interferem na vida humana. Confira abaixo:

Chuvas Ácidas

Entre os vários problemas ambientais provenientes da poluição emitida pelas grandes indústrias, existe a chuva ácida. Este fenômeno ocorre devido à grande quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera e acontece, principalmente, nas cidades industrializadas e em locais próximos a usinas termoelétricas.

shutterstock_134645990

A chuva ácida ocorre quando os óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2) (liberados pela queima de combustíveis fósseis) reagem com as partículas de água liberadas pelas nuvens, formando ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4) que se precipitam em forma de chuva, neve ou neblina, ocasionando a chuva ácida.

Efeito Estufa

O efeito estufa é um sistema natural do planeta Terra. Ele mantém a temperatura estável e ideal para o equilíbrio de grandes partes das formas de vida em nosso planeta. É constituído pela ação dos gases dióxido de carbono, óxidos de azoto, metano e ozônio presentes na atmosfera, que permitem a passagem da luz do Sol, mas retém o calor por ele gerado.

shutterstock_76033612

O aumento do efeito estufa é um efeito prejudicial ao meio ambiente. Este é gerado pela derrubada e queimada de ambientes florestais e pela emissão de gases poluentes. São as árvores que regulam a temperatura, os ventos e o nível das chuvas em diversas regiões. Com a diminuição das florestas, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

Aquecimento Global

Este fenômeno é caracterizado pelo processo de elevação média da temperatura da Terra ao longo do tempo. Sua ocorrência estaria acelerada por causa da ação do Homem na Terra, provocando problemas atmosféricos e nos níveis dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares.

shutterstock_155217797

A intensificação do efeito estufa seria uma das principais causas do aumento do aquecimento global, consequência da emissão dos chamados gases-estufas. Os gases-estufas mais conhecidos são o dióxido de carbono e o gás metano.

Destruição da camada de Ozônio

A camada de ozônio age como um importante filtro da maioria dos raios-ultravioletas nocivos para a vida humana e emitidos pelas atividades solares. O Ozônio é um gás composto por moléculas com três átomos de oxigênio (O3) e encontra-se distribuído na troposfera.

shutterstock_212759719

Há evidências científicas de que a poluição emitida pelo Homem está destruindo a camada de Ozônio. Com essa diminuição da concentração de 03, há um o aumento da quantidade de raios ultravioletas que chegam à superfície terrestre, provocando diversos impactos ao meio ambiente.

Desmatamento

O desmatamento consiste no processo continuo de remoção vegetal em áreas florestais. O crescimento das cidades e das indústrias têm ocasionado na diminuição de áreas verdes para dar lugar a grandes construções. Além disso, as queimadas e incêndios florestais também podem agravar problemas ambientais sérios.shutterstock_257609350

A maior área florestal de nosso país, a Floresta Amazônica, sofre constantemente com esse tipo de problema devido as consequências da derrubada ilegal de árvores. O desmatamento interfere no equilíbrio natural da natureza, extinguindo o habitat natural de diferentes espécies, desprotegendo o solo e também gerando impactos negativos para as camadas atmosféricas.

Curtiu a matéria e quer saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade ? Assista a uma super aula do nosso curso Foca na Medicina logo a baixo ! Conheça o curso clicando aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp