Charles Darwin e a Evolução

No dia 12 de fevereiro de 1809 nascia Charles Robert Darwin. O britânico foi muito importante para a Biologia e foi um dos grandes estudiosos no campo da evolução. Junto com Alfred Wallace, ele publicou a Teoria da Evolução.

O marco em sua história foi a viagem realizada a bordo do navio Beagle. Ele viajou durante 5 anos e visitou diversos cantos do planeta. Ao longo dessa jornada, o naturalista analisou e comparou fósseis e espécies de animais viventes na época. Foram 20 anos trabalhando em cima de suas observações até a publicação da teoria. A demora para publicar seu livro não foi “corpo mole” do pesquisador, mas sim pelo fato de que sua teoria ia contra o que se acreditava na época: Deus criou todas as espécies do mundo existentes, nem uma a mais ou a menos.

Para te dar uma forcinha nessa matéria que é super importante para o Enem, pontuamos os charles darwin livrofatos mais importantes sobre Darwin e sua teoria:

  1. Ambiente e Adaptação;
  2. Viagem 1831 – 1836;
  3. Seleção Natural;
  4. Livro A Origem das Espécies;
  5. Cada espécie possui suas variedades;
  6. Competição e predatismo;
  7. Baixo valor adaptativo = eliminação;
  8. Seleção sexual.

Assista ao vídeo do professor de Biologia Rafael Cafezeiro sobre os 8 pontos acima:

Quem quiser ir mais além, vale conferir o estudo do Neodarwinismo. Essa teoria é uma complementação das ideias de Charles Darwin em relação às fontes de variabilidades genéticas, que ainda não eram conhecidas quando o naturalista vivia. Dentro deste campo, recomendamos o estudo da Teoria Sintética da Evolução; Recombinação Genética e Mutação Genética.

Uma dica especial para quem está no Rio: a “Mostra VerCiência”, no Museu do amanhã, tem sua última edição neste sábado (13/02) com uma sessão especial em comemoração ao “Dia de Darwin”, para saber mais sobre a programação é só ir ao site do museu.

Para quem curtiu a aula do professor Rafael Cafezeiro, recomendamos os cursos Completo 2016, Questões e Foca na Medicina que conta com a participação dele nas aulas de Biologia. Curtiu? Clique aqui e confira os cursos aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp