Conheça os principais ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos permitem que os elementos essenciais para a manutenção da vida interajam com os seres vivos e o meio ambiente, ou seja, garantem o fluxo desses elementos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Veja como funcionam os 3 principais ciclos biogeoquímicos:

Ciclo de Nitrogênio

O Nitrogênio é um elemento muito importante para os seres vivos, ele está presente na composição de duas moléculas orgânicas fundamentais para a sobrevivência: as proteínas e os ácidos nucleicos.

O ciclo do nitrogênio é responsável pelo processo pelo qual este elemento circula pelo solo e pelas plantas, a partir da ação da ação de organismos vivos, sendo essencial para a manutenção dos ecossistemas.

Fonte: Reprodução

A nossa atmosfera é composta por cerca de 78% de nitrogênio em forma de gás, sendo esse o seu maior repositório. Além da atmosfera, também é possível encontrar nitrogênio nos oceanos, na matéria orgânica e também no solo.

Apesar de estar na atmosfera, existem algumas bactérias que possuem a capacidade de fixar o nitrogênio da atmosfera no solo, liberando-o em forma de moléculas de amônia. Outras bactérias têm a função de converter essas moléculas de amônia em nitratos, e é desta forma que as plantas absorvem, através de suas raízes, o nitrogênio do solo. Os animais herbívoros absorvem o nitrogênio ao se alimentarem destas plantas. A devolução do nitrogênio à atmosfera acontece através de outras bactérias chamadas de denitrificantes, que transformam o nitrato do solo em N2, que volta à atmosfera, fechando o ciclo do nitrogênio.

Ciclo da água

O ciclo da água é o principal ciclo biogeoquímico, ele ocorre através do processo de evaporação das águas das superfícies (rios, oceanos, lagos, etc.) do planeta Terra e também através da transpiração dos seres vivos.

Este ciclo inicia-se através da evaporação, fenômeno que ocorre quando a água em formato de vapor sobe para a atmosfera, formando assim as nuvens. Quando as nuvens estão sobrecarregadas e atingem altitudes muito elevadas, ocorre a condensação da água em líquido novamente, que irá ser devolvida à superfície em forma de chuva ou neve. Este ciclo é conhecido com ciclo curto da água.

Fonte: Reprodução

O ciclo longo é aquele é aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltarem ao ambiente. A água é absorvida dos solos através das raízes das plantas, sendo utilizada na fotossíntese ou passada para outros seres através da cadeia alimentar. Desta forma, a água irá voltar para a atmosfera através da respiração, transpiração, fezes e urina.

O ciclo da água é extremamente importante para a manutenção da vida no planeta. É através dele que se ocorre a variação climática, o desenvolvimento dos seres vivos e o funcionamento dos rios, oceanos e lagos.

Ciclo do oxigênio

O oxigênio é um elemento presente em diversos componentes químicos essenciais para a manutenção da vida, tais como o gás carbônico (CO2) e a água (H2O), ambos tornam possível a realização da fotossíntese nas plantas. Além disso, é um elemento necessário para a respiração humana, ou seja, indispensável para a nossa sobrevivência.

O ciclo do oxigênio está ligado a estes dois fenômenos: fotossíntese e respiração. É através do processo fotossintético das plantas que o oxigênio será liberado para a atmosfera, em forma de gás carbônico e água, e é a partir dos processos de respiração (ou combustão) que este oxigênio será consumido pelos seres.

Ciclo do oxigênio
Fonte: Reprodução

Veja agora uma questão do Enem de 2015:

O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.

ADUAN, R. E. et aI. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).

Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela:

a) absorção do gás nitrogênio pela respiração.

b) ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.

c) incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.

d) transferência da matéria orgânica pelas cadeias tróficas.

e) protocooperação com microrganismos fixadores de nitrogênio.

 

Gabarito: D

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp