Lixo: Problemas Ambientais

Um assunto que está em voga no mundo e que sempre marca presença no ENEM é a questão do Lixo. A poluição do meio ambiente é cada vez mais preocupante causando diversos distúrbios ambientais.

Quando falamos em poluição, já logo associamos ao lixo jogado nas ruas e nos rios, na poluição do ar que só maltrata nossos pulmões, a poluição sonora que afetou o canto das baleias e a própria emissão de gases que gerou o tão citado buraco na camada de ozônio. O crescimento demográfico e o desenvolvimento de indústrias influenciam no acúmulo de resíduos da atividade humana (ação antrópica) no meio. Hoje, separamos algumas consequências que a falta de cuidado com o lixo trouxe para nosso mundo.

Eutrofização

Quando fertilizantes e outros nutrientes são depositados em águas paradas, geram um rápido acréscimo de plantas superficiais e algas. Conforme esses seres crescem, há um aumento da matéria orgânica morta o que resulta em um incremento da comunidade decompositora aeróbica. Dessa forma, a demanda biológica de oxigênio aumenta, diminuindo a presença do gás na água. Como consequência, os organismos multicelulares começam a morrer até que as próprias bactérias aeróbias passam a ser substituídas pelas anaeróbias.

Magnificação Trófica

Esse fenômeno acontece quando compostos não biodegradáveis, como chumbo e metil-mercúrio, são acumulados ao longo dos níveis tróficos. Como estamos falando de substâncias que dificilmente são eliminadas do corpo, os predares do topo da cadeia acabam sendo mais prejudicados.

Por exemplo, a população de Minamata, seu povo e fauna, começou a apresentar distúrbios neurológicos devido ao envenenamento por metil mercúrio. Após uma investigação, descobriu-se que o veneno vinha do mar. Todas as vítimas tinham em comum a alimentação que era rica em peixes e moluscos da baía. A alta presença do metil mercúrio era advinda da indústria local que usava cloreto de mercúrio como catalisador para produzir cloreto de vinilo e acetaldeído. Dessa maneira, a substância chegou ao homem em altas concentrações graças a magnificação trófica.

Conclusão

QGnianos, a questão é que os principais fatores da poluição são frutos da ação humana. Para amenizar esse problema, existem diversas opções, como por exemplo: coleta seletiva do lixo, saneamento com tratamento correto dos esgotos, aproveitamento dos recursos naturais, redução de uso dos combustíveis fósseis, substituição dos meios de transporte individuais por coletivos, ampliação das ciclovias para reduzir a emissão de gases dos veículos e o consumo de combustível, utilização de fontes de energia eólica e solar, entre outras.

Vamos praticar?

(PUC-RS) Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos

I. evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d’água.

II. incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.

III. exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.

IV. estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas

a) somente I, II e III
b) somente I, II e IV
c) somente I, III e IV
d) somente II, III e IV
e) I, II, III e IV

 

Gabarito: b

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp