Confira 5 dicas de como parar de procrastinar dos estudos

como parar de procrastinar nos estudos - mulher entediada.

Para muitos estudantes, manter uma rotina de estudos e o foco no que está sendo estudado, se dá por conta das inúmeras distrações ao longo do processo de aprendizagem, seja na hora de organizar o próprio material, prestar atenção em uma aula ou deixar de checar o celular a cada notificação nova. Por isso, é fundamental saber como parar de procrastinar nos estudos.

Para isso, é necessário determinação, vontade por parte do aluno e conhecimento de algumas boas práticas. A partir disso, será muito mais fácil conseguir se concentrar nos estudos, deixá-lo mais otimizado, não se distrair ou deixar de estudar por conta da procrastinação. 

Então, confira as 5 dicas que separamos para você sobre como parar de procrastinar nos estudos!

O que é procrastinação? 

Antes de listarmos todas as dicas, é importantíssimo sabermos do que se trata a procrastinação. Afinal, para resolvermos algum problema, antes, é necessário conhecê-lo para saber quais são as ferramentas necessárias para solucioná-lo, certo? 

Bom, a procrastinação pode ser dada de muitas formas. Por exemplo, quando você se programa para estudar determinada matéria durante a tarde, mas, quando chega o momento, você fica enrolando no celular, acaba fazendo alguma outra atividade que não tinha programado, ou simplesmente adia os estudos por preguiça. Essa é uma situação de procrastinação.

Outro exemplo interessante é quando, durante o estudo, você tira longas pausas para ir fazer um lanche e acaba se distraindo ou perdendo completamente o foco. Ou até mesmo quando resolve dar uma pausa e acaba perdendo horas vendo vídeos e respondendo mensagens no celular. 

Todos esses são casos de procrastinação. E isto nada mais é do que quando você está consciente de suas obrigações e deveres que devem ser cumpridos, porém, cede facilmente a impulsos mais irracionais, como a preguiça, a distração, o prazer  etc. 

Por que a procrastinação acontece? 

Em muitos casos, a procrastinação é apenas preguiça. Porém, esse assunto é muito mais complexo para ser definido apenas como uma certa “moleza” e indisposição de fazer as coisas.

A procrastinação ocorre, normalmente, pela falta de disciplina e principalmente pela falta de treino. Veja bem, um animal, como um cachorrinho, por exemplo, quando sente fome o seu primeiro impulso é comer, quando sente sono seu primeiro impulso é dormir, e assim por diante, certo? 

Isso acontece pois, os animais cedem facilmente aos seus instintos, por serem seres irracionais. Já os seres humanos, seres racionais, são capazes de controlar esses instintos e decidirem pela melhor decisão a ser feita naquele momento. 

Porém, pensar de forma racional implica treino e disciplina. Ou seja, deve-se tentar vencer esses impulsos, primeiro tentando pensar de forma responsável, mas também criando situações que facilitem que as melhores escolhas sejam tomadas.

Como parar de procrastinar nos estudos

Bora saber como fazer isso? Confira as 5 dicas de como parar de procrastinar nos estudos!

1. Pratique o “minuto heroico” 

Os hábitos que temos logo ao acordar dizem muito sobre como será o restante do dia. Dessa forma, ao acordar atrasado, comer alguma comida pesada no café da manhã, deixar todas as coisas desarrumadas, provavelmente, ao longo do dia, seu rendimento, foco e organização serão baixíssimos. Isso com certeza irá atrapalhar o seu aproveitamento nos estudos. 

Porém, existe algo que todas as pessoas podem fazer assim que iniciam o seu dia, chama-se “minuto heroico”, ou seja, é basicamente um desafio em que assim que tocar o despertador, no mesmo minuto você irá se propor a levantar da cama, sem desculpas!

Esse pequeno exercício, é a primeira “batalha” do dia vencida, e a sensação de vitória irá ajudar a afastar os sentimentos de conforto, preguiça e comodismo. Dessa forma, você se sentirá muito mais motivado a vencer também as demais batalhas e desejos de procrastinação que surgirem no restante daquele dia.

2. Evite o conforto em excesso 

Outra dica de como parar de procrastinar nos estudos é evitar o conforto excessivo. É comum que, na hora de cumprir a rotina de estudos, muitos estudantes escolham os ambientes mais confortáveis para estudar, como uma cadeira bem macia, o sofá ou até mesmo assistem aulas da própria cama. 

Isso é um baita erro! Ao optar por alternativas mais confortáveis, o corpo automaticamente relaciona essa sensação ao prazer e descanso, ficando mais preguiçoso e tentado a procrastinar. 

Por esse motivo, é interessante buscar estudar em ambientes que possibilitem uma boa postura, que tenham poucas distrações ao redor e que seja adequado para o aprendizado. Assim, será mais fácil focar e parar de procrastinar nos estudos. 

3. Pense em cada atividade antes de iniciá-la 

Essa dica de como parar de procrastinar nos estudos pode até parecer boba, mas é muito útil! Sempre antes de iniciar uma atividade, como ler um capítulo de um livro didático, por exemplo, descreva para si mesmo o que você irá fazer e porquê irá realizar aquela atividade. 

Ou seja, relate para si a sua próxima ação e diga os seus objetivos com ela, seja gabaritar todos os exercícios, ser aprovado no vestibular, melhorar a sua capacidade de leitura etc.

Ao fazer isso, você se colocará muito mais presente na atividade que fará em seguida e isso te ajudará a focar e se concentrar no que será feito. 

4. Deixe o celular distante 

Na hora de estudar, um dos grandes inimigos dos estudantes é o celular. Assim que chega uma nova notificação, é muito tentador dar uma pequena espiada, e quando se percebe, já se passou horas se distraindo em diferentes aplicativos. 

Para isso, deixar o aparelho em outro cômodo na hora de estudar é uma dica valiosa. Isso fará você ter muito mais foco e se livrar de distrações. 

Para quem tem dificuldade em deixar o celular afastado, outra dica é estabelecer intervalos para checar as notificações. O famoso método Pomodoro, ou seja, em escalas de 40mim dar pausas de 5 min para dar uma rápida olhada no aparelho. Isso pode auxiliar a criar momentos de rendimento e evitar a procrastinação nos estudos. 

5. Escreva os seus objetivos  

Em uma folha de papel, escreva todos os objetivos que você possui através dos estudos. Todos os dias pela manhã, consulte e releia. É uma tarefa simples, mas que te lembrará todos os dias o porquê você faz o que faz. 

É comum que, com a correria do dia a dia, acabemos esquecendo a real intenção que temos por meio das nossas ações. Isso, por vezes, nos permite fazer as coisas com desleixo e sem uma real motivação. Essa dica irá te ajudar a não deixar isso acontecer. 

E aí, curtiu as dicas de como parar de procrastinar nos estudos? E para continuar se informando, que tal ler o nosso próximo artigo sobre como acabar com a preguiça na hora de estudar?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp