5 hábitos que todo estudante deve evitar

Durante os estudos, é normal ter vícios de hábitos na rotina. Reunimos nesse post 5 dos hábitos que devem ser evitados.

826
Postado: 21 de agosto, 2020
Hábitos estudante

Muito é falado sobre quais hábitos devem ser seguidos caso desejemos suceder naquilo que nos propomos a fazer: autoconfiança, organização, criatividade e outros. Na hora de estudar não é diferente, porém fica a pergunta: como chegar nesse ponto? No post de hoje, começaremos pelo começo e falaremos sobre 5 hábitos que todo estudante deve evitar. Vamos lá!

Hábitos estudante

  1. Não ter uma agenda

    Ser uma pessoa organizada quando o assunto é estudar traz muitos benefícios. No caso do vestibular, seguir uma agenda (diária, semanal ou mensal) que equilibre aulas, momentos de revisão, lazer e – importante! – planejamento dos próximos passos, faz toda a diferença.

  2. Não planejar as sessões de estudos

    Quem nunca ficou estudando por horas e, chegando no final, sentiu que não aprendeu nada? O que falta, muitas vezes, é planejamento. Mas de novo? Sim. Planejar o macro é importante e o micro é tão quanto. Então, para evitar essa frustração, defina bem seus objetivos e tempo de dedicação antes de começar.

  3. Estudar “demais”

    Ué!? Como isso pode ser ruim? Bom, já ouviu falar que quantidade nem sempre é qualidade? Atualmente, muitos métodos de estudo que um estudo pausado gera mais aproveitamento do que passar 4 horas diretas na cadeira.Um deles é o método Pomodoro, dê uma olhada!

  4. Usar o celular durante o estudo

    Uma tarefa difícil, mas necessária é eliminar o uso do celular na hora de estudar. E claro, falo aqui do uso das redes sociais e aplicativos de mensagem. Estudar exige foco e atenção, algo quase impossível de fazer enquanto você está acompanhando aquela treta no Twitter.

  5. Pensar no futuro

    De fato, é impossível não pensar no amanhã. Seja naquele teste ou prova, seja no vestibular que você irá fazer. Sentir-se ansioso(a), inseguro(a) faz parte. Contudo, é fundamental saber o momento para isso.

    Sendo assim, reserve um momento do seu dia para refletir sobre si: escreva num caderno, converse com seus amigos ou terapeuta. “Esvazie o potinho” e estude com a confiança de que tudo dará certo 🙂

O QG do Enem conta com planos de estudos personalizados para quem quer passar na universidade dos sonhos!