Dicas para sua rotina de estudos

1163

A rotina de um vestibulando não é fácil, né?! Sabemos que é uma fase muito difícil, mas tudo tem seu fim, depois da tempestade vem a bonança (#aprovação). A forma com que se leva a rotina de estudos é importante para sua saúde física e, principalmente, a mental. Estar relaxado, bem alimentado e em um ambiente tranquilo são algumas das coisas rotineiras que podem te ajudar nos estudos. Vamos a algumas dicas:

Durma bem

Como já falamos aqui no blog, a noite de sono é fundamental para a saúde mental e bom aproveitamento nos estudos, portanto, não deixe de dormir (7 a 9 horas por noite).

Se alimente da forma certa

A alimentação reflete em todo o funcionamento do corpo humano. Realize todas as refeições essenciais (café da manhã, almoço e janta) e separe algo para degustar no meio dos estudos de 3 em 3 horas: frutas, chocolate, sucos e barras de cereal são  boas opções. Chás, como o de camomila, ajudam na concentração, já o chá verde pode te ajudar a despertar em um momento sonolento. Também já falamos sobre os 10 alimentos que mais ajudam na concentração, clique aqui para conferir.

Não estude em excesso

Estudar 24 horas por dia não é saudável. Além de aumentar seu estresse e ocasionar na sua falta de concentração, seu dia não vai render. O importante é estudar o necessário para ter um aprendizado produtivo, por isso, organize seus estudos da semana através de planilhas, post-its, quadro de horários, lembretes no celular, o plano de estudos do QG… o que você achar necessário. Não se desespere, você só vai fazer uma prova!

Defina seus horários

Organização é a melhor amiga do vestibulando, inclusive quando se diz respeito à rotina. Defina a hora de acordar, das refeições e de sentar pra estudar. Ah, não deixe de fazer um intervalo entre alguns períodos de tempo. Pausar durante uns 15 minutos no intervalo de 2 em 2 horas pode ser uma boa opção. 

Não abandone sua vida social

A comunicação é instintiva do ser humano, portanto, não adianta se isolar e largar a vida da porta de casa pra fora. Vá ao cinema (mesmo que sozinho), saia para lanchar, entre em contato com os amigos, até mesmo por grupo de estudos. O importante é socializar. \o/No mais, confie em si mesmo e boa sorte!