Saiba como organizar o seu local de estudos

Local de estudos- uma mesa de estudos com alguns materiais em cima.

Se você está se preparando para o Enem e demais vestibulares, a importância da organização e do planejamento é ainda maior na sua rotina. Esses pontos não valem apenas para o seu cronograma, mas também para o seu local de estudos, o que implica a necessidade de saber como organizá-lo.

Esse lugar vai fazer parte de toda a sua preparação durante o ano de vestibular e deve ser ser um ambiente limpo e organizado, no qual você se sinta 100% bem. Como a gente sabe que a realidade dos alunos é muito diferente e, consequentemente, os locais de estudo variam, vamos dar algumas dicas para quem estuda fora e/ou dentro de casa. Confere aí!

http://webbanki.ru/zaim-bez-otkaza
Crédito: AndrewLozovyi/ depositphotos

Como organizar o seu local de estudos em casa?

Tenha uma mesa de estudo

Para o aluno que estuda integralmente ou a maior parte do tempo em casa, a primeira medida a ser tomada é reservar uma mesa, escrivaninha, balcão ou alguma superfície que possa ser usada para deixar materiais, como cadernos, notebook, canetas e livros, na hora dos estudos.

Afinal, ter uma mesa onde o estudante consiga visualizar seus materiais e se manter ereto na hora dos estudos auxilia no rendimento e na qualidade do aprendizado. Por isso, evite estudar na cama, no sofá ou em lugares semelhantes. 

Defina um local fixo de estudos

O segundo passo é definir um cômodo da casa para que seja o seu local fixo de estudos. Para fazer essa escolha, leve em consideração a privacidade que esse local te oferece. É necessário ser um ambiente reservado e silencioso. 

Ao definir um único ambiente para realizar suas tarefas, você terá mais facilidade para deixar o seu local de estudos organizado, além de manter o foco e a concentração ao longo do processo de aprendizagem. 

Decore o seu local de estudos

Para o seu local de estudos ficar ainda mais com a sua cara e melhorar seu ânimo, você pode decorá-lo da maneira que preferir. Porém, não decore com objetos que possam te distrair ou que desviem sua atenção a todo momento. Invista em decorações que te ajudem a se manter calmo, tranquilo e focado, como plantas, fotos de pessoas que você ama, quadros etc.

Peça a colaboração de todos

Por fim, peça a colaboração das pessoas que vivem com você. Seja sincero e gentil ao pedir que, nas horas reservadas para o estudo, não haja muito barulho em casa, ou para que não entrem no seu local de estudos, não te chamem naquele período de tempo etc. 

É importante haver um diálogo com as pessoas que convivem, para que todos possam colaborar a manter um ambiente silencioso, calmo e que consequentemente ajudará a aumentar a qualidade dos seus estudos. 

Como organizar o seu local de estudos fora de casa?

Se você não tem o costume de estudar em casa e passa a maior parte do tempo no colégio, cursinho ou faculdade, também é necessário ter algumas coisas em mente em relação ao seu local de estudos. 

Escolha um ambiente silencioso

Se você estuda no seu colégio ou faculdade, o primeiro e mais importante passo é optar por ambientes silenciosos e que não têm uma grande circulação de pessoas

Em espaços estudantis, é comum que haja muita conversa, brincadeiras e barulhos. Afinal, muitos estudantes criam grandes amizades nesses espaços. Porém, deixe para socializar com amigos e colegas em horários específicos, como nos intervalos ou aos finais das aulas. 

Uma boa opção para isso é a biblioteca, que costuma ser um ambiente tranquilo e vai influenciar para que você mantenha o seu local de estudos organizado.  

Carregue todo o material necessário 

Existem alguns materiais fundamentais e indispensáveis para que tenhamos um estudo de qualidade, como:

  • cadernos;
  • livros;
  • canetas;
  • estojo;
  • post-its.

Eles servem para nos auxiliar nas anotações, produção de resumos, leitura de textos etc. Por isso, é super importante sempre carregarmos esses objetos na mochila. 

Dessa forma, como você terá tudo em mãos, não vai precisar levantar para pedir algum item emprestado, evitando distrações nos seu estudos.

Escolha um local no qual você sinta bem

Para conseguir manter o seu local de estudos organizado, é ideal que você se sinta bem nele. Assim, você vai se sentir motivado em sempre deixá-lo organizado.

Nesse sentido, você estuda fora de casa, não se prenda apenas a sua faculdade ou colégio. Você pode optar por lugares diferentes e mais aconchegantes, como as cafeterias. As cafeterias costumam ser lugares tranquilos para realizarmos nossa rotina de estudos. 

E aí, gostou das dicas de como deixar o seu local de estudos organizado? E para dar continuidade a sua pesquisa, que tal ler o nosso próximo artigo do blog sobre métodos de estudos? Confere lá!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp