Veja como se concentrar nos estudos seguindo apenas 8 dicas

Como se concentrar nos estudos: imagem focando na mão de uma pessoa escrevendo em um caderno

Como se concentrar nos estudos pode ser um desafio e tanto, ainda mais quando se estuda on-line. Várias situações podem acontecer: você pode receber uma mensagem no meio de uma leitura, as redes sociais não param de mandar notificações de memes e familiares ou amigos se divertindo.  

Nisso, você pode começar a ficar sem motivação, sentir desconforto por passar muito tempo na mesma posição, não lembrar mais o que precisa estudar e até mesmo ter vontade de dormir. 

Para ajudar você a ter mais ânimo na hora de estudar qualquer matéria, preparamos este artigo! Então, continue a leitura para conferir as dicas de como se concentrar nos estudos!

8 dicas de como se concentrar nos estudos

Estudar em um ambiente agradável, eliminar as distrações, dividir as tarefas, intercalar as matérias e escrever são algumas estratégias que ajudam você a aprender mais. 

Créditos da imagem: undrey/DepositPhotos

A seguir, veja todas as 8 dicas de como se concentrar nos estudos!

1. Estude em um ambiente confortável

A primeira dica de como se concentrar nos estudos não foi escolhida de forma aleatória. Um ambiente de estudo é muito importante para você manter a concentração. Se você estuda em casa, procure por um lugar mais silencioso, de preferência longe de onde fica a TV. Também seria ideal separar o seu ambiente de descanso do de estudo, para que você tenha o hábito de estudar longe da cama.

Da mesma maneira, procure manter sua mesa sempre organizada e separe todos os materiais antes de iniciar os estudos: cadernos, livros, apostilas, lápis, borracha, caneta e outros necessários. Assim, você não perde tempo procurando por nada depois.

2. Elimine todas as distrações

Quando você está estudando, seu maior desafio é manter a concentração e não se dispersar nas redes sociais, jogos ou outras funcionalidades do celular?

Saiba que existem aplicativos, tanto para celular, quanto para computador que ajudam como se concentrar nos estudos. Eles têm função de bloquear as notificações e só as liberam quando você entrar nos minutos de descanso ou ao terminar. Vale a pena experimentar esses recursos como bons aliados na hora de estudar.  

3. Faça divisões de tarefas 

Não tem outro jeito, quem quer passar no vestibular precisa estudar matérias e mais matérias. Mas tem um jeito de fazer com que isso se torne menos cansativo: quando se divide o estudo em tarefas e estabelece metas possíveis de serem feitas, ou seja, quando você respeita seu ritmo e seu tempo de aprendizado. Assim, você ganha mais estímulo e motivação.

Agora, quando se estabelece uma meta grande demais, ela pode ser mais difícil de alcançar e isso gera frustração e aquela sensação ruim de improdutividade.

Muitos estudantes utilizam técnicas, como o Bullet Journal e o Kanban para organizarem suas tarefas. Pois, eles também mostram, além das atividades a serem feitas, as que já foram realizadas. Isso ajuda bastante a visualizar seu plano de estudos completo.

4. Intercale as matérias

Estudar somente uma matéria por muito tempo, além de ser um método cansativo de estudo, pode não gerar os efeitos desejados: reter as informações com qualidade. Dessa forma, na hora de estudar, é bom montar um planejamento com as disciplinas de forma alternada. 

Procure montar seu plano de estudos com as matérias divididas e intercaladas de forma que você não se canse de absorver o mesmo conteúdo.

Uma dica de como se concentrar nos estudos, neste caso, é utilizando o método Pomodoro. Essa é uma técnica que estabelece um tempo de estudo e de descanso. Assim, você pode administrar o tempo gasto em cada uma das matérias a serem estudadas. Com isso, seu estudo não fica maçante e você se mantém mais concentrado na hora de estudar.

5. Prefira usar a escrita 

Hoje, já é muito normal usarmos o celular, o tablet e o notebook para quase tudo em nossa vida, certo? Por isso, acabamos nos esquecendo de usar a nossa escrita manual.

Isso pode ser prejudicial para o aprendizado. Pois, muitos estudos mostram que o hábito de fazer anotações ajuda bastante o nosso cérebro a compreender e memorizar os assuntos estudados.

Então, procure criar o hábito de ter um caderno para anotar as informações que você estudou. Escreva os principais pontos e, sempre que precisar, recorra a esse material para consultar. Além disso, para deixar esse processo ainda mais dinâmico, faça as divisões das matérias corretamente e siga para a nossa próxima dica.

6. Use marcadores de texto

Outra dica de como se concentrar nos estudos é utilizar canetas marca-texto. Esse é um método que nem todos os estudantes utilizam, mas pode fazer uma grande diferença na hora de estudar.

Isso acontece, pois ao destacar alguns trechos dos conteúdos, você volta sua atenção para os pontos mais importantes da matéria, que podem ser localizados com mais facilidade para uma leitura posterior.

Você pode, inclusive, utilizar canetas com cores diferentes para deixar seu material de estudo mais atrativo e para dinamizar sua leitura. Acredite, essa técnica não é mera bobagem, pois seu resultado é muito vantajoso para os estudos.

7. Escute músicas 

Alguns estudantes costumam se concentrar melhor reduzindo os sons ambientes com uma música ao fundo. Mas muita atenção! Não são todos os tipos de música que servem para isso, já que muitas podem até te desconcentrar dos estudos.

Existem muitos canais no YouTube e em outras plataformas digitais com playlists pensadas exclusivamente para o momento de estudar. Procurando um pouquinho, você encontra várias delas e pode ver com qual você se concentra mais. 

8. Faça cursos on-line

Muitas vezes, o estudo solitário pode ser difícil para as pessoas que não sabem como se concentrar nos estudos, pois muitas não sabem nem por onde começar, quais matérias estudar e como montar um cronograma de estudos. Nesse sentido, as plataformas de estudo on-line preparam, de forma mais completa, sua aprovação nos vestibulares.

Nelas, você conta com um bom planejamento, videoaulas, materiais de apoio, correção de redações, aplicação de simulados, monitoria, orientação vocacional etc. Vários recursos e benefícios para você chegar confiante e sabendo muito no momento da prova. 

Gostou das 8 dicas de como se concentrar nos estudos? Esperamos que você faça uso de todas elas para se sair bem nas provas e vestibulares. Por falar nisso, que tal ler nosso próximo artigo para ver o que mais cai no Enem? Boa leitura!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp