Você tem preguiça de estudar? Saiba como se manter focado!

Veja nossas 7 dicas para acabar com a preguiça de estudar

Preguiça de estudar: imagem de uma menina escrevendo no caderno

A gente sabe que a rotina de um vestibulando pode ser muito cansativa, né? Isso se dá pela quantidade de exames que precisam ser realizados em um único ano (às vezes, as provas de segunda fase são aplicadas em janeiro do ano seguinte). São muitos conteúdos que precisam ser estudados e muitas datas que precisam ser cumpridas. Por isso, é normal ter preguiça de estudar. 

O cansaço, inerente a essa fase da vida, é um dos motivos pelos quais muitos estudantes têm preguiça de estudar. Mas nem sempre esse será o único empecilho! A falta de organização também atrapalha (e muito) a rotina de quem está buscando uma vaga no ensino superior. Sem planejamento, fica mais difícil conciliar os estudos com as demais obrigações e se dedicar tantas horas por dia ao vestibular.

Se você se identificou com o que falamos aqui e às vezes sente aquele desânimo na hora dos estudos, saiba que há solução! Neste artigo, vamos te dar 7 dicas para você organizar seus estudos da melhor forma possível e acabar com a preguiça de estudar. Continue lendo!

Como acabar com a preguiça de estudar?

Veja, a seguir, nossas 7 dicas para acabar com a preguiça de estudar para o vestibular!

1. Faça um cronograma de estudos

Como explicamos, a falta de planejamento afeta muito a rotina dos estudantes. Por esse motivo, nossa primeira dica é fazer um cronograma de estudos, a fim anotar todas as atividades que você realiza e, especialmente para o vestibular, precisa realizar na semana.

Assim, você vai saber exatamente quando encaixar os seus estudos (nos horários vagos, quando não tiver outras atividades para realizar). Nesses horários, é importante que você divida suas tarefas em pequenas atividades. Por exemplo, se você tem que estudar todo o capítulo de um livro de História, separe uns dois horários na semana para fazer isso.

Também é importante intercalar as disciplinas que você estuda, ou seja, não estudar uma única matéria por várias horas seguidas. Além, é claro, de montar seu cronograma com foco nas datas dos exames que você vai prestar, para não ter que estudar nenhuma matéria em cima da hora.  

E aí, bora montar esse cronograma logo? 

2. Escolha um ambiente agradável para os seus estudos

É um pouco óbvio, mas não custa falar, né? Escolha um ambiente agradável para os seus estudos! Se você não tiver um local confortável para estudar e revisar todos os conteúdos do vestibular, certamente não terá motivação para tal.

Mas, afinal, o que seria um local de estudos ideal?

Bom, você precisa de mesa e cadeira onde é possível se sentar confortavelmente para realizar suas atividades. Esse local também deve ser silencioso (converse com seus familiares e peça a colaboração de todos, se você for estudar em casa) e bem iluminado, especialmente se você for usar cadernos e livros físicos.

3. Evite distrações

Quando você está com preguiça de estudar, qualquer distração é motivo para dar uma pausa. Mas, quanto mais você se distrair, mais você vai demorar para bater suas metas do dia. Então evite distrações, como olhar o celular, conversar com outras pessoas que estejam no mesmo ambiente que você etc.

4. Tenha seu objetivo definido

Para acabar com a preguiça de estudar, outra dica valiosíssima é ter seu objetivo definido. Por que você está estudando? Aonde você quer chegar? No seu caso, esse objetivo já está bem claro, né? A resposta para essas perguntas é passar no curso dos seus sonhos, na faculdade dos seus sonhos.

Nunca esqueça o seu objetivo para não desanimar e sempre ter motivação para continuar os estudos!

5. Se dê recompensas

Outra dica muito boa para acabar com a preguiça de estudar é se dar recompensas a cada vez que cumprir uma meta de estudo. Esse sistema já é utilizado em aplicativos de estudo e segue a mesma lógica dos games, onde os jogadores são premiados ao concluírem fases difíceis.

Como recompensa, você pode se dar um chocolate (ou qualquer outra coisa que você goste muito) sempre que concluir um desafio. Quando terminar de estudar um livro inteiro ou quando acertar todos os exercícios de uma lista de determinada matéria, por exemplo. Quem define suas metas é você mesmo!

6. Faça exercícios físicos

Sim, é necessário fazer exercícios físicos para ter uma rotina de estudos mais proveitosa. Afinal, ao exercitar o corpo, você mantém seu cérebro mais ativo. E não é preciso ir para uma academia, ok? Você pode se exercitar em casa mesmo!

7. Descanse

Por fim, nossa última dica para acabar com a preguiça é descansar. Lembra o que falamos no começo do artigo sobre o cansaço? Esse pode ser um dos motivos que te dá preguiça! Por isso, você tem que respeitar seus limites e reservar, no seu cronograma, horários de descanso para evitar o esgotamento mental.

E aí, gostou das nossas 7 dicas sobre como acabar com a preguiça? Agora, que tal conferir nosso artigo sobre como estudar sozinho para o Enem?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp