8 dicas de como melhorar a redação para ser aprovado em qualquer vestibular

como melhorar a redação- moça pensando com um caderno em mãos

Você sabe como melhorar a redação? Muitos estudantes sentem dificuldade na hora de estudar redação. Afinal, muitos fatores devem ser levados em conta: uso correto da gramática, boa argumentação, repertório sociocultural, entre outros. 

Logo, visto que a produção textual é uma parte importantíssima no Enem e demais vestibulares, preparamos 8 dicas incríveis de como melhorar a redação para mandar bem em qualquer prova. Se liga!

como melhorar a redação - moça escrevendo em um caderno
Créditos: svyatoslavlipik/ depositphotos
Получите срочный займ без отказа за 15 минут.

Como melhorar a redação

1. Treine a escrita 

Para alcançar a excelência em algo é necessário muita prática. Com a redação não é diferente. 

Por isso, treine sua escrita todos os dias. Seja escrevendo redações, bilhetes, e-mails, cartas etc. O importante é sempre estar em contato com diferentes tipos de produções textuais. Isso auxiliará no conhecimento da sintaxe, estruturas e gêneros textuais e enriquecimento do vocabulário. 

2. Revise seus textos 

Muito mais do que apenas escrever, é essencial corrigir os textos que escrevemos. Isto é, após terminá-lo, ler novamente e identificar os possíveis erros gramaticais, analisar regras de sintaxe, verificar se a argumentação está coerente etc. 

Uma outra dica é pedir para algum amigo, familiar, professor ou colega para que faça uma revisão da sua redação, pois pode acontecer de deixarmos passar algum erro despercebido. 

Dessa forma, ficará muito mais fácil analisar pontos em que estamos errando e traçar estratégias de como melhorá-los. 

3. Conheça seus pontos fracos 

Como citamos na dica acima, após a correção do seu texto, ficará muito mais claro quais são os erros mais frequentes. A partir disso, você poderá analisar se trata-se de um erro gramatical, na construção da estrutura do texto, repertório etc. Então, reservar um tempo maior de estudo para a área que for necessária. 

Pode acontecer que seu ponto fraco seja o controle de tempo. Por vezes, os estudantes demoram muito na produção da redação e acabam prejudicando a resolução do restante da prova. Nesse caso, é interessante passar a praticar redação com o tempo cronometrado.

4. Leia redações nota 1000

Uma das dicas de como melhorar redação é ter contato com textos que receberam nota máxima. Dessa forma, será possível analisar como o texto deve ser redigido e quais padrões devem ser atendidos.

Igualmente, essa prática auxiliará o estudante a conhecer como e quais critérios são utilizados pela banca para fazer a correção do texto. 

5. Leia bastante

Essa dica pode até parecer clichê, mas ela é super importante. Isso se deve ao fato de que quando adquirimos o hábito da leitura, entramos em contato com diversos gêneros textuais, palavras e formas de escrita.

Isso contribui para expandirmos nossa percepção acerca de formas de se expressar, argumentar, uso das palavras, construção de ideias etc.

6. Estude gramática 

Por vezes, o estudante tem um vasto repertório, conhecimento do tema solicitado e da estrutura do texto, mas não consegue organizar as palavras de forma que estabeleçam uma relação de sentido ou sente dificuldade em fazer corretamente a concordância de verbos e nomes etc. 

Isso se dá pela falta de estudo de gramática. Para saber como melhorar a redação, o estudo da Língua Portuguesa é fundamental e indispensável. 

Por isso, estabeleça horários consideráveis do seu cronograma de estudos destinado a essa área do conhecimento. 

7. Esteja sempre atualizado

Essa dica diz respeito a estar sempre em contato com coisas e informações novas. Isto é, acompanhar as principais notícias relacionadas à saúde, educação e sociedade em geral. 

Isso será um grande diferencial na hora de discorrer sobre diferentes temas, pois você poderá citar fatos presentes, ter mais informações para construir argumentos etc. 

8. Tenha uma rotina de estudos

A última dica é a base para todas as outras. Isso porque, se você tem uma rotina de estudo com horários bem divididos e determinados, o aprendizado se torna muito mais fácil. 

Com uma rotina fixa é possível estabelecer horários para leitura, estudo da gramática, leitura de redações nota 1000 e momentos específicos do dia para dedicar o acesso a artigos, sites e vídeos de notícias para se manter sempre atualizado.

Portanto, possuir uma rotina de estudos auxilia no cumprimento de cada dever relacionado aos estudos e a como melhorar a redação.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender as maneiras de melhorar a sua redação. E para dar continuidade nos estudos, que tal ler o nosso próximo artigo sobre as regras de uma redação para te ajudar a melhorar a sua escrita

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp