Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Os 6 assuntos mais cobrados no Enem

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Confira abaixo os 6 assuntos mais cobrados na parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias na prova do Enem:

Interpretação de texto

Não deve ser novidade para você que interpretação de texto é uma das competências mais cobradas na prova de linguagens do Enem. A maioria das questões são baseadas na interpretação crítica de textos que variam entre os diversos gêneros textuais, por isso, é muito importante saber as principais estratégias de interpretação para conseguir uma boa pontuação nesta parte da prova do Enem. (Veja aqui dicas para uma boa interpretação de texto no Enem)

Enem 2012:

A interpretação textual está presente em todas as questões do Enem, portanto, uma leitura cuidadosa poderá impulsionar o desempenho do candidato. Enem 2012

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a:

a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais.
b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.
c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo.
c) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis.
e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.

Gabarito: E

Gêneros textuais

Para uma boa interpretação de texto, você também deve ter um bom conhecimento dos diferentes gêneros textuais. O Enem quer saber se você sabe codificar e reconhecer os principais gêneros textuais, assim como as suas principais características e os efeitos que eles podem produzir sobre a linguagem. Existe uma infinidade de gêneros de texto, e na prova do Enem você poderá encontrar artigos, poemas, charges, reportagens, histórias em quadrinho, entre outros. É importante saber que gênero textual é diferente de tipo textual, veja aqui quais são os principais tipos textuais.

Enem 2009:

Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual:

a) em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.
b) cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho.
c) em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.
d) que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
e) em que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

Gabarito: D

Norma culta e popular

Outro assunto que frequentemente aparece na parte de Linguagens da prova do Enem é o uso da norma culta e popular da Língua Portuguesa. Este assunto está relacionado às variedades linguísticas, representadas pelos diferentes dialetos e registros presentes na língua portuguesa. É importante o candidato reconhecer e saber respeitar os contextos comunicacionais no qual o locutor do texto está inserido, ou seja, a situação ou contexto histórico-cultural que justifica o uso da norma “padrão” ou “não-padrão” da língua.

Enem 2013:

Até quando?

Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo).
Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto:

a) caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.
b) cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.
c) tom de diálogo, pela recorrência de gírias.
d) espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.
e) originalidade, pela concisão da linguagem.

Gabarito: D

Funções da linguagem

Outro tema presente na matriz de competência e habilidades cobrados na prova do Enem é o conhecimento das funções da linguagem. Este assunto explora a multiplicidade textual da linguagem, que podem ser sintetizadas nas seguintes funções básicas: Função referencial ou denotativa, função expressiva ou emotiva, função apelativa ou conotativa, função Poética, função Fática, função metalinguística.

Enem 2012:

Leia a tirinha de Calvin e Haroldo para responder à questão:

As funções da linguagem podem ser encontradas em vários tipos de textos, inclusive nas histórias em quadrinhos

Para tentar convencer o pai a comprar seu desenho, Calvin empregou uma função de linguagem específica. Assinale a alternativa que indica a resposta correta:

a) função metalinguística.

b) função fática.

c) função poética.

d) função emotiva.

e) função conativa.

Gabarito: E

Figuras de linguagem

Figuras de linguagens também é um dos temas mais recorrentes na prova do Enem, e costumam gerar muitas dúvidas na hora de interpretar uma questão. As figuras de linguagem utilizam o recurso figurativo, atribuindo novos sentidos às palavras diferentes dos seus sentidos semânticos originais. Seu aparecimento é mais recorrente em textos literários, por isso, é importante praticar este tipo de leitura para se acostumar com obras que não adotem linguagens tão diretas e concisas. Além disso, também é indispensável ter conhecimento das principais figuras de linguagens.

Enem 2013:

Disponível em: www.filosofia.com.br. A leitura de charges pode ajudar o candidato a compreender o funcionamento das figuras de linguagem
Disponível em: www.filosofia.com.br. A leitura de charges pode ajudar o candidato a compreender o funcionamento das figuras de linguagem

Pelas características da linguagem visual e pelas escolhas vocabulares, pode-se entender que o texto possibilita a reflexão sobre uma problemática contemporânea ao

a) criticar o transporte rodoviário brasileiro, em razão da grande quantidade de caminhões nas estradas.

b) ironizar a dificuldade de locomoção no trânsito urbano, devida ao grande fluxo de veículos.

c) expor a questão do movimento como um problema existente desde tempos antigos, conforme frase citada.

d) restringir os problemas de tráfego a veículos particulares, defendendo, como solução, o transporte público.

e) propor a ampliação de vias nas estradas, detalhando o espaço exíguo ocupado pelos veículos nas ruas.

Gabarito: B

Literatura

O Enem normalmente não exige do candidato um conhecimento prévio de grandes clássicos da literatura, assim como outros vestibulares costumam cobrar. Entretanto, as questões de linguagens são pautadas em textos que contemplam poesias concretas, literatura contemporânea, tradicional e movimentos literários. Por este motivo, os candidatos devem estar familiarizados com elementos da história da literatura, já que a análise do texto é uma das competências mais cobradas na prova do Enem. (Saiba mais sobre as questões de literatura no Enem)

Enem 2012:

O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela

a) pintura de modelos em planos irregulares.

b) mulher como temática central da obra.

c) cena representada por vários modelos.

d) oposição entre tons claros e escuros.

e) nudez explorada como objeto de arte.

Gabarito: A

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