Entenda a importância de uma rotina de estudo na sua preparação

2277



Um bom desempenho na prova do Enem não depende apenas da combinação entre estudos e concentração. É necessária uma boa preparação para fixar o conteúdo adequadamente, e o melhor caminho para atingir esse objetivo é estabelecendo uma rotina de estudo.

Organização e disciplina são obrigatórios para quem quer se dar bem em qualquer processo seletivo, e não seria diferente com o Enem. A tranquilidade é outro fator importante, ou seja, você precisa se manter tranquilo e confiante quanto ao conhecimento adquirido.

Tudo isso começa com um cronograma bem delineado e seguido à risca. A partir de agora, você vai conferir os motivos para planejar o seu tempo e garantir um preparo eficiente. Acompanhe!

Ter melhor controle de tempo

Uma rotina de estudo eficiente começa com um bom planejamento de tempo, e a organização é fundamental para que todos os conteúdos sejam estudados e revisados.

Você pode separar os conteúdos por blocos, dividindo o tempo e os estudos semanais entre os que você domina melhor, e os que apresentam mais dificuldades. Por exemplo, o plano de estudos pode ser dividido em 1 hora para cada disciplina, repetindo com mais frequência as que forem mais complicadas.

O ideal é que esses blocos não sejam muito longos, para não perder o foco nem tornar a rotina exaustiva. Além disso, é preciso separar um tempo para relaxar, fazer um lanche, beber uma água e descansar a mente.

Aumentar a concentração

Nosso cérebro funciona de maneira condicionada. Isso significa que ele trabalha associando, entre outros fatores, lugares e horários, o que faz da rotina de estudo uma das associações realizadas pela nossa mente.

Quando você segue um cronograma de horário e local, o cérebro fica condicionado a dispor de toda a concentração para aquele momento. Esse é um dos motivos que levam os especialistas a não indicarem os estudos na véspera de uma prova: a mente precisa de tempo e repetição para que as memórias sejam fixadas e possam ser usadas na hora do teste.

Mantenha-se concentrado no seu plano de estudos e não sabote nenhum dia. Tornando essa prática um hábito regular, você treina o cérebro para absorver as informações com mais eficiência e aumenta as chances de dominar o conteúdo na hora da prova.

Revisar o conteúdo

Revisar o conteúdo é sempre importante, e muitas pessoas deixam essa etapa passar batida por falta de tempo. A revisão é fundamental para que nenhum detalhe fique para trás, de modo que você tenha certeza de que está em dia com os assuntos, e deu o melhor de si com o objetivo aprender todo o conteúdo.

É interessante criar um caderno de revisão e traçar mapas para revisar semanalmente, evitando que as matérias sejam acumuladas e proporcionando uma nova chance de entender um conteúdo que não ficou bem esclarecido.

Inserir os simulados na rotina de estudo

Não são apenas as revisões que podem ser negligenciadas por falta de tempo. Muitos estudantes se esquecem da importância do simulado, algumas vezes por falta de organização da rotina.

Ao refazer as provas antigas do ENEM, você se habitua aos conteúdos cobrados e, de quebra, pode testar os seus conhecimentos. A internet é uma aliada fundamental nesse momento, pois é nela que você encontra esses arquivos.

O melhor de tudo é que existem centenas de vídeos comentando as questões, ou seja, se você ficou com alguma dúvida, dificilmente vai ficar sem resposta.

Estabelecer prioridades

Para que você não negligencie os estudos e nem a vida pessoal, é necessário estabelecer as prioridades da sua rotina. Quando você se organiza, começa a perceber as brechas que tem no seu dia a dia, e consegue se programar para preenchê-las.

Refeições, bate-papo com os amigos, descanso, redes sociais, revisões, simulados e os próprios estudos podem ser perfeitamente alinhados durante o tempo de preparação para o ENEM, e fica mais fácil quando se tem uma visão ampla da sua rotina.

Planejando o que estudar todos os dias, você não fica perdido entre os conteúdos, os estudos se tornam mais produtivos e, consequentemente, você consegue encaixar melhor seus momentos de lazer.

Descobrir seu método de estudos

Uma rotina de estudos em que você consegue observar o tempo que leva para desenvolver cada atividade é fundamental para descobrir o método mais adequado ao seu aprendizado.

Cada indivíduo aprende de uma forma particular — para alguns o melhor são as videoaulas, para outros pode ser os simulados online. E você, sabe o que é mais eficiente para os seus estudos?

Teste, leia, resolva e verifique o que aprendeu por meio de simulados e exercícios. Veja quantos acertos e qual o seu entendimento sobre determinado conteúdo utilizando variados métodos de estudo, cronometre o tempo e planeje sua rotina de acordo com o que constatou ter mais facilidade.

Adquirir mais confiança

Outra característica de quem vai bem na prova do ENEM é a confiança em si mesmo, e ela tende a aumentar quando estamos satisfeitos com o desempenho obtido nas mais diversas ações da nossa vida.

Ao estabelecer uma rotina de estudo, você fica mais confiante, pois consegue enxergar claramente a evolução no aprendizado. A cada simulado bem realizado, os avanços no conteúdo, o domínio em assuntos que antes despertava muitas dúvidas, você percebe o quanto é capaz.

Esse sentimento se reflete na hora da prova. Confiante, a tendência é que você faça uma prova com mais tranquilidade.

E se mesmo com todas essas dicas para você parece ser muito difícil estabelecer uma rotina, a boa notícia é que já existem aplicativos, blogs e plataformas de estudos online que foram pensadas para ajudar nessa difícil tarefa. Pesquisa por essas ferramentas e descubra qual melhor se encaixa ao seu perfil!

Percebeu como manter uma rotina de estudo pode ser crucial para que você alcance um bom desempenho no ENEM? Não se trata apenas de planejar, mas de condicionar o corpo e a mente, além de se conhecer melhor — vantagens que poderão ser levadas por toda a vida!

Que tal conferir mais dica para mandar bem na prova? Siga nosso perfil no Facebook, Twitter, Instagram ou no YouTube e fique ligado nas novidades!