Veja 7 dicas de como colocar os estudos em dia

como colocar os estudos em dia: estudante negra segurando livros.

Para ser aprovado no Enem e nos demais vestibulares, é muito importante possuir uma rotina de estudos, um cronograma que auxilie e guie o que deve ser estudado etc. A administração dos estudos exige dedicação e muita organização para evitar atrasos e acúmulo de matérias a serem estudadas. Porém, por vezes, isso é inevitável e, por isso, é fundamental que o aluno conheça estratégias de como colocar os estudos em dia. 

Pensando nisso, iremos te mostrar 7 dicas práticas de como colocar os estudos em dia, mantendo a organização e a produtividade nos estudos. Bora?

7 dicas práticas de como colocar os estudos em dia

Você preparou um cronograma de estudos, definiu os conteúdos e horários para estudar, mas, quando menos se deu conta, ficou com um monte de matéria atrasada e acumulada. Reconhece essa história? 

Pois é, isso é muito comum entre estudantes. Pela quantidade de conteúdos cobrados nos processos seletivos, nem sempre é tão simples estudar tudo dentro de um prazo estabelecido.

Por isso, veja nossas dicas de como colocar os estudos em dia para evitar que atrasos no cronograma ocorram! 

1. Liste todos os conteúdos atrasados

O primeiro passo a ser tomado após perceber o atraso em relação a alguns conteúdos é identificar quais são eles. Portanto, liste todos eles, os pontos específicos da matéria e o que é mais urgente no momento.

Uma das estratégias de como colocar os estudos em dia é saber dar prioridade ao que aparenta ser mais necessário naquele momento.

Ou seja, após organizar e conseguir visualizar todos os conteúdos atrasados, comece separando os que você possui mais dificuldade, aqueles que você precisa estudar para dar continuidade a outro conteúdo vinculado, ou o que cai com mais frequência no exame que será prestado etc. 

2. Defina horas extras de estudo 

Optar por dar uma pausa no cronograma atual para “tirar o atraso” do que ficou para trás é um erro comum entre os estudantes ao perceber que está com muito conteúdo acumulado. Ao fazer isso você acaba atrasando ainda mais o que deveria ser estudado, virando uma grande bola de neve. 

Por isso, após ter verificado tudo o que está acumulado e definido as prioridades, você pode determinar algumas “horas extras”. Pois é, infelizmente será preciso adicionar um horário a mais, que não está dentro do tempo estabelecido, para desacumular os conteúdos passados

Por exemplo, após cumprir tudo que está em seu cronograma de estudo, adicione mais uma hora para se dedicar às matérias atrasadas. Isso pode ser um desafio, claro, pois você terá que abdicar de uma parcela do seu horário de descanso ou destinado a outra atividade para desacumular os estudos. Pense que esse esforço vai te ajudar a reorganizar os estudos. 

3. Reveja o seu cronograma de estudos

Uma dica super necessária de como colocar os estudos em dia, é buscar as causas que te levaram a atrasar e acumular matérias. Entendendo essas razões, facilita descobrir os meios para evitar que isso aconteça novamente.

Sendo assim, reveja o seu cronograma de estudos e analise se ele está muito sobrecarregado, ou seja, se o volume de matérias por semanas ou dias está muito alto, de forma que esteja ultrapassando seus limites para dar conta de tudo. 

Caso isso esteja acontecendo, procure ajustar a distribuição de conteúdos e horários, buscando sempre ser realista com a sua própria rotina, limites, facilidades e dificuldades.

4. Entenda sua rotina 

Mesmo após seguir os passos acima, se você ainda não estiver sabendo como colocar os estudos em dia, analise também todos os detalhes da sua rotina. Isto é, como está a sua alimentação, horários de dormir e despertar, tempo de lazer etc. 

Muitas vezes, além de falta de organização, os motivos que estão contribuindo para que a sua produtividade caia e, consequentemente, acarrete um menor ritmo nos estudos, podem ser fatores fisiológicos. 

Dessa forma, cheque como estão os seus cuidados pessoais, tanto físicos quanto psicológicos, pois isso com certeza te auxiliará a manter a qualidade da sua aprendizagem evitando o atraso de matérias. 

5. Tenha objetivos claros 

Não deixe que os conteúdos atrasados te coloquem para baixo, desestimulem ou causem uma certa afobação. Isso é muito comum entre os estudantes e, vamos ser realistas, pra tudo há uma solução! 

Por isso, procure relembrar quais são os seus maiores objetivos através dos estudos. Seja para ajudar outras pessoas, se tornar mais inteligente ou ser aprovado no vestibular. Mentalize seus propósitos, pois isso irá te estimular a superar as dificuldades e a não desanimar nos estudos. 

6. Peça ajuda sempre que precisar

Não ter vergonha de pedir ajuda ou buscar meios que te ajudem com os estudos. Logo, se você estiver com muitos conteúdos atrasados, vale pedir auxílio a um professor ou colega que domina determinada matéria. Essa pessoa vai te orientar sobre a melhor forma de estudá-la ou explique os pontos que você mais sente dificuldade. 

Buscar outras formas para colocar os estudos em dia também é super válido. Isso pode ser feito por videoaulas, artigos mais resumidos e listas de exercícios que facilitam a compreensão do conteúdo. Assim você não precisa dedicar tanto tempo ao estudo, e, melhor ainda, não se atrasar com os conteúdos. 

7. Organização 

Por fim, a organização é um ponto fundamental para você não acumular as matérias. A ordem com os horários, o ambiente de estudos, a rotina etc, fará com que a sua aprendizagem tenha qualidade e que você consiga ser mais produtivo e focado.

Portanto, desenvolver o hábito da organização é muito importante para quem pretende cumprir um cronograma de estudos e de fato conseguir ingressar no ensino superior

Organize seu material, mantenha o seu local de estudos sempre limpo e separe os livros e materiais didáticos que serão utilizados no dia. Cumpra também com os horários estabelecidos, tentando ser responsável e pontual.

E, finalmente, busque desenvolver uma organização mental. Leia bons livros, tire momentos para relaxar e tenha boas noites de sono, pois isso te auxiliará a assimilar e compreender o processo de aprendizagem.


Gostou das dicas de como colocar os estudos em dia? E para dar continuidade às suas pesquisas, que tal ler o nosso próximo artigo sobre como organizar o tempo de estudo?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp