Tempo de estudo: 8 dicas para se organizar e aprender muito mais!

Como organizar o tempo de estudo conforme sua necessidade

Tempo de estudo: imagem de uma mão segurando um cronômetro

Existe um tempo de estudo ideal? A verdade é que a quantidade de horas para estudar varia muito de pessoa para pessoa. Isso porque, cada um tem diferentes estilos para aprender os conteúdos.

Neste artigo, vamos falar sobre as horas de estudo necessárias e dicas para você planejar seu tempo de forma eficaz para ter mais foco e produtividade no seu aprendizado. Bora lá?

Tempo de estudo recomendado

Em tese, são recomendas 4 horas diárias para estudar, mas não existe uma descrição correta para isso. Essas horas podem variar bastante, pois é importante avaliar alguns fatores que dependem exclusivamente de você. São eles:

  • Qual é o seu curso escolhido?
  • Quais matérias você tem mais dificuldade?
  • Você irá estudar por conta própria ou em curso pré-vestibular?
  • Qual período do dia você irá se dedicar aos estudos?

Definido tudo isso, o primeiro passo a fazer é um plano de estudo com todas as matérias que serão cobradas no vestibular. Assim já é possível dividir o tempo conforme as disciplinas e seu grau de dificuldade.

Sendo assim, o número de horas para estudar vai seguir o seu próprio ritmo! Agora, vamos ver algumas dicas para organizar seu tempo de estudo?

7 dicas para organizar o tempo de estudo

Além dos itens apresentados acima, outro ponto a se considerar é a qualidade na hora de estudar e não só o tempo de estudo.

Isso porque, manter o foco total por um período mais curto de tempo pode trazer mais resultados, pois nada adianta ficar horas diante de um livro sem conseguir fixar nada. 

A seguir, listamos mais algumas dicas para você!

1. Conheça o seu estilo de aprendizagem

Se cada pessoa aprende melhor de uma forma do que outra, saber o seu estilo ajuda muito no seu processo de estudo. Nesse sentido, confira alguns estilos mais comuns de aprendizagem: 

  • Auditivo/musical: aprende com sons e música;
  • Visual: aprende com imagens e vídeos;
  • Físico: aprende com atividades mais práticas;
  • Verbal: aprende com palavras;
  • Social: aprende em grupo;
  • Lógico: aprende com o raciocínio lógico e sistemas;
  • Solitário: aprende estudando sozinho.

E aí? Por qual deles você acha que aprende melhor?

2. Atente-se aos seus horários

Para estipular o seu tempo de estudo, você precisa anotar quais são os seus compromissos fixos e os horários que eles acontecem.

Também é válido considerar o horário de despertar e dormir, assim como as refeições diárias. Com isso, é possível visualizar os momentos de tempo livre para poder dividir e organizar quais os horários serão utilizados para estudar.

3. Elabore um cronograma

Outra dica é elaborar um cronograma de estudos e mantê-lo sempre à vista. Ele pode estar no seu celular, no computador, mas também é importante que ele seja impresso para fazer parte do seu material.

Com a ajuda do calendário, você vai acompanhar de forma mais organizada todo o conteúdo que precisa ser estudado, as tarefas que já conseguiu terminar e saber quais atividades precisa colocar como prioridade.

4. Prepare um local de estudos organizado

Um ambiente perfeito de estudo precisar ter uma boa iluminação, de preferência a luz natural. Também é fundamental escolher um lugar da casa em que você possa se concentrar, que não haja barulhos nem distrações.

Também vale o cuidado com a postura ao utilizar uma cadeira e uma mesa adequadas. Além disso, você ainda vai organizar melhor seus materiais de estudos e evitar estar sempre procurando por eles.

5. Defina as prioridades

Mais uma dica para organizar seu tempo de estudo é começando pelas tarefas mais importantes. Normalmente as primeiras horas de estudo são as que você tem mais concentração. Por isso, começar pelas matérias mais difíceis e aproveitar esse momento de energia e atenção faz toda a diferença.

Dessa maneira, você pode deixar as matérias que considera fáceis ou que mais gosta mais para o final da rotina de estudos. Porque este é o momento em que o cansaço chega, porém esses conteúdos exigem menos esforço.

6. Evite a procrastinação 

Sabendo estipular seu tempo de estudo até aqui, está na hora de evitar os momentos de procrastinação e baixa produtividade. Para isso, você precisa refletir sobre o que te distrai nesse momento tão importante para o seu aprendizado.

Como dito anteriormente, o ideal é estudar em um ambiente organizado e isolado de distrações, como televisão, som, familiares etc. Sendo assim, procure um local silencioso e certifique-se de que seus familiares estejam cientes e respeitem seu momento de estudo.

7. Utilize todos os recursos disponíveis

Além de todas as dicas citadas acima, você também pode contar com vários recursos na internet para organizar e otimizar o seu tempo de estudo. 

Utilize todos os materiais que puder, seja vídeos, podcasts, e-books gratuitos, simulados, jogos etc. Fazer atividades diferentes tornam o aprendizado mais agradável e menos cansativo! 

Esperamos que você tenha gostado das dicas para deixar seu tempo de estudo mais organizado! Aproveite para ler nosso próximo artigo para acabar com a preguiça na hora de estudar!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp