6 dicas sobre como desacumular matéria atrasada

Como desacumular matéria: imagem uma menina com vários post-its pelo corpo

Como desacumular matéria? Se, por algum motivo, você não conseguiu seguir à risca seu cronograma de estudos e deixou algum conteúdo acumular, você provavelmente já se fez essa pergunta! Acertei? A boa notícia é que existem dicas valiosíssimas que podem resolver seu problema!

Antes de mais nada, vamos deixar uma coisa bem clara aqui: é normal não cumprir todos os prazos estipulados no seu cronograma e deixar uma ou outra matéria atrasada. Não se preocupe! Isso acontece até com os alunos mais organizados e disciplinados, afinal, ninguém controla os imprevistos da vida, né?

Mas agora vem a parte boa: com organização e planejamento, você pode reverter essa situação. Continue lendo para descobrir nossas 6 dicas sobre como desacumular matéria!

Por que eu deixei a matéria ficar acumulada?

Como mencionamos, a vida tem muitos imprevistos! Você pode até tentar, mas é impossível cumprir todos os seus planos, porque nunca se sabe o dia de amanhã. Aliás, a pandemia serviu para nos lembrar exatamente isso, né? 

Pois bem, se você montou um cronograma de estudos e se perdeu no meio do caminho, é importante saber o que aconteceu. Essa é a melhor forma de buscar uma solução que seja realmente eficiente para não deixar isso acontecer novamente. 

Tente lembrar o que aconteceu nos últimos dias, quando você deixou acumular matéria. Você ficou doente e precisou ir ao médico? Alguém da sua família adoeceu? Você passou mais tempo do que o normal no trânsito por causa de atrasos no horário dos ônibus? Ou você só não fez um bom gerenciamento do seu tempo e da sua rotina? Avalie tudo isso!

6 dicas sobre como desacumular matéria

Agora chegamos à parte mais importante deste artigo: as nossas 6 dicas sobre como desacumular matéria. Confira todas elas a seguir:

1. Faça um novo plano de estudos

É necessário que você faça uma lista com todos os assuntos pendentes, em andamento e concluídos. Você pode organizá-los em 3 colunas para saber o que você deixou atrasar, o que você está aprendendo no momento e o que será estudado no futuro.

Feito isso, é hora de criar seu novo plano de estudos, a fim de determinar como você vai desacumular a matéria atrasada sem parar de estudar conteúdos novos. Para tanto, você deve reorganizar seus horários. É bem provável que seja necessário estudar aos finais de semana. Mas acontece, né?

2. Continue estudando matérias novas

Nossa próxima dica sobre como desacumular matéria é: continue estudando matérias novas. Se você deixar de estudar os outros conteúdos do seu cronograma só para colocar a matéria atrasada em dia, você sempre terá matéria acumulada. Para não cair nessa armadilha, é importante estudar aos finais de semana. 

3. Entenda o que está atrasado

Como explicamos, é importante fazer uma lista de conteúdos pendentes, em andamento e concluídos. Assim, você vai entender direitinho o que está atrasado e o que precisa colocar em dia. Essa é uma ótima tática para selecionar o que deve ser priorizado nos estudos, caso você não esteja com tempo para estudar tudo que acumulou. 

4. Planeje metas alcançáveis

Ao fazer seu novo plano de estudos, não adianta estipular prazos inalcançáveis ou que vão te deixar sobrecarregado. Você deve se planejar com base na sua disponibilidade de tempo. Portanto, é interessante mapear sua rotina para além dos estudos. Como é a organização da sua semana? Quais são as outras atividades que você realiza? Lembre-se de considerar, também, o tempo de descanso!

5. Escolha um bom local de estudos

A quinta dica sobre como desacumular matéria é: escolha um bom local de estudos. O local ideal tende a colaborar com a sua concentração, o que é indispensável para ter um bom rendimento. É importante ter um local iluminado e silencioso para estudar. 

6. Defina o seu objetivo

Por fim, mas não menos importante, nossa última dica sobre como desacumular matéria: defina seu objetivo. Se você está se preparando para o Enem e demais vestibulares, já sabemos que o seu objetivo é ingressar no ensino superior, né? Portanto, lembre-se que precisa se manter focado e estudar bastante para conquistar a aprovação. 


Esperamos que o nosso conteúdo sobre como desacumular matéria tenha sido útil para você dar aquela reorganizada no seu cronograma de estudos. Agora, que tal conferir o nosso artigo sobre como estudar para o Enem sozinho?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp