Curso preparatório para o Enem: 7 fatores antes de escolher o seu!

Como escolher o curso preparatório para o Enem ideal para o seu perfil de estudante

Curso preparatório para o Enem: imagem de vários estudantes correndo pelo corredor de uma escola

Você já pesquisou algum curso preparatório para o Enem? Para garantir um estudo orientado e focado na aprovação dessa prova, fazer um cursinho é uma ótima ideia!

Na hora de decidir em qual deles estudar, é importante considerar alguns fatores importantes, já que se trata de um investimento que envolve o seu futuro. 

Para ajudar você a identificar e pesquisar tais itens, preparamos este artigo ensinando a conferir cada detalhe! Bora lá?

Créditos da imagem: michaeljung/DepositPhotos

Como escolher um curso preparatório para o Enem?

Como dissemos no início, um curso preparatório para o Enem é considerado um investimento para o seu futuro, já que ele ajuda na sua preparação para o dia da prova e, consequentemente, a conquistar a vaga no curso superior dos seus sonhos!

Até aí tudo certo! Mas, como escolher o melhor curso para o Enem? O que é preciso levar em consideração? 

A seguir, preparamos uma lista com 7 itens indispensáveis para que você faça a escolha do curso ideal para o seu estudo: 

1. Busque por referências

A primeira sugestão para você que busca por um curso preparatório para o Enem é buscar a referência da empresa ofertante. É possível fazer isso com amigos ou pela internet mesmo. 

Por exemplo, você pode perguntar para algum estudante do curso, verificar se ele gosta das aulas e dos professores. Já na pesquisa pela internet, busque por depoimentos e avaliações. 

Também vale analisar as redes sociais, ver o perfil dos seguidores e como eles reagem às publicações que são feitas. Tudo isso reflete bastante sobre o trabalho feito pela instituição.

2. Confira a lista de alunos aprovados 

Outra forma de avaliar se o curso preparatório para o vestibular é de qualidade é verificando a lista de aprovados. A dica é contabilizar quantos estudantes ingressaram pelo Sisu, Prouni ou Fies em universidades mais procuradas no país.

Outra forma é avaliar a quantidade de alunos que passaram para cursos mais concorridos, como, por exemplo, Medicina, Direito, Engenharias etc.

Muitos cursos disponibilizam em seus sites e redes sociais os depoimentos dos próprios alunos contando sua trajetória até a entrada na faculdade! 

3. Conheça a metodologia de ensino 

Essa dica também é muito boa, afinal já se foi o tempo em que o ensino era feito de forma rígida e automatizada. Nesse sentido, é importante descobrir como as aulas são ministradas no curso, se os professores utilizam recursos tecnológicos, se os métodos visam a melhor preparação do aluno para a prova etc.

Pode existir algum curso preparatório para o Enem que não tenha nenhuma preocupação com esses detalhes, buscando somente aumentar a quantidade de alunos nas turmas. Porém, existem cursos ótimos que se preocupam em transmitir o conteúdo e colaborar com o conhecimento do aluno. 

Esses últimos estão ligados nos métodos e práticas de ensino mais modernos e que estimulam o aluno a ter mais interesse pela matéria. 

4. Avalie o material didático disponibilizado

Outro aspecto importante para verificar um curso preparatório para o Enem é sobre o material utilizado pelos estudantes. As apostilas abordam todo o conteúdo exigido no Exame? São bem explicativas, trazem exemplos, exercícios?

Verificar isso faz toda a diferença, pois muitos cursos criam o seu próprio material didático. Assim, o seu conteúdo é elaborado por uma equipe pedagógica especializada, de forma a ser mais facilmente compreendido pelos estudantes.

5. Verifique o currículo dos professores

Verificar a qualificação dos professores é outro item importante para saber a sua formação e experiência. Afinal, quanto mais especialista é o profissional, mais ele sabe a matéria e tem melhores condições de ensinar.

Entretanto, essa habilidade também deve ser questionada. Entre um professor com doutorado completo, mas que não consegue se fazer entender, e outro com mestrado incompleto, mas que transmite o conteúdo de maneira fácil e divertida, escolher a segunda opção é melhor, concorda?

Para verificar isso, você pode fazer uma busca pelo currículo lattes dos docentes e também verificar alguns vídeos que são disponibilizados no YouTube. Muitos cursos transmitem lives e outros conteúdos ricos em seus canais com a participação dos professores. 

6. Verifique se são aplicados simulados

Outra forma de analisar um curso preparatório para o Enem é verificando se ele realiza provas simuladas, em ambiente e condições muito parecidos com a prova de verdade.

Este é um fator essencial, pois você precisa se acostumar com o formato da prova, o tempo e os tipos de questões, para que tenha mais confiança no dia da aplicação. 

Afinal, se você já se submeteu a uma prova estilo Enem, não tem por que não dar tudo certinho na hora do “vamos ver”, não é verdade?

7. Leve em conta o valor do curso

Por fim, um último detalhe para escolher o curso preparatório para o Enem ideal para você é analisar o custo. Ou seja, quanto você ou seus responsáveis podem investir na sua preparação para o Exame. 

Alguns preparatórios oferecem descontos, bolsas de estudos e até parcelam o valor total sem juros para alunos como você, que buscam pela aprovação e querem uma oportunidade de cursar o ensino superior. 

Ah, e tenha bastante atenção ao contrato antes de assiná-lo. Veja se existem outros gastos embutidos, como taxas, ou multa em caso de desistência. 

Quem não tem condições financeiras para pagar um curso, pode procurar os cursinhos comunitários ou populares. Eles são gratuitos ou cobram apenas uma taxa de matrícula ou mensalidade com valor bem acessível.

Conheça o QG do Enem: o melhor curso preparatório do Enem no Brasil

Agora que você conferiu todos os itens para escolher o curso preparatório para o Enem, vamos apresentar o QG do Enem!

O QG do Enem é uma plataforma de estudo personalizado para você que quer alcançar uma boa nota no Enem! Se você ainda não conhece o site, dá uma olhadinha nos vários benefícios do nosso curso preparatório:

  • videoaulas: você terá acesso a mais de 8 mil videoaulas com os melhores professores;
  • material de apoio: disponibilizamos o material da aula e as questões com gabarito, o que ajudará você a revisar e colocar em prática o que assistiu;
  • monitoria: você tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre os conteúdos assistidos e esclarecer melhor os pontos necessários para que se sinta bem preparado. O calendário é disponibilizado com os dias e os horários das monitorias;
  • correções de redação detalhadas: nós temos o cuidado de apontar os pontos fortes e a serem melhorados nas redações. Você receberá um feedback detalhado por competência;
  • temas de redação: oferecemos um banco com mais de 300 temas inéditos para que você possa treinar e desenvolver sua escrita;
  • simulados com TRI: nossos simulados possuem o método TRI de correção, o mesmo utilizado pelo Enem.

Além disso, temos vários alunos aprovados em cursos e faculdades bastante concorridos! Dá uma olhadinha no site para conferir o que eles falam do nosso curso! 

E aí, bora começar seu curso preparatório para o Enem conosco? Aproveite também para montar o seu cronograma de estudos e iniciar este percurso com o pé direito!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp