Vale a pena fazer um cursinho pré-vestibular online?

cursinho pré-vestibular online - moça em frente a um computador, segurando uma caneta nas mãos, estudando.

Você já pensou em fazer um cursinho pré-vestibular online? É comum muitos alunos que estão se preparando para o Enem e demais vestibulares optarem pelo cursinho online. Seja pela facilidade de acesso, mais possibilidades de escolha ou maior liberdade nos estudos. 

Mas, se você está pensando em fazer um cursinho pré-vestibular, e ainda possui algumas dúvidas sobre o ensino online ou presencial, este artigo é pra você! Nós vamos te mostrar quais são os pontos positivos e negativos de fazer um cursinho online. Se liga!

Créditos: AndrewLozovyi / depositphotos
LoansCashNetUSA.

Vantagens do cursinho pré-vestibular online

1. Maior flexibilidade 

No cursinho pré-vestibular online, uma das maiores e mais atrativas vantagens para os estudantes é a flexibilidade que essa modalidade oferece.

Isso acontece, pois, normalmente as aulas dadas de maneira online ficam gravadas em uma plataforma. Assim, o aluno pode optar por assisti-las no horário mais favorável. E também revê-las quantas vezes achar necessário.

Logo, o estudante dispõe de maior liberdade para organizar sua rotina e horários da forma como achar melhor.

No cursinho presencial, isso não seria possível. Pois as aulas são dadas em horários específicos e determinados pela própria instituição. 

Essa flexibilidade é de grande vantagem para estudantes que além de se dedicar a vida de estudos, também trabalham, possuem filhos ou fazem outras atividades que demandam mais tempo.

2. Custo

Cursinhos presenciais normalmente costumam cobrar uma mensalidade maior do que os cursinhos pré-vestibulares online.

Isso por conta da necessidade de manter toda a estrutura, professores e organização do ambiente presencial.

Já os cursinhos online são oferecidos em plataformas virtuais. Dessa forma, o valor acaba tornando-se muito mais acessível. 

Outro fator é o deslocamento. No cursinho online, o custo com transportes e, eventualmente, a necessidade de fazer alguma das refeições em estabelecimentos comerciais é praticamente nula, uma vez que todas as atividades são realizadas na própria casa do estudante.

3. Otimização do tempo 

Além do custo com transportes ser evitado no cursinho pré-vestibular online, o tempo que seria gasto no deslocamento da residência do estudante até o local do cursinho é inexistente. 

Logo, o tempo de estudo pode ser otimizado. Pois não haverá interrupções entre uma aula e outra, intervalos ou demais distrações que, possivelmente, acontecem no ambiente presencial. 

4. Maior liberdade ao aluno 

Em cursinhos pré-vestibular é comum encontrarmos alunos que estão há mais de um ano se preparando e concorrendo a vaga do curso desejado. Principalmente se for um curso muito concorrido. 

Esses alunos já sabem exatamente o que precisam estudar, quais matérias precisam se dedicar mais, onde estão seus pontos positivos e negativos etc.

Logo, com o cursinho pré-vestibular online, eles podem mostrar um cronograma de estudos personalizado e de acordo com as suas prioridades. O que seria inviável no cursinho presencial, já que o cronograma de aulas e conteúdos é pré-determinado pelos coordenadores e professores do curso. 

Desvantagens do cursinho pré-vestibular online 

1. Exige muito mais disciplina 

Como comentamos, no cursinho pré-vestibular online o aluno possui muito mais liberdade, porém isso implica também mais responsabilidade. 

Isso se deve ao fato de, como o estudante passa a decidir e organizar a própria rotina de estudos, cabe a ele ter mais foco e disciplina para determinar os melhores horários de estudos. Assim como o tempo necessário para se dedicar em cada matéria e a constância nos estudos.

Pois, diferentemente do cursinho presencial que tem os professores e conselheiros do próprio curso para incentivar e cobrar resultados dos alunos, no online isso é feito de maneira autônoma. 

2. Falta de socialização 

Os cursinhos presenciais costumam ter suas salas de aula cheias e turmas com uma grande quantidade de alunos.

Dessa forma, a rotina de estudos no cursinho pode se tornar mais leve com a companhia de outras pessoas e amizades. Além de sempre ser possível trocar ideias e discutir assuntos entre os colegas.

No cursinho online, esse contato direto não é possível, por isso, torna-se um estudo muito mais solitário. 

3. Organização 

Além da organização e disciplina estabelecidos na rotina, também é necessária uma organização física do ambiente de estudo.

Por isso, pessoas que optam pelo cursinho pré-vestibular online, precisam estar mais atentos à ordem do próprio ambiente de estudos.

Ter um local fixo, limpo, iluminado e arrumado é fundamental para que se façam boas horas de estudo. Porém, não são todos que possuem circunstâncias adequadas para atender todas essas condições.

4. Motivação 

O aluno que opta por estudar sozinho de forma EaD, deve ter muito claro seus objetivos, pois, estudar só nem sempre é fácil. 

Pela falta de socialização, incentivo direto de professores e, em alguns casos, até psicólogos disponibilizados pelo próprio curso presencial, o aluno que decide pelo cursinho pré-vestibular online deve focar naquilo que o motiva.  

Como escolher o melhor cursinho pré-vestibular online?

Visto todas as vantagens e desvantagens do cursinho online, o próximo passo é: como escolher o melhor cursinho online dentre tantas opções? 

O primeiro passo é analisar os pacotes oferecidos pelo cursinho. Ou seja, quantas aulas serão dadas, se possui correções de exercícios, monitorias, simulados, correções de redação etc.

Analise tudo aquilo que o cursinho online oferece e veja se está dentro do que você precisa para ter sua aprovação nos vestibulares.

Aqui no QG do Enem, nós temos diversos planos de estudos personalizados para cada estudante. Além de contar com correções de redação, simulados, aulas ao vivo, materiais de apoio e monitoria. Vale a pena conferir! 

Outro fator importante para a escolha de um cursinho, é a plataforma utilizada. Atente-se se ela é bem organizada, intuitiva, tem outras ferramentas e é de fácil acesso. Pois já que você irá acessá-la diariamente e será o seu espaço de estudo, é importante que você goste do seu formato. 

E por último, veja os depoimentos de outros estudantes sobre o cursinho. Avalie tanto os comentários positivos quanto negativos para tomar a melhor decisão! 

Espero que este conteúdo ajude você a tomar a melhor decisão sobre o cursinho pré-vestibular online! E como você está nesse processo de preparação para os vestibulares, que tal ler o nosso próximo artigo no blog sobre como conseguir bolsas de estudos em 2022

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp