Sisu Não É Um Bicho de Sete Cabeças

O Sistema, que oferece vagas no ensino superior público com base nas notas do Enem, é mais simples do que você imagina.

2571
Postado: 20 de janeiro, 2020
sisu

Depois de ter em mãos a sua nota do Enem, é a vez de se candidatar a uma vaga em instituição pública de ensino superior. E o local para fazer isso é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação. Basicamente, ele concentra todas as vagas das instituições que optam por utilizar a nota do Enem como única fase de seus processos seletivos.
A inscrição no Sisu é feita exclusivamente pela internet, gratuitamente, em uma única etapa. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. Confira a seguir os detalhes do Sisu e veja que o sistema é mais fácil do que você imagina.

sisu

Inscrição

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição, feita gratuitamente pela internet (http://sisu.mec.gov.br). Você precisa apenas de seu número de inscrição e senha no Enem requerido para a edição. Se não se lembrar da senha, é possível recuperá-la no site do Enem.
Na inscrição, você escolhe entre as vagas, definindo se deseja concorrer às de ampla concorrência, às de lei federal de cotas ou às destinadas a políticas afirmativas das instituições. Lembrando que, as informações a respeito das instituições participantes, quantidade de vagas e respectivos cursos estarão disponíveis para consulta, no site do Sisu, antes da abertura das inscrições.
Durante o período de inscrição, é possível alterar suas opções, sendo considerada válida a última inscrição confirmada.

Atenção sisu 1

Cotas

Algumas instituições de ensino ofertam uma parte de suas vagas para as políticas de cotas raciais e sociais. Assim, em determina dos cursos, pode haver três modalidades de concorrência: ampla concorrência, vagas reservadas para cotas e ações afirmativas da instituição. No momento da inscrição, você deverá optar por uma dessas modalidades.
Se decidir concorrer por uma determinada modalidade de concorrência, estará disputando apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o Sisu selecionará os que possuírem as melhores notas no Enem.
O sistema também permite que as instituições adotem um bônus à nota obtida pelo candidato no Enem como forma de reserva de vagas (cotas). Dessa maneira, o estudante beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

atenção sisu 2

Notas

No momento em que você acessar o Sisu, com seu número de inscrição e a senha no Enem, ele recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem requerido para a edição.
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Assim, quando você se inscreve nelas, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando a seguinte ordem de critérios:

sisu 3

 

Resultado e Matrículas

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.
Se você for selecionado, confira o prazo para matrícula no cronograma do Sisu e verifique junto à instituição de ensino em que foi aprovado, os locais, horários e procedimentos para matrícula – só dessa forma será confirmada a ocupação da vaga.
O resultado do Sisu poderá ser consultado no site do sistema, em seu Boletim de Acompanhamento, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

Lista de Espera

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibiliza às instituições participantes uma lista de espera a ser utilizada, prioritariamente, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar dessa lista, você deverá manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Prouni

Os estudantes que se inscrevem no Sisu também podem disputar uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos (Prouni), a qual varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada.
O Sisu e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos. Porém, se você for selecionado pelo Prouni, o candidato deverá optar pela bolsa de estudos ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita. Essa regra vale também para quem já possui a bolsa do Prouni e se candidata a uma vaga do Sisu.

atenção sisu 4