Quer cursar Medicina? Confira 9 séries para estudar e se inspirar

A época de preparação para quem quer passar no vestibular para Medicina é de intensa dedicação aos estudos — e para quem já está na faculdade não é diferente. Contudo, respirar é preciso e dá para se dedicar mesmo nos momentos de lazer, utilizando as séries para estudar.

Isso mesmo, você leu direito! Os seriados podem ser ótimas fontes de inspiração para você mergulhar de cabeça em busca do diploma. A temática médica costuma ser bem presente nas produções e a diversidade de títulos nesse segmento são enormes.

Confira a lista que preparamos para você maratonar e imaginar como será a sua rotina após a formatura e, quem sabe, se apaixonar nessa área. Acompanhe!

1. Dr. House

House é uma das séries para estudar que vai marcar a sua vida. Mesmo se você nunca assistiu a série, já deve ter ouvido falar. O sucesso não é à toa! A história é muito boa, a construção dos personagens é fantástica e quem assiste conclui as temporadas querendo o lugar do protagonista, o Dr. Gregory House, interpretado por Hugh Laurie.

No programa, o Doutor é um dos mais competentes médicos do mundo, especialista infectologia e nefrologia, e resolve os mais complexos casos da Medicina por meio dos seus diagnósticos muito bem embasados.

O mau humor é uma das principais características do personagem que, com seu jeito ríspido, explica durante as oito temporadas os mais variados problemas de saúde, desde uma endometriose até doenças mais sérias e desconhecidas do público leigo, como a sarcoidose.

2. Grey’s Anatomy

Tão famosa quanto House, Grey’s Anatomy é a série médica queridinha dos brasileiros depois da sua entrada na Netflix.

A pressão na qual os residentes são submetidos muito se assemelha à realidade, segundo alguns médicos, e os plantões exaustivos também são um retrato da vida real, assim como alguns dilemas enfrentados pelos personagens.

Entretanto, como qualquer seriado, há uma parcela de realidade em meio a situações fictícias. Felizmente, no mundo em que vivemos, a morte para os casos apresentados não são um final tão comum quanto em Grey’s.

3. The Resident

The Resident também merece entrar para o hall das séries para estudar, ao mostrar os dois lados da medicina moderna, apontando a precariedade dos hospitais públicos dos Estados Unidos.

O seriado teve sua estreia em 2018 e retrata o conflito entre duas gerações de médicos: o jovem residente e o doutor mais experiente. As histórias são dramáticas, mas recheadas de dedicação.

4. E.R

Nos anos de 1990, a série ficou conhecida no Brasil como Plantão Médico e ficou famosa por mostrar a mistura entre conflitos pessoais, profissionais e histórias de pacientes atendidos no pronto-socorro.

Considerada a mãe dos seriados médicos atuais, já inspirava os futuros médicos naquela época, que se sentiam motivados a viver a adrenalina no atendimento de emergência dos hospitais públicos.

5. Scrubs

As séries para estudar também podem ter uma pitada de humor, com situações hilárias para você se divertir, como é o caso de Scrubs.

Não deixando a desejar no quesito qualidade humorística, a série foi indicada a 17 Emmy’s, e se trata de uma sátira aos demais seriados médicos que traz uma profunda análise sobre a vida ao final de cada episódio.

Indicada para quem quer relaxar enquanto acompanha as histórias dos calouros na residência, são 9 temporadas divertidas para passar o tempo sem perder o foco.

6. Chicago Med

Nem só de fantasia precisam ser compostas as séries para estudar. Passar o tempo acompanhamento uma série médica baseada em casos reais também é uma maneira bastante produtiva de se manter conectado à futura profissão.

A rotina de Chicago Med também é vivida no pronto-socorro de um hospital, considerada um retrato fiel dos hospitais norte-americanos. Os personagens principais envolvem uma cirurgiã, uma enfermeira e um psiquiatra, três ocupações bastante distintas dentro da área da saúde.

7. Sob Pressão

Se nem só de fantasia vivem as séries para estudar, elas também não devem se resumir aos ambientes norte-americanos! Sob pressão é uma ótima série brasileira que envolve o ambiente hospitalar e problemas com a lei.

A rotina é vivida no Rio de Janeiro e retrata a falta de recursos do sistema público. Aliado aos dramas pessoais, presentes em quase 100% dos seriados sobre qualquer assunto, o programa aborda o socorro e tratamento prestados aos pacientes de conduta duvidosa, que colecionam crimes em seu currículo. Perfeita para quem quer viver a profissão com adrenalina!

8. Nip/Tuck

Pensando em seguir carreira fazendo cirurgias plásticas? Saiba que existe uma série feita para você! Nip/Tuck promete trazer muitas reflexão aos estudantes, pois foca bastante no exagero dos pacientes em suas relações com os procedimentos estéticos.

O culto excessivo à beleza e os cuidados com o corpo são bastante presentes, o que trouxe uma certa polêmica ao seriado. Aclamado pela crítica, coleciona um Emmy e um Globo de Ouro. O mais legal da série é que seu criador garante que 90% dos episódios são baseados em fatos reais!

9. Nurse Jackie

Jackie não é médica, mas uma enfermeira dedicada e protagonista de uma série que se passa, obviamente, em um hospital. O programa traz como foco os conturbados relacionamentos da enfermeira com a diretoria e os médicos, e tem também uma discussão sobre o vício por remédios da profissional.

Diferente da maioria das séries aqui elencadas, Nurse Jackie também tem a sua pitada de humor e de romance. Ou seja, enquanto você entende e se diverte com as relações profissionais entre médicos e enfermeiros em um hospital, também acompanha as aventuras amorosas da protagonista. Afinal, toda série precisa de um caso de amor, não é mesmo?

E então, anotou todas as notas dicas de séries para estudar? Já acompanhou alguma delas? Selecione as que mais chamaram a sua atenção, inclua esse momento de lazer e aprendizado na sua rotina de estudos e mantenha-se motivado a seguir uma das profissões mais gratificantes que existe!

Nossas dicas para estudo e motivação não param por aí. Leia agora mesmo o artigo sobre leitura dinâmica e arrase na hora de fazer a prova do ENEM!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp