Qual a importância dos simulados?

Se você acompanha nosso blog e nossas dicas de estudos, sabe que basicamente em todos os posts nos quais reunimos dicas importantes para te ajudar a organizar e seguir sua rotina, nós sempre falamos sobre uma questão: revisar. A revisão deve fazer parte da rotina de estudos de qualquer estudante, mas deve estar, principalmente, no cronograma dos vestibulandos. Além de revisar, vamos falar sobre outra tarefa que os vestibulandos devem fazer com frequência: treinar!

No ENEM, são cobradas cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. A prova contém 180 questões no total e é extensa. Os textos das questões são longos, como também as alternativas que são oferecidas para você escolher a resposta correta. É muita coisa, isso todos nós sabemos. Mas levantamos o questionamento: como chegar na prova do ENEM sabendo tudo, incluindo a forma em que a prova deve ser feita? 

Respondendo: fazendo simulados!

A prova do ENEM vai além dos conteúdos exigidos pelo Inep. Saber administrar seu tempo de prova é fundamental. Quando digo “administrar seu tempo de prova”, quero dizer que se você tiver o raciocínio adequado para interpretar e resolver qualquer questão dentro do tempo exigido, você pode ter um bom resultado. Dica: o tempo médio para resolução de uma questão da prova do ENEM é 3 minutos.

Qual é o modo indicado para fazer os simulados e colocar em prática o que foi citado anteriormente? Vamos lá:

Prepare-se para fazer uma simulação do dia da prova: pegue seus snacks (se possível saudáveis), sente-se confortavelmente, respire fundo e dê start no seu simulado.

O ânimo para começar é o principal!

Cronometre o seu tempo de prova: como falamos anteriormente, resolver as questões dentro de 3 minutos é o indicado para conseguir responder toda a prova. Aproveite que você está treinando e cronometre seu tempo. Conforme você for fazendo mais simulados, vai observar que o tempo não será mais seu inimigo.

Você depois que conseguir fazer os simulados dentro do tempo estimado.

Separe um papel de rascunho: se você estuda online, provavelmente faz simulados direto no computador, então fica complicado de usar aquele rascunho maroto. Por isso, separe sua folha de rascunho. Mas não adianta usar lápis, pois já que o treino está sendo para o ENEM, devemos lembrar que não é permitido o uso de lápis na prova. Ah, o QG do Enem ainda tem vários simulados TRI até o ENEM. Inclusive, dia 10 sai primeiro dia do simulado TRI de junho. Corre que ainda dá tempo de se programar! 🙂

Imagens de um estudante se organizando para fazer simulados.

Acho que já te respondi qual é a importância dos simulados para quem vai fazer a prova do ENEM 2018, né? Treine bastante e sempre que puder.

Veja mais dicas de estudos para o ENEM 

Bons estudos! :*

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp