8 dicas práticas de como estudar biologia

como estudar biologia - alunos estudando biologia

Saber como estudar biologia é muito importante. Afinal, ela é uma das matérias presentes no Enem e na maioria dos vestibulares. 

A disciplina de biologia é extremamente ampla. Possui diversos assuntos e conceitos que nem sempre são de fácil compreensão e memorização para os estudantes.

Pensando nisso, separamos 8 dicas de como estudar biologia da forma mais eficiente para render nos estudos e mandar bem em qualquer prova. Confira! 

como estudar biologia
Créditos: BrunoWeltmann / depositphotos Онлайн займ временно безработным.

8 dicas de como estudar biologia 

1. Saiba quais são os temas mais cobrados em provas

Antes de iniciar os estudos, faça uma lista com todos os conteúdos de biologia mais recorrentes nos processos seletivos que você pretende fazer. Isso pode ser feito conferindo o próprio edital da prova, ou através da análise de provas antigas. 

Como citamos acima, a matéria de biologia é muito ampla. Por isso, saber em quais conteúdos focar e quais conceitos mais específicos devem ser fixados e revisados constantemente, te ajudarão a organizar e otimizar os seus estudos.

Para te auxiliar nisso, fizemos uma lista com os principais tópicos de biologia: 

  • ecologia: habitat, nicho ecológico, relações ecológicas, cadeia alimentar, ciclos biogeoquímicos, ecossistema e biosfera; 
  • citologia: composição celular, tipos de células e funções das organelas;
  • fisiologia: sistema imunológico, circulatório, digestivo, nervoso e endócrino;                                       
  • microbiologia: características de microrganismos eucariontes e procariontes, como vírus, bactérias e fungos;
  • botânica: principais diferenças entre angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitas, evolução das plantas, diferenças entre monocotiledôneas e dicotiledôneas, fotossíntese;
  • genética: características do DNA e síntese proteica, biotecnologia e transgênicos, probabilidades e interpretação de heredogramas;
  • evolução: principais evidências, podemos destacar os fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas entre os organismos de espécies diferentes.

2. Volte para o básico 

A biologia é uma matéria cheia de detalhes e conceitos. E, por vezes, eles podem ser bem complexos. Por isso, começar a estudar aleatoriamente sem antes saber os princípios da matéria pode prejudicar o aprendizado.

Por isso, volte aos conceitos mais básicos da matéria, entenda-os e revise-os sempre que puder, pois eles serão a base para que, posteriormente, você consiga compreender conteúdos mais complexos. 

3. Faça mapas mentais 

Uma das formas mais eficientes de estudar biologia é por meio de mapas mentais. Como a matéria é repleta de minuciosidades, os mapas mentais auxiliam na organização de informações.

Para fazê-los, utilize diferentes cores e elementos visuais como flechas e setas para organizar e fazer uma relação de sentido entre todo o conteúdo colocado no papel. 

Fazer resumos dessa forma, auxiliará na fixação, otimização e no processo de revisão dos seus estudos. 

4. Refaça provas antigas

Essa é uma das dicas mais valiosas de como estudar biologia. Estudar e praticar por meio de provas anteriores é algo indispensável na sua rotina de estudos

Isso porque, refazendo as provas da instituição pretendida, você consegue se habituar ao estilo de questões recorrentes ao longo do ano. Além, é claro, de se familiarizar com a prova e se preparar emocionalmente, para evitar ansiedades e nervosismo. 

5. Tenha um cronograma de estudos 

Para conseguir estudar uma matéria por inteira, ainda mais uma tão extensa como biologia, é necessário muita ordem e organização nos estudos.

Por isso, tenha um cronograma de estudos bem definido. Utilize a lista de conteúdos mais recorrentes e distribua-os ao longo da semana para estudá-los. Com isso, ficará muito mais fácil dar conta de toda a matéria e estar preparado para o dia da prova! 

6. Estude gráficos e tabelas 

Para saber como estudar biologia, é fundamental conseguir ler gráficos e tabelas. Isso se deve ao fato de, nessa matéria, ser muito comum as questões trazerem informações para serem interpretadas por meio de elementos visuais. 

No Enem, por exemplo, é muito comum que a prova de Ciências da Natureza traga gráficos e tabelas para complementar o entendimento da questão.

7. Esteja sempre se atualizando

A área de Ciências da Natureza está sempre se atualizando, umas vez que as descobertas e inovações da ciência nunca param.

Por isso, é comum que a prova do Enem e outros vestibulares abordem temas atuais que necessitam de um olhar analítico sobre o tema. Por vezes, podem até se tornar tema de redação.

Logo, a dica é sempre estar se atualizando através de sites que falam sobre ciência, temas relacionados ao meio ambiente e saúde. 

8. Assista documentários relacionados a biologia

Existem diversas séries e documentários sobre evolução, sistema solar, mundo animal etc. E usá-las como materiais de estudo é uma ótima opção. 

Dessa forma, além de estar se divertindo e descansando, também estará estudando enquanto assiste ao documentário. 

E aí, curtiu as dicas de como estudar biologia? E para dar continuidade nos seus estudos, que tal ler o nosso próximo artigo do blog sobre como melhorar a sua redação!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp