Descubra o melhor estilo de estudos para você

melhor estudos

Você sabia que existem diferentes formas de aprender? Em 1992, os pesquisadores Neil D. Fleming e Coleen E. Mills da Universidade de Lincoln publicaram um estudo, onde afirmaram que existem 4 tipos de aprendizado: o visual, o auditivo, o ler/escrever e o cinestésico. No post de hoje, vou te ajudar a descobrir qual desses é melhor estilo de estudos para você!

Aprender visualmente

Esta dinâmica de aprendizado se refere àqueles(as) estudantes que aprendem melhor quando a informação é apresentada de forma gráfica. Então, falamos do uso de setas, gráficos, diagramas e outros esquemas que hierarquizam a informação.

Portanto, mapas mentais e resumos saem na frente de apresentações de slides, capítulo de uma apostila e outras representações fragmentadas da informação.

melhor estudos

Aprender através da escuta

O(a) estudante auditivo é aquele(a) que, como já entrega o nome, processa melhor as informações quando apresentadas verbalmente.

O que diferencia este estilo de aprendizado é que, por exemplo, para seus adeptos(as) pode ser mais interessante apenas escutar ao professor(a) falar do que anotar e escutar simultaneamente.

Aprender lendo/escrevendo

Se o estilo auditivo de aprendizado dispensa anotações, para os adeptos(as) deste estilo já é oposto. A escrita é uma ótima forma de sintetizar o que foi aprendido, assim como na hora de processar as informações, slides, apostilas e outros materiais escritos são os preferidos.

Portanto, não tenha medo de investir em anotações ou resumões!

Aprender cinestésicamente

Primeiro, que palavra é essa? Derivada do termo cinestesia, é relativa à autopercepção que cada um(a) de nós possuímos em relação a nosso corpo. E o que isso tem a ver com aprendizado? Tudo!

Este estilo de estudos é característico do tipo de estudante que processa melhor as informações pondo a “mão na massa” do que “parado(a)”. Para este tipo de estudante, o uso de dinâmica interativas é bastante indicado: criar jogos de perguntas e respostas é um bom exemplo.

Posso ter mais de um estilo de aprendizado?

Claro! Estudos indicam que entre 50% e 70% das pessoas aprendem de forma multimodal. Ou seja, misturando estilo de estudos. Logo, se você se identificou com 1 ou com todos, sem problema: sempre siga o que funciona pra você. 🙂

Quer se preparar para o vestibular? Vem com o QG do Enem!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp