Prova Ciências da Natureza: Como ler as imagens

Você sabe como ler imagens? No primeiro dia de provas do Enem, os candidatos fazem a prova de Ciências da Natureza. Esta conta com questões interdisciplinares de: Química, Física e Biologia. Alguns conteúdos são certos de cair na prova, como Ecologia (leia mais aqui) ou Energia (veja os assuntos mais cobrados no Enem). É muito importante manter em mente que a maioria das questões abordam situações do cotidiano.

Um dos pontos cruciais do exame é ter uma ótima leitura de gráficos e tabelas. As imagens não estão apenas presentes nas questões de Ciências Humanas, são parte fundamental da prova de Ciências da Natureza podendo aparecer tanto no enunciado quanto nas opções. Uma boa dica para os candidatos se acostumarem com a leitura de imagens, é conferir os gráficos e tabelas na seção de Economia de um jornal. Tente entender o que a imagem quer dizer, leia as informações da imagem, mas não leia a explicação, primeiro, tente interpretar por conta própria, chegue a sua própria conclusão. Vale lembrar que leitura de charges e histórias em quadrinho também ajuda bastante, pois a prática de leitura da narrativa gráfica torna o candidato aguçado aos detalhes, a informação está muito mais do que no balão ou na legenda.

Vamos então aos exemplos:

ENEM 2015

Um estudante, precisando instalar um computador, um monitor e uma lâmpada em seu quarto, verificou que precisaria fazer a instalação de duas tomadas e um interruptor na rede elétrica. Decidiu esboçar com antecedência o esquema elétrico.

“O circuito deve ser tal que as tomadas e a lâmpada devem estar submetidas à tensão nominal da rede elétrica e a lâmpada deve poder ser ligada ou desligada por um interruptor sem afetar os outros dispositivos” — pensou. ciencias da natureza

Qual dos circuitos esboçados atende às exigências?

ciencias da natureza 2

A resposta desta questão está na leitura cuidadosa do enunciado e na compreensão dos símbolos adotados. Vamos ao passo a passo:

  1. Tomadas e lâmpadas devem estar sujeitas à tensão, logo, precisam estar conectadas à rede elétrica.
  2. A lâmpada liga e desliga por um interruptor, ou seja, a conexão deve ser em série.
  3. As tomadas devem funcionar de forma independente, portanto, devem estar emparelhadas e antes do interruptor para que ele não as afete.

GABARITO: E

 

Agora vamos analisar uma questão com gráfico:

Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera 38 moléculas de ATP. Contudo, em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.

ciencias da natureza 3

Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual da concentração de oxigênio?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

 

O que o enunciado informa? Para gerar a mesma quantidade de ATP, na respiração anaeróbica, as células consomem mais glicose. Logo, a linha 5 retrata a relação direta entre a diminuição do consumo de glicose e o aumento da concentração de oxigênio.

GABARITO: E

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp