Aprenda como conciliar trabalho e estudo seguindo estes 7 passos

765


Aprender como conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa fácil. Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, ter um curso superior não é mais um diferencial, mas sim um requisito básico.

Estudar é sempre um excelente investimento para o futuro, por isso, quem enfrenta o desafio da dupla jornada deve ter foco e dedicação para não deixar o desânimo vencer. É importante adaptar a rotina e incorporar alguns hábitos que ajudem a manter o bom rendimento nas duas atividades. Assim, é possível trilhar o caminho para o sucesso.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você aprender como conciliar trabalho e estudo de forma produtiva. Boa leitura!

1. Explorar bem o tempo livre

Quem precisa trabalhar e estudar não pode usar todo o tempo livre para checar as redes sociais ou assistir a filmes e séries favoritos. Mesmo com uma rotina corrida, é importante saber otimizar os períodos disponíveis do seu dia.

Sempre há aqueles momentos perfeitos para revisar alguma parte da matéria ou ler um conteúdo que você ainda não aprendeu. Aproveite ao máximo cada minuto livre do seu dia e tente estudar no deslocamento para o trabalho e para casa ou no horário reservado para o almoço. Para isso, ande sempre com o seu material de estudo.

2. Definir metas e prazos

Esse é um passo crucial para quem está aprendendo como conciliar trabalho e estudo. Para isso, siga as etapas listadas a seguir.

Defina seu objetivo

Antes de planejar suas metas, é necessário saber qual é o seu objetivo final. Se a sua intenção é ter uma boa nota no ENEM para passar no vestibular, por exemplo, sua prioridade deve ser estudar os conteúdos cobrados no exame. Quanto mais o seu objetivo estiver claro, maiores serão as suas motivações para alcançá-lo.

Avalie a sua capacidade pessoal

Não adianta se comparar a outras pessoas. Para que suas metas sejam realistas, elas devem estar de acordo com seu perfil e suas aptidões. É natural que algumas pessoas tenham mais ou menos facilidade para trabalhar e estudar. Por isso, na hora de estabelecer seus prazos e metal, pense na sua capacidade pessoal.

Considere o tempo disponível

Esse é um ponto fundamental para quem precisa conciliar trabalho e estudo. Nesse caso, você vai precisar de mais tempo para concluir as suas metas. Para evitar frustração, é importante que as etapas para chegar ao seu objetivo estejam adequadas ao tempo que você tem disponível.

Avalie as metas com frequência

Imprevistos podem acontecer, assim como você pode perceber que algumas metas são mais complexas do que parecem ou podem ser deixadas de lado. Como o seu planejamento pode mudar com o tempo, é necessário avaliar e reorganizar sempre que for preciso. Isso ajuda a garantir que o objetivo será alcançado.

3. Estruturar um cronograma de atividades

Organização é fundamental para quem precisa aprender como conciliar trabalho e estudo. Se você é uma pessoa muito desorganizada, precisará se adaptar a uma rotina mais regrada e criar um plano de estudos.

Para isso, monte um cronograma com suas atividades diárias, semanais e mensais. Isso permite ter uma visão geral do que precisa fazer em cada período. Depois de montar a planilha, coloque-a em um local visível. Assim, é possível acompanhar as suas responsabilidades e os prazos, sem perder o foco.

4. Adotar métodos de organização e produtividade

Métodos de organização e produtividade são fundamentais para otimizar o tempo e cumprir com todas as suas obrigações sem procrastinar. Para isso, existem diversas técnicas que você pode usar e adaptar conforme as suas necessidades.

A técnica Pomodoro, por exemplo, é bastante útil, tanto no trabalho quanto no momento de estudar. O objetivo é intercalar períodos de concentração total com momentos de descanso. Com isso, você melhora a agilidade do cérebro ao resolver as demandas.

O tempo indicado é de 25 minutos de trabalho e 5 minutos de pausa. A cada 4 blocos desses, a sugestão é fazer um intervalo maior, de 15 minutos. Você pode usar um celular ou o computador para cronometrar o tempo.

5. Ser fiel aos seus horários

Tempo é uma palavra-chave para quem precisa conciliar trabalho e estudo. Respeitar seus horários, sempre que possível, é essencial para se manter produtivo no trabalho e não deixar a matéria acumular.

Seja pontual ao chegar no trabalho, nas reuniões e no almoço. Além disso, é importante ir embora no horário certo e começar suas tarefas de estudo no tempo planejado. Isso ajudará a alcançar seus objetivos.

6. Ter um tempo de descanso

Ao fazer o planejamento semanal, lembre-se de reservar um dia de folga. Aproveite esse momento para ficar longe dos estudos e das atividades profissionais. Se a sua semana foi muito atarefada, tenha um período de descanso, como a noite de sábado ou domingo.

Aproveite esse tempo para sair, se reunir com a família, encontrar os amigos ou fazer qualquer atividade que descanse o seu corpo e distraia sua mente. Esse momento é muito importante para que o cérebro possa se recuperar e se preparar para mais uma carga de estudos.

7. Respeitar seus limites

É importante ter organização e metas no trabalho e nos estudos. Porém, não é possível prever em quais dias estaremos menos dispostos ou quando vai surgir um imprevisto. Por esse motivo, você deve criar uma rotina ajustável, que respeite tanto os limites da sua mente quanto do seu corpo.

Em momentos de estresse, por exemplo, pause as suas tarefas para meditar, fazer uma caminhada ou tomar um copo de água. Uma mente cansada não consegue apresentar bom rendimento. Por isso, prefira parar um pouco e descansar — assim, é possível conciliar trabalho e estudo e manter a qualidade de vida.

Entender como conciliar trabalho e estudo é importante para ter uma rotina saudável e produtiva. Além de seguir os nosso passos, você pode contar com a ajuda da tecnologia para organizar suas tarefas diárias. Existem diversos aplicativos que permitem gerenciar melhor o tempo. Também é possível salvar resumos das matérias no smartphone e acessá-los sempre que puder.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de complementar a leitura e entenda a importância de uma rotina de estudo na sua preparação!