Confira 10 métodos de estudo para mandar bem no Enem

estudo

A gente sabe que o Enem é uma prova que envolve conhecimentos de várias áreas, além de uma redação http://webbanki.ru/zaimy-po-pasportu dissertativa-argumentativa. Por isso, é normal ter dificuldade para se organizar em ano de vestibular, mas não se preocupe! Neste artigo, vamos apresentar 10 métodos de estudo para melhorar sua produtividade e otimizar sua rotina. Vamos lá?

O que são métodos de estudo?

Os métodos de estudo são estratégias que tornam o aprendizado mais eficiente, sendo muito úteis para estudantes que vão prestar o vestibular. Pense no Enem: uma prova com 180 questões de múltipla escolha sobre 4 áreas do conhecimento, nomeadamente, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Não é fácil dar conta de tudo isso, né? E ainda tem a redação! 

Além da dificuldade que cada aluno tem com algumas matérias, a falta de tempo (ou a falta de habilidade para organizar uma rotina de estudos) costuma atrapalhar a preparação de muita gente. 

Isso acontece porque estudar é um processo que exige não só dedicação, mas também esforço do nosso cérebro e tempo disponível. E aí, como resolver esse problema? Os métodos de estudo certamente vão te ajudar. 

Quais as vantagens dos métodos de estudo?

Como explicamos, os métodos de estudo podem melhorar o seu aprendizado. Além de te ajudar a aprender mais rápido, eles ajudam a:

  • aumentar o foco e evitar a procrastinação; 
  • organizar um cronograma de estudos e administrar melhor seu tempo;
  • ter conhecimento a longo prazo. 

Mas, afinal, quais são os métodos de estudo que existem? A seguir, vamos apresentar 10 métodos que você pode colocar em prática no seu dia a dia. Continue lendo e descubra qual a melhor opção para você!

10 métodos de estudos para colocar em prática

1. Mapa mental

Entre os 10 métodos de estudo que vamos apresentar, destaca-se o mapa mental, uma técnica que foi criada pelo psicólogo inglês Tony Buzan. Ele consiste em um diagrama com um tema central, que se desdobra em uma série de subtemas mais particulares.

No geral, o mapa mental não trabalha com muitas palavras. Isso se deve ao fato de ele ser utilizado apenas para sintetizar as principais informações de um conteúdo. Esse método é ótimo para revisar e memorizar as partes mais importantes de uma disciplina, o que evita que você se concentre em informações não tão importantes. Além de ser bem colorido e atrativo. 

estudo

2. Fichamento

O método do fichamento consiste em anotar as principais informações de um texto, livro ou disciplina em algumas fichas. Para tanto, o aluno precisa ler o conteúdo em questão, fazer uma seleção com os dados apresentados e anotar as principais ideias do material, levando em consideração a ordem em que elas são apresentadas.

Esse trabalho pode ser feito por meio de citações que contenham as principais ideias do conteúdo estudado. Além disso, é possível utilizar suas próprias palavras, assim como em um resumo. No entanto, vale ressaltar que o fichamento, assim como o mapa mental, deve ser bem sintetizado.

3. Estudo distribuído

Muitas vezes, os alunos têm a ilusão de que quando estudam todo um conteúdo de uma vez, conseguem se livrar dele e já começar o próximo. Contudo, é preciso tomar cuidado, já que estudar durante longas horas não é sinônimo de qualidade. 

Para otimizar seus estudos e realmente absorver as informações necessárias, você pode optar pelo estudo distribuído, que consiste em distribuir o conteúdo a ser estudado ao longo do dia: você pode estudar uma hora pela manhã, uma hora pela tarde e uma hora pela noite em vez de estudar tudo em três horas.

Dessa forma, você vai assimilar todas as informações e ainda vai ter tempo de estudar outras matérias. Além de ganhar mais tempo para descansar e se livrar daquela famosa dor de cabeça. 

4. Pomodoro

Mais um entre tantos métodos de estudo, o Pomodoro é um método que intercala momentos de concentração e descanso. De acordo com o modelo original, cada período de concentração tem que durar 25 minutos. Nesse período, você precisa estar 100% focado nos estudos. Posteriormente, é possível descansar por cinco minutos. 

Após quatro blocos de estudo, que vão totalizar uma hora, o descanso tem que aumentar para 15 minutos. Mas a duração de cada período de concentração e descanso pode ser alterada conforme você achar melhor. Você tem toda liberdade para ajustar esse método ao seu próprio fluxo de estudo, ok? Lembre-se apenas de manter a alternância e dedicar os blocos mais longos para dar um gás nos estudos.

estudo
Créditos da imagem: Rawpixel/DepositPhotos

5. Intercalação de matérias

Por falar em intercalar momentos de concentração e descanso, a intercalação de matérias é o quinto método de estudo da nossa lista. Esse método consiste em alternar as disciplinas que você precisa estudar em vez de estudar uma única matéria por várias horas. Além de evitar a procrastinação, o método em questão ajuda o cérebro a descansar e não entrar no piloto automático.

6. Estudo por simulado

Uma das melhores formas de estudar e melhorar seu autocontrole durante as avaliações é por meio do simulado. Além de trazer exercícios semelhantes aos do exame original, os simulados te ajudam a saber quanto tempo você leva para resolver cada questão e a se preparar física e mentalmente para situações reais.

7. Mnemônica

Você pode até estranhar o nome, mas a mnemônica é um dos métodos de estudo mais populares que existem. Essa técnica diz respeito às frases, palavras e músicas criadas para os alunos associarem as principais informações de um conteúdo.

8. Pensamento difuso

Sabe quando você está relaxando e os seus pensamentos começam a fluir livremente? Isso se chama pensamento difuso, que é o oposto do que acontece quando você está 100% focado em uma atividade. 

Essa tática pode (e deve) ser usada nos estudos, especialmente quando você já leu um material várias vezes e ainda não compreendeu o conteúdo muito bem. Nesse caso, é indicado fazer uma pausa dos estudos, se distrair e deixar seu cérebro processar as novas informações.

9. Autoexplicação

O método da autoexplicação consiste em dar uma aula para si mesmo sobre um conteúdo estudado. Isso ajuda o cérebro a reter melhor as informações. Além disso, você pode usar a estratégia de criar perguntas sobre o assunto em questão e respondê-las com as próprias palavras.

10. Releitura

Por fim, a última estratégia da nossa lista é a releitura. Essa prática nada mais é do que uma revisão do conteúdo estudado. Ela é muito importante, pois novos detalhes e informações são descobertos a cada vez que lemos um conteúdo. Além disso, a releitura serve para você lembrar as partes mais relevantes de um material. 

E aí, gostou do nosso artigo sobre métodos de estudo? Agora, que tal conferir nossas 8 dicas práticas de como estudar Biologia? Bons estudos e boa sorte no Enem

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp