Estudar em casa: entenda os benefícios e saiba como se programar

Para quem sonha em entrar em uma universidade, estudar em casa faz a diferença. Os cursos presenciais não são a única forma de aprender, já que o tempo pelo qual o estudante se dedica para além das aulas é o que define seu preparo. E nesse ponto, a internet é uma grande aliada.

Estudar em casa oferece diversos benefícios, mas nem sempre é fácil manter o foco e a disciplina nos estudos online. Por isso, se você quer entender quais são as vantagens de estudar em casa e ainda aprender algumas dicas para ficar livre das distrações da internet, é só conferir este texto!

Por que estudar em casa?

Com o avanço da internet, muitos estudantes têm optado por essa forma de aprendizado e estão conseguindo resultados surpreendentes. As pessoas que se dedicam ao vestibular têm a oportunidade perfeita para engajar de vez nos estudos sem precisar sair do conforto do seu quarto. Sendo assim, confira as principais vantagens de estudar em casa.

Flexibilidade

Nada pior do que ter muita tarefa e pouco tempo livre, não é? Pois estudando em casa, você tem a possibilidade de montar os próprios horários, de modo que consiga estudar com qualidade e desempenhar os afazeres do dia a dia. E se estiver fazendo um curso preparatório online, melhor ainda, já que você assiste às aulas conforme a sua possibilidade!

Autonomia

Outra vantagem é ser responsável pelo seu ritmo de aprendizado, sem depender de professores ou de outros estudantes. Se tiver alguma dificuldade, você pode rever os conteúdos e tirar dúvidas conforme o necessário, sem sentir que está incomodando os colegas. Da mesma forma, se tiver facilidade, pode seguir os estudos sem ficar travado pelo ritmo dos outros.

Acesso à informação

A acessibilidade é o que motiva cada vez mais alunos a estudar em casa, já que basta um computador ou smartphone conectado à rede para fazer uma pesquisa e tirar as dúvidas quase instantaneamente.

Se tiver dificuldades com um formato — por exemplo, conteúdo escrito —, é fácil procurar outros meios, como videoaulas. Ou, se não gostar da didática de um professor online, basta procurar outro no canal do YouTube!

Atualização

Estudar em casa com o suporte da internet permite que o estudante tenha acesso a conteúdo frequentemente atualizado, com assuntos e artigos novos. Os cursos preparatórios online revisam constantemente o material disponibilizado nas suas plataformas e o seu método de ensino, garantindo que o aluno esteja sempre alinhado com as atualidades.

Os fóruns para tirar dúvidas são outra vantagem. A interação em tempo real ajuda a construir o conhecimento a partir dos conteúdos atualizados, com a informação rapidamente disponível a partir dos mecanismos de busca.

Concentração

Concentrar-se em casa é bem tranquilo, já que o ambiente é mais calmo, organizado à sua maneira e sem colegas conversando e te distraindo. Agora, se estiver difícil manter o foco, sempre é possível conversar com a família, explicar sua motivação e contar com a compreensão deles para contribuir com um ambiente mais produtivo.

Economia

Um dos fatores mais determinantes na hora de estudar em casa é, com certeza, a economia. Pode não parecer, mas o dinheiro gasto com transporte, alimentação e material extra causa um impacto muito grande no final do ano. Essa é outra vantagem dos cursos online, que normalmente são mais em conta do que os presenciais. Faça os cálculos!

Como se programar para estudar em casa?

Embora tenha muitas vantagens, se dedicar aos estudos no conforto da sua casa requer algumas mudanças de hábitos, para não perder o foco e nem cair no desânimo. Veja algumas dicas para arrasar no preparo para o vestibular!

Crie um ambiente adequado

Tenha um local exclusivo para estudar, sem barulho nem gente passando para conversar e te distrair. Além disso, se esforce para manter a mesa organizada e seus materiais de consulta em ordem. Ah, e certifique-se de que o seu ambiente de estudo tenha acesso estável à internet, para ver videoaulas e consultar os materiais!

Organize os horários

Para estudar em casa, é muito importante ter um cronograma diário e semanal de estudos. Você não depende dos professores e nem de uma escola, mas isso não quer dizer que está livre para fazer o que quiser, quando quiser!

É preciso criar uma rotina de estudos que não seja impactada pelos seus afazeres diários. Além disso, defina suas prioridades, alternando matérias fáceis e difíceis para não perder a motivação. E não fique até tarde estudando! Planeje-se para estudar nos horários estabelecidos e produtivamente.

Fique longe de distrações

Quando você está estudando na internet, é difícil resistir à tentação de abrir o Facebook por cinco minutinhos, mas esse é um hábito muito prejudicial aos estudos, pois você perde o foco e se distrai com tanta informação desnecessária.

Além disso, desligue o celular ou deixe-o no modo avião, porque qualquer barulho de notificações também causa muita distração. Não vale abrir o WhatsApp no computador, hein!

Tenha metas

Ao definir seus objetivos diários, seja realista. Não adianta tentar ver 10 videoaulas em uma hora ou fazer 50 exercícios em 20 minutos, porque você não vai conseguir cumprir suas metas e vai se sentir desmotivado. Portanto, conheça sua capacidade e estude de acordo com ela; tente superar suas metas, mas não as torne impossíveis.

Planeje-se para os imprevistos

É preciso contar com o inesperado e se preparar para quaisquer interferências. Portanto, baixe os materiais no computador, de modo que você ainda possa consultar suas apostilas se a internet cair. Do mesmo modo, faça anotações, para rever o caderno se ficar sem luz. Seja flexível e se adapte, dentro das suas possibilidades!

Descanse

Um dos maiores mitos inventados por quem não conseguiu passar no vestibular é o de que é necessário estudar ininterruptamente por várias horas. Fala sério! Se você quer ter um colapso mental, essa é a receita perfeita. É preciso descansar, aliviar o cérebro, dar um tempo e depois rever a matéria, para ajudar na fixação.

Na hora do descanso (que deve estar incluso na sua rotina de estudos!), fique longe das redes sociais e da televisão. Vá ao banheiro, faça alongamentos, se alimente e beba bastante água para se hidratar. Se precisar, dê uma volta para mudar de ambiente e se distrair. Nos fins de semana, não tem problema diminuir um pouco o ritmo, em prol da sua saúde mental!

Estudar para o vestibular é uma tarefa árdua. Principalmente para quem quer passar nos cursos mais concorridos, é preciso mergulhar de cabeça. Nessas horas, estudar em casa é uma opção altamente viável, já que, além de mais econômica, dá mais autonomia, flexibilidade e acesso à informação para o estudante. Tudo por meio da internet e com o apoio dos cursos online.

Entretanto, para garantir a aprovação, é preciso mudar alguns hábitos na rotina e ter disciplina na hora dos estudos. Por isso, organizar os horários, estabelecer metas, ficar longe das redes sociais e descansar são atitudes que promovem mais qualidade e produtividade para quem opta por estudar em casa.

Agora que você já conhece os benefícios de estudar em casa e como se preparar com qualidade, está na hora de começar hoje o seu preparo. Por que não entra em contato com o QG do Enem? Venha conhecer os nossos cursos, os materiais mais completos e os melhores professores da internet. Não perca tempo e bons estudos!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp