Aprenda como estudar com videoaulas de maneira eficiente!

504
estudar com videoaulas

A prova do ENEM é uma oportunidade para muitas pessoas que sonham com uma vaga na universidade, porém, a correria do dia a dia é apontada por muitos como um empecilho para a realização desse objetivo.

Como vencer esse desafio e conquistar a vaga no curso desejado? Além de buscar pela melhor preparação possível, o ideal é correr atrás da opção que oferece maior praticidade. Por isso, estudar com videoaulas pode ser uma alternativa excelente.

Falta de tempo não é mais um motivo para não se preparar para o ENEM com qualidade. Estudando com videoaulas, você poderá se organizar melhor, aproveitar os horários, ser mais produtivo e absorver os conteúdos com mais fluidez. Quer saber como fazer isso de maneira eficiente? Acompanhe o post!

Encontre um lugar tranquilo

Para se concentrar nas videoaulas, nada melhor do que encontrar um lugar tranquilo, certo? Separe um espaço adequado para seus estudos, onde dificilmente surgiriam distrações para atrapalhar. Uma sugestão é evitar os cômodos que são barulhentos, como a sala e a cozinha.

Caso você não tenha um escritório no seu lar e o quarto não seja uma boa opção, experimente estudar em salas comunitárias na sua cidade ou, até mesmo, em bibliotecas públicas, mas verifique a disponibilidade de internet com antecedência.

Uma terceira possibilidade é estudar com videoaulas na casa de um amigo. Caso conheça alguém com os mesmos interesses e que possua um ambiente apropriado para os estudos, por que não reunir forças? O importante é que vocês se motivem e mantenham o foco no resultado esperado.

Planeje os estudos

Está se perguntando o que fazer para dar conta da grande quantidade de matérias? Uma solução é criar um plano de estudos para otimizar o tempo, definir prioridades e manter o foco com mais facilidade no que realmente importa.

Além disso, um bom planejamento garante uma preparação mais completa, pois a organização diminui as chances de deixar algum conteúdo importante de fora e, ainda, permite que você se dedique um pouco mais às disciplinas difíceis.

Veja algumas dicas para planejar seus estudos:

  • monte um cronograma com seus horários;
  • selecione as matérias para estudar;
  • identifique as disciplinas em que você possui mais dificuldade;
  • crie um ciclo de estudos flexível — a rigidez pode fazer você se desmotivar;
  • defina intervalos para descansar durante o estudo.

Crie uma rotina

Para planejar seus estudos é essencial que você descubra quanto tempo tem livre para se dedicar a estudar com videoaulas. Esse é o momento de tomar decisões difíceis e aprender a dizer não para algumas atividades dispensáveis.

Anote em um papel, ou planilha de Excel, todas as tarefas diárias que você tem e seus respectivos horários, como: “hora de acordar”, “hora do café”, “hora da academia” etc. O objetivo é visualizar todos os seus compromissos para encaixar os estudos na sua rotina de forma produtiva.

Contudo, é preciso levar uma vida equilibrada, tomando cuidado com o corpo e a mente durante todo esse processo. Sendo assim, mantenha sua vida social — não há problema em tirar um tempo para sair com os amigos —, tenha hábitos saudáveis de alimentação, durma bem, pratique exercícios físicos regularmente, exercite o pensamento positivo e saiba reconhecer seus méritos.

Evite abrir outras abas

O estudante assiste às videoaulas, geralmente, em um computador ou outro tipo de dispositivo conectado à internet. Por essa razão, pode ser difícil não cair na tentação de abrir abas no navegador para acessar redes sociais, filmes, jogos etc.

No entanto, é fundamental manter o foco para tirar uma boa nota no ENEM. Mentalize o quanto a disciplina é importante para o seu sucesso e se esforce para não ceder a outras distrações, como televisão, música, mensagens no WhatsApp e conversas paralelas.

Faça resumos

Tomar notas das informações mais importantes ou complexas é uma maneira de facilitar as revisões de conteúdo. Além disso, fazer resumos durante as videoaulas colabora para aumentar a capacidade de memorização e compreensão, especialmente em disciplinas da área de Humanas.

As anotações podem ser feitas de diversas maneiras — isso vai depender, unicamente, do que você prefere e das suas necessidades pessoais de aprendizado. É possível criar blocos ou cadernos para as disciplinas, resumir os assuntos em tópicos, transcrever cada palavra em formato de texto ou, ainda, anotar somente as ideias principais.

Quer modernizar, simplificar e melhorar o processo ainda mais? Utilize plataformas gratuitas como o Google Docs e o Evernote para se organizar, anotar e lembrar de tudo o que achar importante para seus estudos.

Assista à videoaula mais de uma vez se precisar

Um dos erros mais comuns de quem estuda a distância é ter pressa em terminar de assistir à videoaula. Muitas vezes, essa ansiedade dificulta a assimilação do que é explicado, impedindo o aluno de resolver questões e aplicar o conteúdo na prática.

Você já ouviu o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”? Ela se encaixa perfeitamente quando o assunto é estudar com videoaulas. Não se apresse, aproveite o tempo disponível para extrair o aprendizado do vídeo e, caso seja necessário, não hesite em pausar e assistir mais de uma vez ao material.

Um jeito eficiente — mas não obrigatório — de estudar com videoaulas é assistindo ao vídeo três vezes. Nessa perspectiva, a primeira visualização seria para analisar o conteúdo por completo e anotar as dúvidas, a segunda para solucionar as questões e a terceira para resumir e fixar a matéria.

Veja aqui os benefícios de estudar online!

Pratique o que está estudando

Não se engane: assistir às videoaulas não significa, necessariamente, que você já domina o conteúdo. Estudar também envolve prática; portanto, procure exercícios acerca do que foi aprendido e complemente seus estudos com a resolução dessas questões. Lembre-se de que testar seus conhecimentos é uma parte fundamental do processo.

Estudar com videoaulas pode ser extremamente útil, desde que se tenha disciplina e força de vontade. Seguindo as dicas práticas deste post, você perceberá que essa é a opção mais produtiva para quem deseja aproveitar melhor o tempo disponível.

Agora que você já está preparado para iniciar os estudos, o que acha de conhecer os nossos cursos preparatórios para o ENEM?