Atualidades 2020: o que aconteceu em maio e junho

atualidades 2020 maio junho

No início deste mês demos início à nossa série retrospectiva sobre as atualidades de 2020. Até o momento, já comentamos sobre os meses de janeiro/fevereiro e março/abril. No post de hoje falaremos sobre o que rolou de mais importante nos meses de maio e junho no Brasil e no mundo!

Estude online para o Enem e vestibulares 

Maio

O mês de maio marcou 2 meses desde a chegada da pandemia do novo corona vírus no Brasil. Em maio, o país alcançou o número de 5 mil mortos pela Covid-19, ultrapassando a China, em meio a uma ineficaz gestão da pandemia por parte do presidente, do Ministério da Saúde e da maioria de prefeitos e governadores.

Aqui no blog, explicamos e reforçamos a importância da quarentena e do isolamento social para a superação da pandemia. Dá uma olhada!

Além disso, foi em maio que o Ministério da Educação (MEC) se pronunciou pela primeira vez sobre o Enem desde o início da pandemia. Acompanhando a pressão de estudantes e sociedade, a entidade anunciou o adiamento do exame para uma data indefinida, até então.

atualidades 2020 maio junho

Junho

O mês de junho foi marcado por protestos contra o racismo em todo o mundo. O motivo? A morte de mais uma pessoa negra vítima da violência policial nos Estados Unidos. No dia 25 de maio, o segurança George Floyd foi sufocado até sua morte por um policial branco e outros cúmplices.

No Brasil, poucos dias após o assassinato de Floyd, a morte do menino Miguel causou indignação e protestos em diferentes cidades do país. A criança de 5 anos caiu do 9º andar de um prédio de luxo em Recife após ter sido deixado sob os cuidados da patroa de sua mãe, Sari Corte Real.

Sendo assim, tanto nos EUA como no Brasil, a morte de mais dois corpos negros deram força para um amplo debate público sobre a necessidade de construirmos uma sociedade antirracista. Por exemplo, um dos temas que ganhou relevância foi a derrubada de monumentos que homenageiam figuras do passado responsáveis pelo de povos negros e indígenas.

Continuaremos a nossa retrospectiva na próxima semana. Até lá!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp