Atualizações sobre o Enem 2020

atualizações enem 2020

Nos últimos dias, a pauta sobre o adiamento do Enem 2020 segue gerando discussões nas redes sociais, entre os senadores, deputados e, principalmente, dentro no Ministério da Educação. Entenda neste post as atualizações das notícias sobre o Exame e o que levou os órgãos responsáveis pelo Exame a tomar a decisão sobre o adiamento das provas.

No início do mês de maio, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um comercial onde atores, que interpretavam jovens estudantes, aconselhavam o público a estudar da maneira que conseguissem e pudessem para o Exame deste ano. O comercial levantou diversas discussões sobre o adiamento do Enem 2020, uma vez que, o MEC ainda não havia confirmado como ficaria oficialmente o calendário do Exame. Em abril, a Justiça Federal solicitou o adiamento do Enem Digital e a prorrogação do prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição. Saiba mais sobre essas mudanças aqui.

atualizações enem 2020

Na última terça feira, dia 19, o Senado aprovou a proposta de adiamento do Enem 2020. Foram 75 votos a favor e 1 contra. O projeto não define uma nova data de aplicação das provas, mas tem como objetivo garantir a igualdade de condições entre os candidatos. Ao mesmo tempo, a Defensoria Pública da União entrou com um recurso do Tribunal Regional Federal para que seja revista a decisão de manter o Enem em meio à pandemia. Ou seja, o Parlamento e a Justiça estão agindo para que a data das provas do Exame deste ano seja revista.

Na quarta feira, dia 20, Abraham Weintraub, Ministro da Educação, postou em seu Twitter que haverá uma consulta na Página do Participante para todos os inscritos no Exame definirem uma nova data para as provas.

Foi então que, no fim do dia, o Inep publicou uma nota oficial confirmando o adiamento do Exame. Ainda não é uma data definida, mas os estudantes inscritos poderão decidir na enquete citada pelo Ministro Weintraub. Confira a nota oficial do Inep:

“Atentos às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.”

Estude para o Enem com o QG do Enem, o curso online que te prepara à distância para a prova com a mesma excelência do ensino presencial.

Atualização! Essa matéria foi ao ar no dia 22/05, as datas do ENEM já foram determinadas pelo Inep. Clique aqui para conferir!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp