Caso George Floyd: o estopim do #BlackLivesMatter

George Floyd

Nessa última semana, o atual cenário de COVID-19 dividiu espaço nos noticiários com as manifestações contra o racismo que se espalharam por todo o mundo. Diversas pessoas foram às ruas com liderança de movimentos negros lutar contra o fenômeno social do racismo e reivindicar uma postura mais precisa dos governos. No entanto, para entender como tudo isso começou, precisamos entender o caso do assassinato de George Floyd, que representou o estopim para o movimento #BlackLiversMatter.

No dia 25 de maio, um funcionário de uma loja local em Minneapolis (Minnesota, EUA) acionou a polícia sobre uma possível compra com uma nota falsificada. Aquele indivíduo acusado era George Floyd, homem negro de 46 anos e pai de uma menina de 6 anos. Ao chegar até o local, o policial Derek Chauvin rendeu Floyd e o imobilizou no chão com seu joelho asfixiando seu pescoço.

George Floyd

O ato foi filmado por uma testemunha da situação e demonstrava diversos pedestres implorando para que o policial saísse de cima de Floyd, que tentava dizer que não estava conseguindo respirar. George morreu por uma parada cardiopulmonar ali na hora.

O vídeo gravado do assassinato viralizou e gerou uma onda de inconformismo que tomou às ruas em mais de 350 outras cidades nos EUA. Manifestantes saíram às ruas reivindicando justiça a Floyd e protestando contra algo muito maior: o racismo. Cartazes levantados onde podía-se ler #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam) reivindicaram posturas mais precisas do governo no combate ao racismo e ganharam o mundo nessa última semana.

França, Inglaterra, Japão, Brasil e em diversos outros países, foi-se possível ver manifestações lideradas por movimentos negros reivindicando, acima de tudo, o direito à vida e dignidade social da população negra. Na última terça (02/06), todas as redes sociais foram tomadas por uma onda de publicações de fundo preto como um sinal de apoio à luta anti-racista no mundo todo, o que ficou conhecido como #BlackoutTuesday (Apagão de Terça).

Por fim, voltando ao caso George Floyd, o processo de Dereck Chauvin ainda está em andamento e o ex-policial está sendo acusado de homicídio culposo, o que pode acarretar em punições severas. O processo está nas mãos da justiça e como disse a própria filha de George Floyd, Gianna, de 6 anos, “meu pai mudou o mundo”.

Continue acompanhando as atualidades no Blog do QG, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp