Atualidades 2020: o que aconteceu em janeiro e fevereiro

atualidades 2020 janeiro fevereiro

O fim de 2020 está próximo e se tem uma coisa em que todos nós podemos concordar é que este foi um dos anos mais turbulentos do século XXI. Um ano de pandemia, crise climática, turbulências políticas, mas também de críticas sociais na mídia e nas ruas, de inovações científicas. Tendo isso em mente, hoje damos início à nossa retrospectiva, que será feita em diferentes posts, sobre os principais acontecimentos que rolaram no Brasil e no mundo ao longo deste ano.

A ideia dessa retrospectiva é deixar você, QGniano(a), bem afiado(a) nas atualidades para o ENEM e outros vestibulares! Neste post, falaremos sobre os 2 primeiros meses de 2020, que já começaram muito agitados.

 

Janeiro

No plano internacional, o mês de janeiro foi marcado por tensões geopolíticas entre Estados Unidos e Irã, duas potências nucleares, levantando o mundo a refletir sobre as possibilidades e consequências de uma Terceira Guerra Mundial. Também observamos os efeitos devastadores da crise climática na Aústralia, desabrigando mais de 100 mil pessoas e tirando a vida de mais de 1/3 da fauna do país.

Aqui o assunto foi a crise de abastecimento enfrentada no estado do Rio de Janeiro, situação que durou por meses e que colocou em foco o sucateamento de empresas público-privadas na atualidade e a profunda desigualdade social que marca a sociedade brasileira.

Por último, mas não menos importante, o corona vírus já era assunto em janeiro. No fim do mês, fizemos um post informando sobre o status da difusão do vírus, que já se espalhava pelo globo.

atualidades 2020 janeiro fevereiro

Fevereiro

O segundo mês do ano foi marcado por importantes debates e eventos na cultural mundial. As indicações e a premiação do Oscar deram o que falar com a vitória do filme Parasita, do sul-coreano Bong Joon Ho, que nos fez refletir sobre as tensões e limites do capitalismo.

Já o filme Dois Papas, sucesso da Netflix e que também teve seu lançamento em fevereiro, trouxe à tona debates atuais sobre a Igreja Católica. Rolaram alguns comentários sobre a produção aqui no blog.

Curtiu o post? Então, fica ligado(a) pois continuaremos nossa retrospectiva nas próximas semanas!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp