Incêndios florestais na Austrália

Entenda o atual cenário catastrófico na Austrália.

863
incêndios na Austrália

Nessas últimas semanas estamos acompanhando os incêndios que estão tomando conta das florestas australianas, e que vem preocupando por estar matando e desalojando pessoas, animais e destruindo milhares de hectares. Mas a pergunta que não quer calar é: por que isso está acontecendo? É natural?

Então, a verdade é que incêndios florestais não são uma novidade na Austrália, aliás, é um fenômeno natural da região. Ele acontece pela combinação de temperaturas superiores a 40ºC e uma quantidade baixíssima de chuva, o que faz com que a vegetação fique extremamente seca. Didaticamente falando: imagine uma árvore que não recebe uma gota de água há dias, semanas ou até mesmo meses, como você pode imaginar, ela fica muito seca e, quando chega aquele dia quente com uma temperatura de 41°C, ela literalmente pega fogo. Com um vento forte (que é o caso da Austrália e que piorou nesse ano), isso vai se espalhando como um câncer.

incêndios na Austrália

Entretanto, apesar do fenômeno natural ocorrer há anos, a cada ano que passa a temperatura aumenta e os bombeiros encontram uma maior dificuldade de enfrentar o fogo. Isso está acontecendo por causa do aquecimento global, que fez com que a temperatura da Austrália ultrapassasse os 44°C e o que explica os incêndios terem começado mais cedo do que o previsto (entre o final da primavera, no mês de novembro, e início do verão, no mês de dezembro) e estarem muito mais violentos do que os dos anos anteriores. Pesquisadores estimam que as temperaturas na Austrália aumentaram 1,5°C em 2019 em relação a média histórica e, apesar de parecer um número pequeno, o impacto que causa é o que estamos vendo agora, refletindo nesses incêndios catastróficos de dimensões muito maiores do que os anteriores.

Impactos:

O número de pessoas mortas chega a ser maior que 20 e está crescendo, além das desaparecidas e mais de 100 mil pessoas encontram-se desabrigadas. Além disso, os médicos alertaram a população sobre a fumaça tóxica que tomou conta dos locais, tornando a respiração difícil. A fauna encontra-se gravemente ameaçada, estima-se que mais de meio bilhão de animais morreram e entre os mais ameaçados estão os coalas, visto que quase 1/3 deles morreram. A flora claramente esta sendo queimada e devastada, e a cada dia que passa os danos vão se alastrando.

A conclusão é que o ano de 2020 tem que trazer um debate maior, mais firme e mais sério sobre o aquecimento global e os impactos que ele já está causando. E que esse terrível acontecimento seja um exemplo do reflexo do que estamos fazendo com o nosso planeta.

Gostou? Para ler mais matérias do blog, clique aqui.