Medicina: o que faz, perfil profissional e curso

Medicina

Saiba o que faz um médico, mercado de trabalho, aptidões, especializações, cursos e salários.

O que faz

A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele busca a natureza e as causas das doenças para propor a cura e prevenção. Além disso, pede exames, faz diagnósticos, prescreve medicamentos e realiza cirurgias.

Perfil Profissional

Dedicação máxima à profissão, é imprescindível estar sempre bem informado e atualizado a respeito de novas drogas, técnicas e tecnologias. Para isso, é imprescindível gostar de estudar e conhecer as novidades da área. Outra característica profissional importante é saber se relacionar com as pessoas de forma empática, saber diagnosticar através da análise de situações

Curso

A graduação tem, em média, seis anos de duração. Os dois primeiros anos são compostos de matérias básicas como anatomia e patologia. Grande parte das instituições oferece disciplinas práticas desde o início do curso. Contudo, o contato com pacientes só ocorre a partir do terceiro ano, através das disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento.

Desde de julho de 2014, estão valendo as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos com a publicação da Resolução 3/2014 no Diário Oficial da União. Entre as principais mudanças está o estágio obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e no serviço de urgência e emergência. Pela resolução, o internato deve ter a duração mínima de dois anos, com 30% da carga horária cumprida no SUS.

Além disso, os estudantes serão avaliados pelo governo a cada dois anos. A avaliação será obrigatória e o resultado será contado como parte do processo de classificação para os exames dos programas de residência médica. A prova será elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para as instituições de ensino se adequarem ao novo currículo é até dezembro de 2018. Porém, para turmas abertas a partir da entrada em vigor das novas diretrizes, o prazo é de um ano.

Mercado de Trabalho

Há trabalho para o médico em Hospitais Públicos e Particulares, Clinicas Médicas, Grandes Empresas (médico do trabalho), Clubes esportivos, dentre outros. Grande parte atua em consultório próprio.

No Brasil, o mercado de trabalho para esse profissional está longe de se esgotar porque a população dos grandes centros urbanos conta com grande quantidade de médicos, mas capitais no Norte e Nordeste e localidades mais distantes, do interior do país, carecem desse profissional. Segundo o Conselho Federal de Medicina, faltam no interior do país especialistas em áreas como emergência, anestesia, neurologia e cirurgias de alta complexidade, principalmente para atuar pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Especializações

O médico poderá se especializar em: medicina do trabalho, patologia clínica, ginecologia, geriatria, genética, cardiologia, urologia, neurocirurgia, psiquiatria, pediatria, medicina sanitária, angiologia, dermatologia, dentre outros.

Média Salarial Nacional para o Cargo de Médico Clínico Geral

Máxima: 12.260,00

Média: 6.192, 79

Mínimo: 2.950

Onde Estudar

Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mais informações: www.ufrgs.br

Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mais informações: www.medicina.ufrj.br

Curso de Medicina da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Mais informações: www.ufcspa.edu.br

Curso de Medicina da Universidade Positivo (UP)

Mais informações: www.up.com.br

Curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mais informações: www.ufmt.br

Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Mais informações: www.ucg.br

Curso de Medicina da Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS)

Mais informações: www.niltonlins.br

Curso de Medicina da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE)

Mais informações: www.facene.com.br

Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Mais informações: www.unicid.br

Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Mais informações: www.unoeste.br

Curso de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp)

Mais informações: http://www.fcm.unicamp.br/fcm/graduacao/medicina

Para quem quer se preparar para o vestibular de medicina, o QG do Enem lançou um cursoThumb-externo-combo ideal para os candidatos. Aprofundamento em Biologia e Química, resolução de mais de 2000 questões, aulas de planejamento de estudos e mais. Confira aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp