Como responder uma prova específica de vestibular

Com o ENEM tendo ficado para trás, agora muitos vestibulares nacionais entram em suas fases de específicas. O vestibulando, por estar trabalhando o ano inteiro com a mente láááá no ENEM, pode ficar meio perdido na hora de estudar para uma prova discursiva. Por isso, decidimos criar esse guia para ajudar na preparação de final de ano.

1. Treine respostas

A metodologia de uma prova específica é completamente diferente de uma prova múltipla-escolha normal. Por isso, treine gabaritos escritos, não apenas leia os gabarito e monte respostas na sua mente. Não! Escreva, gaste tinta da caneta treinando sua escrita nessa fase de preparação.

2. Retire ao seu favor tudo que os textos e/ou imagens possam te dizer

As provas discursivas costumam ter menos questões do que os grandes vestibulares múltipla-escolhas, logo, o tempo que você pode dedicar a elas pode receber maior enfoque. Por isso, interprete com calma os textos e imagens e reflita com o que já foi trabalhado durante o ano.

3. Atente-se ao comando e marque-o

“Explique”; “Cite”; “Apresente”. Tome muito cuidado com esses comandos, pois é a parte mais importante da questão. Muitas vezes, o vestibulando até sabe o assunto, mas perde ponto por desviar do que a questão está pedindo. Circule, sublinhe, destaque o comando.

4.  Não se perca no tema

Como as provas específicas demandam do aluno um estudo aprofundado, o vestibulando pode estudar muito certo um tema e quando ele for cobrado, ficar entusiasmado e sair escrevendo tudo o que sabe. Seja prático, foque sempre na dica 2, mas também não tente querer mostrar além do que a questão pede.

5. Seja claro

Essa é muitooooo importante! Caso seja de exatas, custa nada deixar o raciocínio bem desenhado e as contas bem nítidas, não é verdade? Caso seja humanas ou linguagens, tome cuidado com palavras difíceis. Seja claro e simples nas respostas, respondendo sempre o que a questão pede! Seja simples, mas eficiente.

Boa prova! <3

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp