5 dicas para aproveitar as férias sem perder o foco nos estudos

Muitos de vocês devem estar entrando de férias e, ao mesmo tempo, ainda querem manter o foco nos estudos, seja para os vestibulares que ainda vão acontecer ou para não perder o gás para os exames do ano que vem. Por isso, hoje o Blog do QG traz algumas dicas essenciais para aproveitar o tempo livre das férias e também não esquecer do seu objetivo para o próximo ano. Dá uma olhada:

Planeje todos os dias

Se você realmente está disposto a não perder o foco nos estudos durante as suas férias, a primeira coisa que deve fazer é estabelecer um objetivo para não se perder. Tente criar algumas metas simples todos os dias e entenda qual a sua necessidade de estudar durante este período.

Tire vantagem dos caminhos

Vai viajar? Fazer um passeio para um lugar longe? Aproveite o caminho para aprender algumas coisas novas. Você pode carregar com você alguns fichamentos de matéria, palestras em áudio para ouvir no celular, um livro ou questões múltipla-escolha que ajudem a reforçar algum conhecimento. Você também pode trocar com alguns amigos ou familiares, conhecimentos novos, ou se atualizar sobre questões importantes através de uma simples conversa. Vale lembrar que muito do conteúdo que cai no Enem e nos vestibulares pode ser observado no seu dia a dia 😉

Estude de manhã ou à noite  

Se você precisar estudar com um pouquinho mais de atenção, por ainda estar se preparando para uma segunda etapa do vestibular ou já querer se engajar para o ano que vem, procure estudar sempre no horário em que você está mais disperso. Se você é uma pessoa diurna, procure estudar na parte da manhã, bem cedo. Dessa forma, você terá o dia inteiro livre para aproveitar sem precisar se preocupar com os estudos. Mas se você é uma pessoa noturna, estude durante a noite, sua casa com certeza estará mais tranquila e silenciosa.

Também busque refletir sobre as suas escolhas

As férias são um ótimo período para refletir sobre as suas escolhas em relação ao próximo ano. É muito importante pensar sobre a faculdade que pretende fazer, pesquisar mais sobre a área escolhida e conversar com pessoas próximas sobre este assunto. Muitas vezes os estudantes ficam tão focados nos vestibulares durante o ano, que esquecem que essas escolhas também são importantes, por isso também tire esse tempo de relaxamento para pensar no seu futuro.

Não esqueça de se divertir!

Você não está indo tirar férias para estudar e, ao mesmo tempo, você também não está tirando férias dos estudos. Procure sempre buscar o equilíbrio. Aproveite a maior parte do seu tempo para curtir as férias do seu jeito, mas também busque métodos diferentes de adquirir conhecimento. Afinal, essa é a hora de você descansar para chegar em 2017 com tudo!

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp