Aprenda a estudar à noite e manter bons rendimentos

937


Você sabia que estudar à noite não precisa ser algo cansativo e desgastante? Pelo contrário, o estudo noturno pode ser muito produtivo e garantir resultados impressionantes sem prejudicar sua saúde física e mental. Para tanto, basta tomar algumas precauções.

Ao longo deste post, você perceberá que não é preciso se desesperar com a correria do dia a dia, pois, se a noite é o único momento que você tem para estudar, é totalmente possível aproveitar bem esse tempo e até usar essa dificuldade a seu favor.

Quer saber quais são os benefícios de estudar à noite e ainda render bem? Acompanhe!

Por que estudar à noite?

Estudar é bom em qualquer horário. Agora, o que vai dizer se esse hábito trará resultados positivos é a forma como ele será feito. Com relação aos estudos noturnos, quando realizados de maneira correta, podemos destacar algumas vantagens bastante atrativas. Confira!

Maior tranquilidade

As noites são mais calmas e silenciosas do que as manhãs, características ambientais que, para alguns, são fundamentais no processo de aprendizagem. A propósito, ninguém pode negar que o estudo, atividade que exige concentração e foco, acontece de forma mais fluida e menos estressante em locais e horários tranquilos.

Aumento da concentração

Estudar em um horário tranquilo propicia o aumento da concentração no que realmente importa. Durante o dia, surgem, de modo intenso, inúmeras informações e distrações, algo que dificilmente acontece à noite, quando são menores as chances de interferências, como pessoas falando, carros passando etc.

Melhor processamento dos conteúdos

A nossa mente nunca para, mesmo quando estamos dormindo. Além disso, é certo que, ao longo do dia, o cérebro recebe diversos estímulos, mas é à noite que esse órgão processa todas as informações. Portanto, os estudos noturnos são uma ótima estratégia para revisar e compreender conteúdos mais complicados.

Estímulo à criatividade

Já notou que somos mais criativos à noite? Grandes autores escreveram ótimas obras durante o silêncio da noite, o mesmo ocorreu com compositores de belas canções, poetas, filósofos, cientistas… e isso pode acontecer com você também, trazendo mais qualidade aos seus estudos.

Como melhorar o rendimento estudando à noite?

Tenha um plano de estudos

Estabelecer um planejamento para seu dia a dia e sua rotina de estudos é a melhor forma de estabelecer limites e não os ultrapassar — isso é essencial para não prejudicar seu aprendizado e, principalmente, sua saúde.

O plano de estudos nada mais é do que uma ferramenta bastante útil para auxiliar o estudante a organizar seu tempo. Por meio dele, é possível determinar os momentos exatos para cumprir tarefas no dia a dia e encaixar sessões de estudo funcionais e mais bem distribuídas.

É interessante ter em mente que o plano de estudos não segue um padrão. Ele é personalizado segundo a rotina, as necessidades e as dificuldades de cada pessoa. Para fazer um planejamento, é preciso determinar alguns pontos, como:

  • sua real disponibilidade diária para estudar;
  • quanto tempo você conseguiria estudar com qualidade;
  • o que deixar de fazer para se dedicar mais aos estudos;
  • o que fazer para aumentar a qualidade do seu tempo de estudos.

Estude em lugar apropriado

Você estuda sentado no sofá ou deitado na cama? Caso a resposta seja “sim”, está na hora de mudar isso. Estudar à noite e em casa pode ser um convite para a preguiça se instalar, por isso, tenha uma escrivaninha ou mesa bem iluminada.

Prezar por um local com boa iluminação é uma questão importante, tendo em vista que isso ajudará a manter a mente alerta e concentrada nos estudos. Lembre-se: deixar de estudar na cama não significa excluir o conforto. Portanto, tenha, também, uma boa cadeira.

Fuja das distrações

Evite tudo que pode tirar sua concentração enquanto estuda. Desligue o celular para não cair na tentação de checar as redes sociais, fique longe da televisão — a não ser que esteja assistindo a um filme para revisar alguma disciplina — e feche as abas desnecessárias do navegador, caso utilize o computador ou o notebook.

Além disso, muitas dessas distrações são conteúdos escritos — como os encontrados nas redes sociais —, e isso pode ser algo péssimo para seus estudos, pois, além de desviar seu foco, contribuirá para o seu cansaço visual e mental.

Faça pausas regulares

Fazer pequenas pausas regulares é uma ótima medida para preservar o ritmo dos estudos por mais tempo. Afinal, estudar sem parar, excessivamente, não fará bem para a sua saúde, tampouco ajudará você a passar na prova do Enem.

Assim sendo, entenda que o cérebro precisa descansar tanto quanto seu corpo depois de um dia longo e cansativo. Fazer uma pausa de 10 a 15 minutos entre uma disciplina e outra, por exemplo, é o ideal para manter a concentração na hora dos estudos. Você pode, inclusive, aproveitar esse tempo para tirar um breve cochilo.

Evite estudar à noite com sono

O grande erro dos estudantes é confundir o “estudar à noite” com o “estudar com sono”. Uma coisa não é a mesma que a outra, certo? Aliás, dormir, pelo menos, 6 horas por dia é crucial para a saúde do cérebro e para um bom desempenho nos estudos.

É comum ouvir pessoas falando que viraram a noite estudando, mas isso está longe de ser uma boa ideia. Além dos malefícios para a saúde, a falta de sono desestimula a concentração e dificulta a assimilação dos conteúdos.

Pratique alguma atividade física antes de estudar

Já pensou em trocar as xícaras de café por um novo bom hábito para afastar o sono? Praticar um exercício físico antes de estudar é uma maneira muito mais saudável de se sentir revigorado e bem disposto para encarar os estudos.

Além de afastar sua exaustão, a prática regular de atividades físicas ajudará a controlar os níveis de ansiedade e estresse no seu organismo, impactando positivamente seu sono, aumentando sua capacidade de foco e contribuindo para a retenção do conteúdo.

Enfim, estudar à noite tem muitas vantagens, mas, como vimos, é preciso tomar alguns cuidados para não se deparar com as desvantagens. Entretanto, seguindo essas dicas, você fará um bom trabalho e conquistará a sua tão sonhada vaga na faculdade.

Quer se manter informado sobre o mundo do Enem? Assine a newsletter e não perca nada!

COMPARTILHE
Artigo anteriorSimbolismos Oscar 2019
Próximo artigoOrigem Carnaval