5 dicas para melhorar sua escrita

Descubra algumas das principais dicas para melhorar sua escrita

268
dicas para melhorar sua escrita

É fato que muitas vezes pensamos em melhorar nossa escrita, pensando apenas na redação, mas, além dessa temida prova em vestibulares, saber escrever bem é essencial para nosso futuro profissional e também para nossa comunicação. Pensando nisso, nós do QG elaboramos uma matéria com 5 dicas para melhorar sua escrita. Confira!

1. LEIA
Ler é uma atividade indispensável para quem quer melhorar a escrita. É a partir dela que temos a possibilidade de expansão do nosso vocabulário, nos familiarizamos com algumas estruturas gramaticais, além de contribuir para o nosso conhecimento de mundo. Mas vale lembrar que não adiantar ler somente o que você quer, é importante dar chance a novos
gêneros e tipos textuais.

dicas para melhorar sua escrita

2. ESCREVA COTIDIANAMENTE
Arrume pretextos para escrever! Mande e-mails a seus amigos, escreva cartas, inove nas legendas de suas fotos, crie um diário e faça sua lista de compras. Qualquer atividade que estimule sua escrita no dia a dia é importante para seu avanço. Faça da escrita um hábito!

3. CORRETOR AUTOMÁTICO
Muitas vezes na pressa, escrevemos tudo de acordo com o corretor automático e não exercitamos nossa memória ortográfica. Que tal desabilitar esse recurso e ficarmos mais atentos a como a gramática normativa funciona?

4. CLAREZA
Seja objetivo e claro no que você escreve. Evite usar palavras rebuscadas e que você não tem domínio, pois isso pode implicar em desentendimentos desnecessários, tanto para você, quanto para um possível leitor. Às vezes palavras mais simples formam textos muito
mais completos!

5. REVISE

A pressa sempre é inimiga da perfeição! Nem sempre quando escrevemos ficamos atentos a pontuação, aos acentos e a ortografia das palavras. Por isso, nunca deixe de ler seu texto após escrevê-lo! Isso garante maior solidez e compreensão a ele.

Por fim, nunca deixe de se exercitar! Sua escrita não vai mudar do dia para a noite,
portanto sempre escreva para assim se aperfeiçoar!

COMPARTILHE
Artigo anteriorA ciência dos circos
Próximo artigoBiologia da ressaca
Avatar
Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É apaixonada pela cultura e história da América Latina e sonha em conhecer todo esse continente. Além disso, tem interesse pela área das artes e pela área da comunicação. Seu objetivo de vida é ser professora e fazer diferença na vida das pessoas.