Conheça as carreiras em tecnologia com ótimas oportunidades no mercado e as possíveis graduações dessa área

carreiras em tecnologia: imagem focando nas mãos de uma pessoa digitando no teclado de um notebook.

Apesar da crise econômica, as carreiras em tecnologia estão em alta no mercado de trabalho. Sendo assim, ingressar nessa área pode ser um bom negócio, mas as vantagens não virão sem que antes você procure se qualificar. 

Somado a isso, se você não tem vocação profissional para atuar em cargos tradicionais, acompanhe este artigo para saber mais sobre essas atividades e quais as graduações necessárias para conquistar o diploma e sair da faculdade com grande possibilidade de emprego!  

Créditos da imagem: Savenkomasha/DepositPhotos

Carreiras em tecnologia em alta

Segundo pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), muitas carreiras em tecnologia estarão em alta nos próximos anos.

Veja quais são as carreiras em tecnologia que você pode estudar e ter boas oportunidades de crescimento profissional:

  • Analista de Business Intelligence;
  • Analista de Infraestrutura;
  • Analista de Projetos;
  • Analista de Sistemas;
  • Analista de Suporte;
  • Analista de Testes;
  • Cyber Security;
  • DBA (Administrador de Banco de Dados);
  • Desenvolvedor;
  • Desenvolvedor Mobile;
  • DevOps;
  • Engenharia das Coisas (IOT);
  • Gerente de Projetos;
  • Growth Hacking.

Mas se você almeja ocupar algum desses postos, tenha em mente que é preciso estar constantemente atualizado para garantir as vagas disputadas do setor. 

Para orientar você, listamos 10 cursos de ensino superior na área de tecnologia. 

10 Cursos superiores para se especializar em tecnologia

Depois de conhecer as carreiras em tecnologia mais procuradas no mercado de trabalho, nada mais justo que apresentar os cursos superiores onde é possível aprender melhor sobre elas, não é mesmo? Vamos lá!

1. Sistemas de Informação

Existem dois tipos de graduação em Sistemas de Informação: o bacharelado, com duração de 4 anos e o tecnólogo, com duração média de 2 anos.

Sua estrutura curricular conta com disciplinas das áreas de Matemática, Administração e Ciências da Computação. Além da oportunidade de se desenvolver em áreas específicas como internet, negócios e gestão, banco de dados ou até mesmo comunicação e gestão.

O curso tem o objetivo de formar profissionais que criam soluções tecnológicas para simular situações reais, prevendo e prevenindo problemas. Também pode atuar na área de suporte técnico, realizando manutenções de sistemas, banco de dados e de redes de computadores.

2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas fornece uma formação bastante rápida, já que se trata de uma graduação tecnológica. Sua grade compõem disciplinas com conhecimentos básicos e avançados de software e hardware, banco de dados e programação. 

Quem termina a faculdade está apto a se envolver em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas, desde o planejamento até os testes finais, seja na área de vendas, controle de estoque, fabricação de produtos, gestão financeira até mesmo jogos eletrônicos.

3. Ciência de Dados e Inteligência Artificial

O curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial é bastante recente no ensino superior, como também nas carreiras em tecnologia e tem a titulação de bacharelado. Os estudantes passam por disciplinas relacionadas a cálculo aplicado, programação de computadores, robótica, automação e outros campos do conhecimento. 

O objetivo é  fazer com que o aluno saiba explorar e analisar dados visando à extração de conhecimento e a aplicação da inteligência artificial na solução de problemas

Sabemos que esses dados possuem grande valor e fornecem informações importantes para empresas dos mais diversos segmentos. Assim, o profissional 

cria ferramentas com ajuda computacional e estatística na elaboração de algoritmos eficientes para a explorar e prever o comportamento de usuários. 

4. Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação pode ser realizado na modalidade bacharelado e licenciatura. Ele explora a teoria que existe por trás da linguagem de programação, proporcionando uma visão ampla do campo da informática no contexto empresarial. 

Os profissionais estão aptos a desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática, desde os programas simples, como o gerenciamento do fluxo de caixa, até sistemas complexos, como  o processamento de informações e soluções de problemas computacionais, de acordo com as necessidades dos clientes.

5. Sistemas para Internet

Na área de Sistemas para Internet são ofertados vários cursos tecnológicos o que amplia as carreiras em tecnologia como: Comunicação para Web, Web Design e Desenvolvimento de Sistemas para Internet.

São comuns na grade desses cursos disciplinas de comunicação, tecnologia e programação, posicionamento de hiperlinks, desenvolvimento de sites, além do Marketing e gerenciamento de marcas.  

Após a formação, o profissional é capaz de desenvolver e implantar sites de internet, podendo montar redes internas das empresas (intranet) e na implantação de sistemas para o comércio eletrônico

6. Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação é do tipo bacharelado e conhecido por ser uma mistura de outros dois: Ciência da Computação e Engenharia Elétrica. Sua grade curricular é composta por disciplinas de Matemática, Física, Química e Computação. 

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de trabalhar com hardware e software. Ou seja, é ensinado a projetar e construir computadores e seus periféricos, como PCs, roteadores, impressoras e criar sistemas e programas computacionais que se integram à parte física destas máquinas.

Para atuar na área, assim como em todos os cursos de engenharia é preciso ter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). 

7. Jogos Digitais

O curso tecnológico em Jogos Digitais também tem bastante visibilidade nas carreiras em tecnologia. A graduação combina conhecimentos de informática e desenho. Algumas das disciplinas ofertadas são design de games, programação, gestão e empreendedorismo, estatística e outras focadas no desenvolvimento de jogos para diferentes plataformas. 

O profissional é capacitado a criar a representação gráfica de personagens, cenários, roteiro dos jogos, regras e caminhos para avançar nas fases do game, seja de computador, videogame, celulares, tablets e internet. Tudo isso por meio de softwares específicos para a edição de imagens, modelagem e animação.

Além dos games para o público em geral, quem se forma em Jogos Digitais pode desenvolver jogos educacionais, de treinamento ou simuladores de situações reais.

8. Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)

Também conhecida como Mecatrônica, devido à combinação de Engenharia Elétrica com a Mecânica e a Informática, a graduação em Engenharia de Controle e Automação, possui a habilitação em bacharelado. 

O engenheiro de automação, adquire conhecimentos sobre robótica industrial, acionamentos hidráulicos e pneumáticos, automação da manufatura, mecatrônica e modelagem de sistemas automatizados etc.

O profissional trabalha na execução de projetos voltados à automação industrial, ajudando a evitar desperdícios, otimizando os custos e aumentando a capacidade produtiva de uma empresa. Para isso, ele precisa projetar, operar e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos. Também pode trabalhar com robôs e softwares. 

9. Engenharia de Software

Seguindo as carreiras em tecnologia com bastante crescimento está o curso de bacharel em Engenharia de Software. A graduação ensina as técnicas e práticas de desenvolvimento de softwares e programas computacionais para uma ampla gama de aplicações em diferentes tipos de dispositivos.

São ofertadas disciplinas relacionadas à Engenharia e Matemática. No início, o foco maior fica por conta da lógica e algoritmos. Depois, é possível acompanhar cada etapa de produção de um sistema. Já nos semestres finais, programação para web, dispositivos móveis e games são os assuntos aplicados.

Após formado, o profissional tem o domínio de linguagens de programação, base de dados, padrões, controle de qualidade etc, e tem a responsabilidade de desenhar e testar novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão. Também pode trabalhar na criação de aplicativos, jogos e plataformas digitais para atividades educacionais.

10. Rede Computadores

O curso tecnólogo em Redes de Computadores permite uma experiência prática que vai além da sala de aula, com práticas nos laboratórios de eletrônica, eletrotécnica e computação.

A grade curricular apresenta disciplinas como: segurança de redes, arquitetura de computadores e governança de TI. Nesse sentido, é ensinado como ocorrem os processos de integração dentro das redes, as etapas de formulação da sua infraestrutura, a operacionalização da conexão virtual, os processos de proteção e integração de dados sensíveis.

Logo, o profissional está apto a conceber, implementar, gerenciar e cuidar da manutenção de redes de servidores e computadores. Além de fazer a gestão dessas redes e controlar os níveis de acesso dos usuários com segurança.

Gostou e quer saber mais? Baixe grátis o ebook sobre carreiras em tecnologia, que estão bombando no mercado, produzido pelo nosso parceiro Sirius Education.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp