5 atitudes que vão ajudar você a descobrir sua vocação profissional

Entender sua vocação profissional é uma tarefa difícil para muitos estudantes que ainda não decidiram qual área de atuação seguir. Para os que já estão em ano de vestibular, o cenário parece ser bem mais preocupante. Mas calma, no final dá tudo certo!

Aqui no Blog do QG, nós indicamos o melhor teste vocacional do Brasil, que é 100% gratuito e ajuda você de verdade a descobrir a área de atuação mais favorável ao seu perfil.

Além disso, listamos, neste artigo, 5 atitudes que você deve começar a criar em sua vida para descobrir, finalmente, sua vocação ideal!

1. Procure ler e ver conteúdos relacionados ao seu interesse

Provavelmente a sua vocação de interesse tem a ver com as coisas que você mais gosta. Para explorar essa área e entender mais a fundo os aspectos de determinada profissão, ler e assistir filmes ou séries relacionados podem ser ótimas alternativas (Veja dicas de séries para aprender sobre profissões). Talvez, durante uma dessas atividades surja alguma reflexão e você consiga perceber o que realmente quer fazer dentro de determinada área de atuação.

2. Perceba o que gosta de fazer

Se você não faz ideia de qual seria a vocação ideal para você, o primeiro passo é entender o que gosta de fazer. Pense de que forma os seus hobbies e seus hábitos preferidos podem ser transformados em algo profissional. Nem sempre você irá querer que os seus momentos de lazer se tornem momentos de trabalho, mas é uma boa forma de começar a pensar na vocação ideal.

3. Converse com amigos, parentes e profissionais da áreashutterstock_238300711

Muitas vezes, uma pessoa próxima de você pode conhecer aspectos de sua personalidade que talvez nem mesmo você perceba. Por este motivo, é muito importante pedir ajuda a amigos e parentes para encontrar profissões que se relacionem com as suas características. Além disso, também vale a pena procurar pessoas que já atuem nas áreas que você mais tem interesse, para tirar dúvidas e esclarecer pontos específicos sobre a profissão.

4. Busque por experiências

Quanto mais conhecimento você obtiver, mais portas conseguirá abrir. O ensino médio é o momento ideal para explorar as áreas que você mais tem interesse. Então, se você ainda não faz ideia sobre a carreira que deseja seguir, se jogue em experiências diferenciadas que possam ajudar você a criar um leque de opções e descobrir sua área de atuação. Realizar cursos e participar de projetos dentro de sua escola é uma boa maneira de descobrir novos interesses.

5. Tenha sempre a mente aberta

Muitos estudantes acreditam que profissão é algo que já deve se ter em mente desde cedo, e, por isso, acabam escolhendo alguma opção de carreira qualquer, às vezes somente por influência da família, e mantendo suas mentes fechadas para outras possibilidades. É essencial que ao longo desta jornada de decisão, você mantenha sua mente aberta para todas as possibilidades, buscando sempre entender que a profissão que você quis a vida toda exercer, não necessariamente é a ideal e que mais se encaixa com a sua personalidade. O segredo é entender que ter dúvidas em relação às suas escolhas é normal e, quanto mais maduros ficamos, mais claras se tornam as nossas decisões.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp