Os atuais desafios do mercado de trabalho no Brasil

mercado de trabalho

A dificuldade de ingressar no mercado de trabalho é uma realidade presente há anos no Brasil. Essa problemática tem como intensificadores questões sociais, políticas e econômicas, e promove quadros alarmantes no cenário brasileiro, como a exclusão de aproximadamente 13 milhões de pessoas no âmbito profissional. 

PRINCIPAIS CAUSAS

Dentre os principais quadros que agravam esta problemática, podemos destacar alguns:

  • a falta de mão de obra qualificada devido a baixa instrução educacional, que faz com que diversas pessoas recorram ao trabalho informal, que possui pouca estabilidade.
  • Ademais, com cada vez mais mudanças e avanços tecnológicos ao redor do mundo, até mesmo quem possui ensino superior encontra dificuldades em ocupar uma vaga de emprego. Isso porque o meio comercial exige cada vez mais especializações e habilidades específicas. 

mercado de trabalho

Outro ponto a ser levado em consideração é a estabilidade econômica do país. Ao enfrentar uma crise, um período de retrocesso e, no caso atual uma pandemia, a economia fica estremecida e consequentemente empresas fecham ou reduzem seus trabalhos, o que impacta diretamente a oferta de emprego. 

AS DIFICULDADES DO MERCADO DE TRABALHO COMO REPERTÓRIO

Como repertório sociocultural, podemos utilizar como referência o quadro “Os operários” de Tarsila do Amaral, além de sociólogos como Marx e Weber que discutem o sistema trabalhista e moldam reflexões a partir disso. Ademais, filmes como “A procura da felicidade” também podem auxiliar muito na contextualização do tema. 

DICA DO PROFESSOR 

Para te ajudar a construir um texto com o possível tema “Os atuais desafios do mercado de trabalho no Brasil”, convidamos o professor do QG do ENEM, José Augusto, para dar algumas dicas. Segundo ele:

“O mercado já está saturado, está cheio e muito competitivo. Cada vez mais existe uma competitividade para que haja exceção nesse ambiente, o que tem relação com o fato de não termos tantas vagas assim.” 

“Duas informações podem ser pontapés iniciais para discutirmos sobre isso: de um lado a questão econômica, pois se o país não passa por um momento satisfatório, há menos investimentos e menos oportunidades. De outro lado, há a exigência cada vez maior de uma tecnologia e de uma mão de obra qualificada”

Como repertório sociocultural o professor dá as seguintes dicas:

“Sobre a perspectiva econômica ruim você pode chamar atenção para um desemprego conjuntural, isso faz com que a crise econômica gere esse desemprego, assim como a questão da mão de obra qualificada tem relação com as revoluções industriais, que foram acontecendo ao longo dos anos, 1ª, 2ª, 3ª e alguns especialistas acreditam que estamos passando por uma 4ª. Tudo isso passa por uma educação. Quem tem condições de ter acesso a essas novas tecnologias?”

Para conferir dicas para esse e outros possíveis temas de redação para o ENEM, continue acompanhando o Blog do QG, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp