Conheça as principais carreiras de Engenharia

1644

Muitos estudantes, que querem seguir carreira em alguma área de Engenharia, ainda possuem muitas dúvidas sobre qual curso de graduação escolher em um leque enorme e diverso de especializações. Se você é uma dessas pessoas que ainda não se decidiu sobre qual carreira seguir, hoje, a gente traz uma matéria perfeita para você! Confira abaixo algumas das principais carreiras da área de Engenharia:

Engenharia Civil

É responsável por projetar, gerenciar e executar obras e construções, como casas, prédios, pontes, viadutos e estradas. É uma ciência que aperfeiçoa as técnicas utilizadas nas obras, garantindo qualidade e segurança.

O Engenheiro Civil é capaz de exercer as seguintes funções: analisar a viabilidade econômica de projetos; inspecionar obras e projetos; emitir laudos técnicos; prestar consultoria e orientação técnica na construção civil.

Engenharia Ambiental

O curso de Eshutterstock_273964082ngenharia Ambiental está voltado para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. Este setor está focado em melhorar a relação entre as indústrias e meio ambiente, desenvolvendo projetos para diminuir a poluição gerada pelas grandes indústrias e construção de residências em áreas vulneráveis.

O Engenheiro Ambiental é capaz de exercer as seguintes funções: bioprocessos e biotecnologia; controle de poluição; geoprocessamento; planejamento e gestão ambiental; Recuperação de áreas degradas ou afetas por poluição; controle de recursos hídricos; projetar, construir e operar sistemas de saneamento.

Engenharia da Computação

O profissional forshutterstock_309941807mado em Engenharia da Computação lida com aspectos gerenciais e técnicos para desenvolver, projetar e construir qualquer tipo de hardware (peças e equipamentos relacionados a tecnologia da informação) ou software (programas armazenados em computador). Este engenheiro projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que fazem a integração entre softwares e hardwares.

O Engenheiro da Computação é capaz de exercer as seguintes funções:  automação industrial e robótica; desenvolvimento de softwares e aplicativos; fabricação de hardware; marketing e vendas; suporte de redes de computadores em grandes empresas.

Engenharia Elétrica

Essshutterstock_100238048e ramo da engenharia lida com o planejamento, construção e manutenção de sistemas capazes de gerar, transmitir e distribuir energia elétrica. Um engenheiro elétrico está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, além de desenvolver componentes eletroeletrônicos.

O Engenheiro Elétrico é capaz de exercer as seguintes funções:  projetar equipamentos eletrônicos destinado a automação de linhas industriais; desenvolver circuitos eletrônicos para a aquisição de dados; planejar e operar sistemas eletrônicos; projetar e desenvolver equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios; Desenhar componentes e desenvolver sistemas; microeletrônica; desenvolver serviços de telecomunicações.

Engenharia Mecânica

O shutterstock_284891573curso de Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Este profissional é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de projetos ligados a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.

O Engenheiro Mecânico é capaz de exercer as seguintes funções: projetar e coordenar máquina e equipamentos; criar protótipos de máquinas e realizar testes de produtos; gerenciar etapas de fabricação de produtos; planejar e instalar linhas de produção; acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

Engenharia Química

A Engenhariashutterstock_60582688 Química atua na transformação de matéria-prima, através de processos químicos, em produtos úteis e apropriados para o nosso uso. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente.

O Engenheiro Químico é capaz de exercer as seguintes funções: criar e aprimorar produtos na indústria química, petroquímica e de alimentos; reciclar e tratar resíduos industriais e desenvolver tecnologias sustentáveis; planejar e supervisionar operações industriais; projetar fábricas e determinar processos de produção.

Engenharia de Telecomunicações

O profissional desta árshutterstock_123510664ea é responsável pelo planejamento, projeto, manutenção e operação dos sistemas eletrônicos e de telecomunicações. Este engenheiro tem por objetivo garantir a comunicação e a transmissão dos sinais que interligam todo planeta por meio de sistemas de telefonia, rádio e televisão, além da transmissão de dados em redes de computadores.

O Engenheiro de Telecomunicações é capaz de exercer as seguintes funções: infraestrutura de sistemas e redes de telecomunicação; desenvolver sistemas de transmissão de dados em aparelhos de fio; planejar sistemas de transmissão de dados digitais por meio de cabos ópticos e satélites; gerenciar a implantação e tarifação de redes de telecomunicação; desenvolver novas tecnologias e equipamentos para a comunicação de dados.

Engenharia de Produção

O objetivo dshutterstock_242409187a Engenharia de Produção é tornar os processos industriais mais rápidos, eficientes, com baixo custo e melhorar a qualidade dos produtos. Um profissional desta área irá gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de dimensionar e gerenciar os processos produtivos.

O Engenheiro de Produção é capaz de exercer as seguintes funções: desenvolvimento organizacional de uma empresa; gerenciar gastos empresariais; administrar a mão de obra para a produção de produtos ou prestação de serviços; Implantar e administrar processos de produção; atuar em produção agroindustrial; antecipar problemas e encontrar soluções com o uso de ferramentas de TI.

Engenharia Aeronáutica

Este tipo de enshutterstock_346595831genharia é responsável por criar e desenvolver projetos e otimizar o setor produtivo de aviação. O Engenheiro Aeronáutico é o profissional que trabalha com aeronaves, desde o projeto até a fabricação, podendo trabalhar também com a manutenção destes veículos.

O Engenheiro Aeronáutico é capaz de exercer as seguintes funções: coordenar e realizar reparos e manutenção da estrutura, dos sistemas e equipamentos de aeronaves; desenhar a estrutura e o componente de aeronaves; projetar, construir e instalar motores, instrumento de controle e sensores em aeronaves; projetar satélites e foguetes e trabalhar no ramo da engenharia espacial.

Engenharia de Controle e Automação

Nesta áreashutterstock_165341897, o profissional da engenharia irá projetar, desenvolver e gerenciar equipamentos utilizados nos processos produtivos das empresas em geral. Ele é responsável pela manutenção e programação das máquinas, e pela adaptação de softwares aos processos industriais.

O Engenheiro de Controle e Automação é capaz de exercer as seguintes funções: automação em prédios comerciais e residenciais, como elevadores, iluminação, aparelhos de ar condicionado; desenvolver e implantar projetos de automação em indústrias; projetar, construir e operar equipamentos empregados nas indústrias de biotecnologia; programar equipamentos automatizados.

Pera aí, não sabe se Engenharia é o melhor curso para você? Clique aqui para fazer nossos teste vocacional.