Revisando conceitos importantes para a prova de Humanas

Relembre alguns conceitos importantes para a prova de Humanas que passaram pela preparação durante o ano

332
Postado: 11 de novembro, 2020
conceitos importantes para a prova de Humanas

Alguns vestibulares, inclusive o próprio ENEM, costumam exigir em suas questões um conhecimento teórico por parte dos candidatos. Muitas vezes, a própria análise dos acontecimentos históricos passa por uma abordagem mais conceitual e interpretativa do que essencialmente conteudista. Por isso, hoje iremos rever alguns conceitos importantes para as provas de Humanas!

Fontes históricas

É o que fundamenta o método científico da ciência histórica. Faz parte da produção intelectual de História saber onde encontrar, como analisar e interpretar os documentos que o passado nos deixa. Elas podem se apresentar de maneiras diversas: materiais, iconográficas, escritas ou orais. Confira nossa matéria explicando o método científico histórico, clicando aqui!

conceitos importantes para a prova de Humanas

Memória coletiva e identidade

O debate a respeito de memória coletiva tem ganhado força recentemente devido, principalmente, às manifestações do “Black Lives Matter” e toda a discussão sobre a derrubada das estátuas. Patrimônios e monumentos operam com o objetivo de manter viva uma memória coletiva, indissociável da formação de identidades também coletivas de determinados grupos. Não existe identidade coletiva sem memória e nem memória coletiva sem identidade.

Cidadania

Provas, como o próprio ENEM, utilizam-se de abordagens históricas que visam promover uma interpretação a respeito do que significa ser cidadão. É importante que os vestibulandos interpretem o exercício de cidadania, como os recentes estudos em sociologia e história vêm mostrando, ultrapassando noções oficiais, como o voto, e trazendo esse diálogo para o cotidiano politizado. Confira nossa matéria explicando essas novas dimensões de cidadania dos recentes estudos em História, clicando aqui!

Democracia

Muito vinculado também ao anterior de cidadania, o conceito de democracia também necessita ser interpretado de uma maneira extra-voto. As dimensões representativa, participativa e ativa, no sentido de expandir a esfera pública em sua relação com o poder, são fundamentais para instrumentalizar a análise a respeito do próprio conceito de democracia.

Direitos civis, políticos e sociais

A luta histórica por direitos possui algumas dimensões importantes que devem ser analisadas especificamente em alguns conceitos teóricos. Nesse sentido, precisamos diferenciar essas instâncias de direitos: (i) civis: os que se referem à cidadania enquanto igualdade jurídica e liberdade de expressão; (ii) políticos: os que se referem ao votar e ser votado; (iii) sociais: os que se referem à garantia de maior dignidade social ao povo.

Por fim, é importante que o vestibulando tenha em mente que o conhecimento teórico é tão fundamental quanto ao estudo conteudista. O ENEM e diversos outros vestibulares exigem que os alunos saibam interpretar os fenômenos históricos e culturais a partir desses conceitos importantes.

Gostou das dicas? Continue acompanhando as revisões e matérias do Blog do QG, clicando aqui!