História: ciência ou opinião?

ciência ou opinião

O estudo de ciências humanas vem sendo ultimamente muito questionado por parte da opinião pública por, segundo esse imaginário disseminado, não corresponder a um conhecimento estritamente científico, sendo vulnerável a opiniões parciais de seus pesquisadores. No entanto, o processo de construção de conhecimento nas ciências humanas está longe de ser uma mera “opinião” e segue todos os procedimentos de uma pesquisa científica como de qualquer outra área das ciências naturais, por exemplo.

Investigação, pesquisa, análise e o levantamento de hipóteses faz parte de todo o processo científico das ciências humanas. Para um historiador construir uma tese a respeito de algum fenômeno do passado, ele precisa saber investigar e analisar o que as fontes constatam. Essa por sua vez é a maneira que temos de deixar o próprio passado conversar conosco: por meio das fontes.

ciência ou opinião

As fontes históricas podem ser escritas (documentos), orais (relatos), iconográficas (imagens) ou materiais (objetos). Por meio delas, o historiador precisa constatar se primeiramente aquele documento é verdadeiro, cruzá-lo com outros para ver se é coerente e, a partir de então, analisá-lo segundo os princípios metodológicos das ciências humanas. Ou seja, fazer as perguntas às quais deseja resposta ao documento e analisar o que é dito e o que é omitido pelo mesmo.

A partir de então, é óbvio que o historiador desenvolve uma interpretação a respeito daquele fenômeno analisado. No entanto, não é uma opinião apenas. Ela precisa seguir todo esse procedimento e ser ratificada e verificada pela comunidade científica.

Ser ciência não significa propor-se a descobrir verdades imutáveis. Abrir o campo para o debate com a sociedade faz parte de toda produção científica, assim como na História. Não basta apenas pegar um pedaço de papel e escrever suas opiniões do dia sobre um acontecimento histórico que você está praticando essa ciência.

Cada área do conhecimento possui métodos próprios e objetos de pesquisas singulares. O estudo dos eventos influenciados por humanos e suas relações não deve ser desmerecido. O processo de rever constatações científicas faz parte de todas as áreas, logo, óbvio que, em diversos momentos, historiadores vão olhar para certas obras e falar “isso está errado”, porém isso não anula o processo científico. Muito pelo contrário, é parte do mesmo!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog do QG, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp