Relações Públicas: tudo sobre o profissional e as principais áreas de atuação

relações públicas

No ano do vestibular, normalmente, surge entre os estudantes a grande dúvida de que curso escolher para seguir carreira profissional. E, por vezes, isso nem sempre é uma tarefa muito fácil. 

Isso acontece porque a decisão do curso, principalmente para alunos que saíram recentemente do ensino médio, é repleta de incertezas e oscilações. 

Por isso, ler e pesquisar sobre os cursos existentes, ou seja, o que fazem, quais as áreas de atuação etc, é fundamental para ter informações que auxiliem nessa tomada de decisão.

Pensando nisso, nós do QG do Enem, preparamos uma matéria sobre o curso de Relações Públicas, popularmente chamado de “RP”. Para te ajudar a pensar melhor sobre o seu futuro. Vem conferir!

Como é o curso de Relações Públicas 

O profissional de relações públicas cria e fortalece as relações entre empresas e seus públicos. E faz isso através da promoção de eventos e propostas de melhoria de produtos e serviços.

São eles quem irão coordenar projetos e eventos realizados por grandes e pequenas organizações. Como palestras, seminários, exposições etc. Ou seja,  sua função nesse meio é organizar as estratégias de comunicação e alinhar aos objetivos da empresa.

E assim como esse profissional amplia as relações no âmbito externo, também desenvolve e cria projetos para o relacionamento interno da empresa.

Como a elaboração de meios mais eficientes de comunicação entre funcionários, fornecedores e colaboradores. E propõe projetos que favoreçam o relacionamento, bem-estar e desenvolvimento profissional dos empregados. 

Enfim, o papel do profissional de relações públicas é preservar a boa imagem da instituição perante seus clientes internos e externos. 

Perfil de um profissional de Relações Públicas 

O curso de relações públicas faz parte da área de comunicação social. Dessa forma, a comunicação com diferentes tipos de pessoas estará presente nos trabalhos de integração entre empresas, criação de programas, projetos promocionais etc. 

Logo, a primeira característica marcante desse profissional é a facilidade de se comunicar de forma clara e eficiente. E ter facilidade em falar em público. 

Além disso, trabalhos realizados em equipes, tanto durante a graduação quanto no próprio ambiente profissional, serão recorrentes. Por essa razão, saber trabalhar em equipe e interagir com grupos multidisciplinares é importante para seguir a carreira de RP. 

Como é o curso de Relações Públicas  

O curso de Relações Públicas é oferecido na modalidade de bacharelado e dura em média 4 anos. Ele faz parte da Comunicação Social. Portanto, contém muitas matérias relacionadas a essa área. Ao longo do curso também serão abordadas disciplinas referentes às áreas de Administração, Economia e Marketing.

Grade Curricular 

Algumas matérias presentes na grade curricular do curso são:

  • História da Comunicação;
  • Comunicação Organizacional;
  • Estatística;
  • Economia;
  • Negociação;
  • Organização de eventos; 
  • Estudos de Mídia;
  • Gerenciamento de crises; 
  • Projetos sociais e culturais. 

Áreas de atuação do profissional de relações públicas

Comunicação institucional 

Nessa área, o profissional trabalha com a divulgação dos valores e objetivos da empresa. Tanto para o público interno, os funcionários, quanto para o externo, os clientes. 

Logo, a função de profissionais que escolhem essa área é elaborar conteúdos que divulguem a empresa, abordando toda a sua política para desenvolver meios eficientes de comunicação. 

Produção de eventos 

São os profissionais que realizam o planejamento e toda a logística de eventos organizacionais. Eles irão criar estratégias de comunicação para preparar e executar o evento de forma a gerar resultados para a empresa.

Redes Sociais

Ao contrário do que muitos pensam, os profissionais formados em relações públicas também são aptos para trabalhar com tecnologia, como em plataformas digitais. 

Dessa forma, eles podem planejar conteúdos, traçar estratégias, aumentar a interação no ambiente digital e assim por diante. 

Relações Governamentais 

Essa é a área que trabalha em conjunto com órgãos do governo. Ou seja, executa e elabora projetos que auxiliem os planos governamentais e suas autoridades. 

Assessoria de imprensa 

O profissional que trabalha com assessoria de imprensa cuida do relacionamento entre a instituição e as mídias, formadores de opinião e também traça possíveis planos de posicionamentos a serem tomados pela empresa. Com objetivo de preservar e valorizar sua imagem. 

Além disso, a função de um(a) assessor(a) de imprensa é preservar a empresa de polêmicas, crises e má reputação.

Pesquisa 

Aqui, o profissional fica responsável por pesquisar e coletar informações que poderão ser usadas na elaboração de planos estratégicos pela empresa.

Como é o mercado de trabalho para um profissional de RP

O mercado de trabalho para esses profissionais cresce gradativamente. Isso ocorre pelo motivo de a concorrência entre empresas, principalmente entre startups, estar cada vez mais acirrada. Logo, as empresas buscam sempre maior eficiência na comunicação com clientes e funcionários. 

À vista disso, e com a necessidade cada vez maior de estabelecer um bom relacionamento com o público em geral, não faltam oportunidades para os profissionais de relações públicas. 

Salário

O profissional de relações públicas, hoje, ganha em média R $2.600 reais. Mas esse valor pode variar de empresa para empresa. 

Viu como o curso de Relações Públicas oferece inúmeras oportunidades? Agora, que tal conhecer as carreiras promissoras na área de tecnologia?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp