Dicas para superar a indecisão da escolha de curso

Confira aqui dicas para vencer a indecisão e escolher o curso ideal!

1133
Postado: 20 de janeiro, 2020
escolha de curso

Agora é o momento mais aguardado para quem fez o ENEM, o momento é de escolher o seu curso para os próximos anos na graduação. Com a abertura de inscrição para o SISU que ocorrerá durante os dias 21 até 24 de janeiro, os alunos poderão conferir sua nota e tentar um ingresso em uma instituição desejada. Porém, nem tudo são flores, pois é muito comum a indecisão aparecer durante a escolha do curso. Sendo assim, como superar este fator indesejado?

escolha de curso

  • Afinidades e Habilidades
    Como toda pessoa, amamos e odiamos certos conteúdos, seja na escola ou até mesmo na cultura. Desse modo, é importante ponderar acerca das profissões que te agradam, onde você consiga se imaginar trabalhando naquilo. Faça uma lista de coisas que você gosta e relacione com cursos e profissões, assim, a escolha será melhor direcionada, ou ao menos você terá uma ideia do que cursar.Sun-Tzu, no livro Arte da Guerra, disse: “Se conheces a si mesmo e ao teu inimigo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Logo, é profundamente importante conhecer a si mesmo, até para determinar quais são suas habilidades. Se você tem afinidade por matemática, não terá dificuldade durante aulas de cálculo, por exemplo.
  • Conversar com alunos do curso
    Conversar é um método muito eficaz, principalmente se tratando de Ensino Superior. Falar com alguém que curse ou cursou uma área que você deseja é muito útil, pois o veterano vai esclarecer algumas dúvidas acerca de como funciona o curso. Também é muito útil para saber sobre a instituição de ensino, como chegar nela, horários e etc.
  • Pesquise sobre o Mercado de Trabalho
    É muito importante saber como anda o mercado de trabalho para as profissões desejadas, explicitando a demanda por vagas, opções de trabalho e salário médio. Além disso, é crucial saber como a profissão pode estar no futuro, pois existem profissões que ficam extintas, principalmente por inovações tecnológicas.

Por fim, acima de qualquer coisa, é necessário calma para tomar a decisão. Se possível, converse com familiares para auxiliar a escolha. Por mais que a escolha de curso seja complicada, com bastante pesquisa e autoconhecimento, a decisão torna-se menos difícil.

Se você tiver duvidas sobre como consultar sua nota do Enem, o QG do Enem fez uma matéria especial que você pode acessar clicando aqui!