Afinal, como escolher o melhor curso para Enem?

4685



Passar no Enem é uma questão de planejamento. O colégio não prepara o aluno adequadamente para uma prova tão densa, o que dificulta a entrada em uma universidade de qualidade. Para contornar a situação, os cursos preparatórios surgiram como a melhor alternativa de estudo. Mas como saber qual é o melhor?

Com tantas opções de cursos para o Enem, com didáticas, materiais e preços diferentes, é preciso cuidado para não escolher errado. Se você não quer desperdiçar tempo nem dinheiro, e ainda ficar afiado para a prova, vamos mostrar tudo o que um bom curso para o Enem precisa ter. Vem com a gente!

Por que fazer um curso preparatório?

Ao final do terceiro ano do ensino médio, você se sente preparado para o vestibular? Acha que estudou mais e melhor do que os seus concorrentes? Se sente confiante para passar no curso que quiser?

Poucas pessoas são privilegiadas o suficiente para responder sim a qualquer uma das questões anteriores. Isso porque a maioria dos estudantes termina o ensino médio sem a menor noção do estilo da prova, do que é cobrado e o que é possível alcançar com os resultados. Os cursos para o Enem visam justamente preencher essa lacuna, oferecendo o melhor preparo para garantir a aprovação.

Assim, as aulas são focadas no estudo organizado dos conteúdos, com a resolução de exercícios, simulados e disciplinas extras. Além disso, a didática é diferente: enquanto o professor do colégio cumpre um currículo mais amplo, os cursos para o Enem usam o edital da prova como orientação. E na preparação online, o aluno ainda tem autonomia para se estudar como achar melhor, conforme a sua capacidade. Não tem erro!

Entre tantos cursos para o Enem, como escolher o melhor?

Existem muitos cursos por aí, tanto online quanto presenciais, que não oferecem o preparo de qualidade para o Enem. Está em dúvida? Vamos te ajudar a escolher o melhor. Confira agora!

Procure referências

Antes de mais nada, é preciso levar em conta a taxa de aprovação nos anos anteriores. Procure saber quantos alunos foram aprovados estudando por meio desse curso, como é o desempenho desses alunos nas universidades mais concorridas e como são os professores. Um curso apropriado terá essas informações disponíveis para todos que quiserem ver!

Conheça a didática dos professores

Existem educadores que dominam o conteúdo, mas não tem a didática necessária para ensiná-lo. Outros deixam tudo fácil de entender, mas, na hora de fazer os exercícios, os alunos erram porque a matéria estava incompleta. Portanto, é preciso que o professor seja autoridade em diversos assuntos enquanto transmite o conteúdo de forma simples e objetiva. Em pouco tempo fica fácil conhecer o estilo do professor.

Confira se há uma plataforma online de estudos

Muitos cursos para o Enem, principalmente à distância, não possuem plataformas virtuais para facilitar o estudo dos alunos. Alguns sites cobram para simplesmente disponibilizar o material em PDF e as videoaulas gravadas, sem um planejamento ou cronograma de estudos adequado. Por isso, certifique-se de que eles têm um espaço virtual para discutir matérias, tirar dúvidas e entrar em contato com os professores.

Verifique o material de apoio

Os materiais extras são a salvação de quem quer passar no Enem, já que as aulas não são o suficiente. Eles precisam ser didáticos, organizados, objetivos e ter imagens explicativas, de modo a facilitar o aprendizado. Veja se o curso pelo qual você se interessa disponibiliza material de qualidade para download, incluindo simulados e provas antigas com comentários.

Compare o custo-benefício

Não há como negar: o custo é um dos fatores que mais pesa na hora de escolher um curso preparatório. Muitas instituições oferecem preços altos e incompatíveis com o serviço, enquanto outras são razoáveis mas deixam a desejar em termo de recursos.

Nesse ponto, os cursos online do QG do Enem saem na frente. Os planos e combos são acessíveis e oferecem inúmeras vantagens, como aulas ao vivo com alta qualidade, monitoria em tempo real, correção de redações, simulados, muito material extra e até um cronograma para você se planejar.

Avalie o alinhamento do curso com seus objetivos

O preparo para o vestibular varia de acordo com o curso e com a universidade desejada. Estudar para passar em engenharia é diferente de psicologia, da mesma forma que medicina é diferente do direito. Ou então, se você tem facilidade com as exatas mas não consegue aprender as humanas de jeito nenhum, o curso deve se adaptar às suas necessidades.

Por isso, é preciso checar uma série de fatores, tais como:

  • profundidade do conteúdo;
  • quantidade suficiente de material, com níveis de dificuldade;
  • variedade de temas, incluindo atualidades para a redação;
  • correção ágil de textos;
  • opções de planos e combos que cabem no bolso;
  • flexibilidade e adequação à sua rotina.

Quais os benefícios dos cursos online?

Ainda que assistir às aulas seja uma parte essencial do preparo, o que determina a aprovação é a quantidade de tempo a mais que os alunos se dedicam. Porém, o modelo de ensino presencial tem alguns contratempos para o vestibulando. Por exemplo, o aluno perde tempo se deslocando, ele depende do desempenho dos colegas para avançar ou rever as matérias, as conversas dentro de sala atrapalham e o horário restrito obriga a rotina a se adaptar.

Nesse sentido, estudar online traz muitos benefícios. Você organiza as tarefas e a rotina da maneira que preferir, pode rever ou avançar nas aulas de acordo com o seu próprio ritmo e ainda economiza dinheiro. E você só precisa de um computador com acesso à internet e muita disciplina para estudar, já que tempo não vai ser um problema!

Escolher um curso para o Enem requer paciência e muita pesquisa. Os professores precisam ser especializados e didáticos, o material deve ser completo e o curso preparatório tem que ser acessível e, ao mesmo tempo, te dar os melhores recursos e as opções mais adequadas às suas necessidades. Estudar online é a melhor saída, já que esse modelo oferece o dinamismo e a flexibilidade que todo estudante precisa.

E aí, está pronto para se tornar um universitário? Então venha conhecer o nosso site e veja as vantagens que só o QG do Enem oferece. Garanta desde já a sua aprovação!