Dicas para fazer uma boa redação do ENEM

Estamos na reta final de treinamento para o Enem. A menos de 15 dias do exame, é hora de revisar cuidadosamente os conteúdos estudados ao longo do ano e aperfeiçoar alguns detalhes para conseguir a nota máxima na redação. Pensando nisso, elaboramos esse post, sobre o que é preciso saber para fazer uma boa redação e garantir que você consiga um bom desempenho. Confira:

  • Entenda bem o tipo textual exigido

Há algumas particularidades e exigências específicas do Enem na produção textual, por exemplo, a proposta de intervenção e a tese na introdução. Aliás, se tem um erro que prejudica (e muito!) a nota do candidato é esquecer-se da tese. Ela é fundamental para o tipo textual exigido pelo Enem, o dissertativo-argumentativo, portanto, não colocá-la é um erro grave (tem dúvidas de como apresentar a tese na introdução? Confira AQUI). Além disso, já vi muita gente perder 200 pontos de graça só porque não apresentou uma proposta de intervenção. É uma parte muito simples do texto, em que o corretor espera que você indique uma possível solução para o problema discutido ao longo do texto. Conheça bem os moldes estruturais em questão e não perca pontos.

  • Saiba usar bem os conectivos

A competência 4 foi definida para avaliar se o participante faz um bom uso dos operadores argumentativos ao longo da redação, afinal, são eles que permitem a chamada coesão textual e a boa ligação das ideias. Atente-se, porém, que não se trata de quantidade, mas sim de qualidade. Saiba usá-los corretamente, de acordo com seus sentidos, e varie-os constantemente. Coloque-os pelo menos duas vezes no início dos parágrafos e quantas vezes for necessário no meio deles (veja AQUI uma lista de conectivos para usar na redação!)

  • Tenha uma boa organização

Parece óbvio, mas muita gente se esquece de observar esse aspecto na hora de entregar um texto para a correção. Organização denota planejamento prévio, reflexão sobre o que será exposto e cuidado com o projeto de texto. Observe se os parágrafos tem mais ou menos o mesmo tamanho, escreva do início ao fim das linhas, evite rasuras e capriche na letra!

  • Conheça bem o uso da Crase e da Vírgula

Esses talvez sejam os erros mais frequentes em relação à norma culta. Sabemos que a crase pode ser a “pedra no sapato” de muita gente, mas é preciso correr atrás e aprender de fato como usá-la, pois sua ausência no texto compromete bastante a nota dos candidatos. Além disso, apesar de usarmos vírgula frequentemente, muitos aprenderam conceitos errados quanto a ela, o que os faz reproduzir na redação. Assista ao vídeo sobre as Regras Gerais de Uso da Crase e não erre mais. Leia um post sobre o uso da vírgula e use-o como material de apoio sempre que precisar!

  • Faça uma Proposta de Intervenção completa

Indique um agente para executar a ação de resolver o problema, explique o que deve ser feito, mostre de forma breve algum meio para isso e, por fim, o resultado, o propósito da ação. Depois disso, só vai faltar o detalhamento de alguma dessas partes e pronto! 200 pontos! Veja AQUI como fazer esse processo de forma eficiente.

  • Explore seus conhecimentos de mundo

Saiba citações para usar no texto, use seu repertório de filmes e séries, e aproprie-se das críticas que leu em livros ou viu em documentários. Dando os devidos créditos e sabendo relacionar bem ao tema, é completamente possível explorar seus conhecimentos de mundo para enriquecer sua argumentação. Agora na reta final, que tal assistir a alguns filmes legais e tirar críticas sociais deles para citar na produção? Te indicamos AQUI algumas produções estrangeiras com conteúdos produtivos que você usar em sua redação. Além disso, se quiser ter como material uma lista de citações de filósofos e outras figuras relevantes, confira nosso post com 10 citações contextualizadas para usar na redação.

Nosso conselho é: façam a prova com calma e tranquilidade, vão seguros e arrasem no Enem! Explorem ao máximo tudo o que for proveitoso até o dia do exame, mas lembrem-se, também, de descansar, afinal, é preciso cuidar desse detalhe para que façam a prova com disposição. A Equipe Imaginie está na torcida pelos estudantes do QG! <3

Até a próxima! 😉

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp